Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Español
Italiano
English
Português

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

Contato: tecidosocial@dhnet.org.br
Telefones: (0**84)221-5932 / 3211-5428 (fax)

 

Tecido Social 251
01.12.2008

Tecido Social 250 - Aniversário de 5 anos
10.10.2008

O que é o Tecido Social?

O que é a Rede Estadual de Direitos Humanos - RN?

Jornal Tecido Social - Canal Youtube

Coleção completa do Tecido Social - Números anteriores



O que é o Tecido Social?

Tecido Social é o projeto de comunicação da Rede Estadual de Direitos Humanos – RN e, como esta última, é uma realidade aberta e em permanente contrução. É ao mesmo tempo um jornal impresso de publicação bimestral e um boletim eletrônico que, atualmente, é recebido pela grande maioria das entidades, os movimentos da sociedade civil organizada e as instituições federais e estaduais que trabalham com Direitos Humanos (tanto civis e políticos como econômicos, sociais, culturais e ambientais) e pela grande maioria dos meios de comunicação social (televisivos, impressos, radiofônicos e digitais) nacionais e locais, oficiais e alternativos, do Brasil. Por esta razão, funciona como uma agência de notícias estadual sobre Direitos Humanos, projetando o que acontece no Rio Grande do Norte para o resto do Brasil e o exterior, e representa um um potente veículo para divulgar suas lutas, atividades, denúncias, reivindicações, agendas, opiniões... é uma maneira para fazer conhecer realidades que a grande mídia exclui das suas pautas. Tecido Social é realizado por uma equipe extremamente reduzida, mas cheia de entusiasmo e ciente das enormes potencialidades da Internet para a construção de uma informação independente, democrática, aberta e horizontal. Para levar adiante este projeto, precisamos da sua colaboração. Onde quer que more, onde quer que desenvolva suas atividades e lutas pelos Direitos Humanos, envie-nos suas matérias, propostas, opiniões, denúncias, reportagens, entrevistas, análises, produções artísticas e culturais... Nosso endereço é tecidosocial@dhnet.org.br. Todos juntos, cada um desde sua realidade mas unidos na colaboração para uma sociedade mundo mais justo, podemos fazer crescer nossa luta em favor dos Direitos Humanos.


O que é a Rede Estadual de Direitos Humanos - RN?

A Rede Estadual de Direitos Humanos - RN (REDH-RN) é a primeira rede de entidades do país a pensar uma unidade da Federação como um todo, querendo atingir a totalidade dos municípios do RN com a palavra de ordem: Direitos Humanos para todos os Potiguares!.

É uma articulação de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e instituições do Rio Grande do Norte que trabalham com Direitos Humanos, tanto temáticos como gerais. Seu principal objetivo é articular em cada um dos 167 municípios do Estado representantes dos três poderes públicos e da sociedade civil organizada - além de membros de sindicatos, partidos políticos, Igrejas comprometidas, mídia e pessoas físicas interessadas em se envolver nesse processo - para criar núcleos permanentes de Direitos Humanos locais.

Os núcleos de Direitos Humanos dos municípios pretendem ser um elo entre a população local e os intrumentos estaduais, nacionais e internacionais de proteção aos Direitos Humanos (Secretarias e Coordenadorias estaduais, Ministério Público Estadual e Federal, Ouvidorias, Corregedorias, órgãos de proteção ao meio-ambiente, organismos internacionais como a OEA e a ONU, etc.), que nunca chegam às populações periféricas. Suas funções são levantar as violações de todos os direitos da população dos municípios, conscientizar e mobilizar a cidadania local, encaminhar denúncias, cobrar soluções do poder público: em poucas palavras, promover os Direitos Humanos nos municípios. Neste âmbito, o Rio Grande do Norte está sendo o laboratório nacional de uma nova fórmula de conceber a luta pelos Direitos Humanos: uma luta em rede.

A Rede Estadual está querendo trazer para a discussão pública a questão do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado do RN e das micro-regiões homogêneas.

A Rede também está trazendo para a discussão o aprofundamento do Índice de Desenvolvimento Humano do Município (IDHM) de todos os municípios do Rio Grande do Norte.

Contato da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

Centro de Direitos Humanos e Memória Popular
Rua Vigario Bartolomeu, 635
Ed. "21 de Marco", Salas 606/607
CEP. 59025-100 Natal / RN
Caixa Postal 2669 AG. Princesa Isabel
Fone: 0**84 221-5932
Fax: 0**84 201-0242
E-mail: tecidosocial@dhnet.org.br
          
dhnet@dhnet.org.br

--------------------------------------------------------------------------------

Todas as matérias contidas neste informativo podem ser livremente reproduzidas em qualquer meio de comunicação impresso ou digital, desde que sejam mencionados o autor e a fonte.

Seja correspondente de Tecido Social no interior do Rio Grande do Norte! Envie-nos suas matérias ao endereço tecidosocial@dhnet.org.br Participe ativamente da luta pelos Direitos Humanos neste Estado!

--------------------------------------------------------------------------------

Correio Tecido Social © 2009 - DHNet - Rede de Direitos Humanos - RN

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar