Insurreição
Comunista de 1935
em
Natal e Rio Grande do Norte
Revolucionários
Potiguares em Memórias do Cárcere
Graciliano Ramos
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de Produção
Sebastião
Felix Aragão
Tabelião, 05 anos de prisão
04
Alcides
Washington Guerra Carlindo
Revoredo Carlos
Wan der Linden Domicio Fernandes
Ephifânio
Guilhermino Ezequiel Fonseca
Filho Gastão
Correia da Costa João
Anastacio Bezerra João
Francisco Gregório João
Alves Rocha José
Macedo Lauro Cortês Lago
Leonila Felix
Mario Ribeiro de Paiva Miguel
Bezerra Morais Paulo Pinto Pereira
Ramiro Magalhães
Paiva Sebastião Felix
Aragão Vicente
Ribeiro da Silva
“Sebastião
Félix, pessoa incolor. Guardo a vaga lembrança
de que era baixo, moreno e usava óculos
escuros, mas não estou bem certo disso:
sei apenas que se exercitava nas preces e na invocação
das almas do outro mundo. Nem ali, no infecto
desvão, essas criaturas de sonho o abandonavam.
“
“Sebastião Félix, amigo dos
espíritos, ia adquirindo uns modos fúnebres
de espírito; desdenhava a existência
terrena e acolhia-se no outro ,mundo. Operação
lastimosa, com luz fraca, tentou ali realizar
o pequeno dentista Guerra no queixo do estivador
João Francisco Gregório, que estava
feroz, de cara túmida, aperreado com um
molar. “
“Essas crianças nem tinham nomes:
para nós eram simplesmente os pichadores.
Sebastião Félix encontrou sectários
e decidiu realizar à noite sessões
de espiritismo, bastante animadas. Esquecia os
viventes, estimava a companhia dos mortos. Em
semelhante convivência, não sei como
se interessou pela rebelião de Natal. É
possível que não tivesse entrado
nela. Capitão Mata e Manuel Leal estavam
alheios à bagunça de 35. “
“Sebastião Félix realizava
sessões espíritas. Na verdade essa
gente me parecia estranha: insatisfeita, desejava
impossíveis reconstruções,
mergulhando no sonho, restaurando velharias. Devia
recolher-me, evitar choques inúteis. Ouvidas
as excelentes conferências de Rodolfo, limitar-me-ia
a parolar com duas ou três pessoas, encaracolar-me-ia
depois. Não alcançava desvencilhar-me
dos pequenos aborrecimentos. Embora usando pijamas
e cuecas, vivíamos em público, éramos
obrigados a familiarizar-nos com indivíduos
muito diferentes de nós. O desleixo na
indumentária de algum modo nos nivelava.
Quinta-feira, à hora das visitas, uma apressada
civilização, de sapato e meia, colarinho
e gravata, usava modos urbanos, do pátio
à secretaria. No regresso anulavam-se as
distinções, a meia nudez suprimia
as conveniências, amortecia o respeito e
os homens se tratavam com sem-cerimônia
pasmosa.”
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