Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 1935 Mapa Natal
 1935 Mapa RN
 ABC da Insurreição
 ABC dos Indiciados
 ABC Personagens
 ABC Pesquisadores
 Jornal A Liberdade
 1935 Livros
 1935 Textos e Reflexões
 1935 Linha do Tempo
 1935 em Audios
 1935 em Vídeos
 1935 em Imagens
 1935 em CD-ROM
 Nosso Projeto
 Equipe de Produção
 Memória Potiguar
 Tecido Cultural PC
 Curso Agentes Culturais
 Guia Cidadania Cultural
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede DHnet
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 

Insurreição Comunista de 1935
em Natal e Rio Grande do Norte

Vídeos Insurreição Comunista
de 1935 em Natal RN

35 - O Assalto ao Poder, de Eduardo Escorel

Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos

 

Nosso Projeto | Mapa Natal 1935 | Mapa RN 1935 | ABC Insurreição | ABC dos Indiciados | Personagens 1935 | Jornal A Liberdade | Livros | Textos e Reflexões | Bibliografia | Linha do Tempo 1935 | Imagens 1935 | Audios 1935 | Vídeos 1935 | ABC Pesquisadores | Equipe de Produção

 

 

35 - O Assalto ao Poder, de Eduardo Escorel

“Durante um dos períodos políticos mais efervescentes do mundo no século XX, o Partido Comunista do Brasil começava a ensaiar seus primeiros passos. De 1922, data de sua fundação, até o ato mais ousado já perpetrado pelos "comunas" - como pejorativamente sempre foram chamados - em 1935, sua trajetória foi recheada de euforia, erros e poucos acertos.

Com um rico material documental em mãos, o diretor Eduardo Escorel fez um documentário sóbrio na linguagem, mas com um roteiro recheado de informações e discussão sobre a verdadeira história da Insurreição de 35, ou como preferiam os detentores do poder de então, a Intentona - termo jocoso que visava a redução da importância deste episódio que mudaria o rumo da história política do país.

O documentário é dividido em duas partes: prelúdios e levantes. Na primeira parte o roteiro situa para o espectador o turbilhão de mudanças que ocorriam no mundo, mas em particular na política nacional. São mais de quarenta minutos de farto material para traçar um perfil das convulsões sociais e levantes anteriores que culminaram na revolta de oficiais do Exército, muitos deles preparados pelo PCB.

Com a decretação da Lei de Segurança Nacional, um ato de violência perpetrado por Getúlio Vargas, vários focos de resistência foram aparecendo nos mais diversos locais do país. Entremeado por depoimentos dos remanescentes do movimento e por intelectuais renomados, fotos e imagens da tentativa de tomar o poder das mãos do autoritário presidente conduzem a narrativa. E o destaque maior fica com o lendário líder comunista Luiz Carlos Prestes - da Coluna Prestes, exílio na Colômbia e Argentina, seu retorno ao país, adesão ao PCB, sua estada na URSS, a sua volta para a preparação da revolução, sua prisão e sua libertação em 1945.

A narração do ator Paulo Betti, do texto vigoroso de Sérgio Augusto e Eduardo Escorel, costura de maneira firme as imagens históricas e os depoimentos, uns utilizados de arquivos e outros coletados durante os anos de 1994/95 e 2001/02. A maioria são de acadêmicos, mas os melhores momentos são os propiciados pelos veteranos participantes da rebelião, que dão uma clara e concisa versão para este importante momento da história nacional, que teve fortes conseqüências políticas até um passado próximo.”

Ana Vidotti

^ Subir

Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos – Resumo do Filme

“Durante o período que permaneceu na secretaria da educação revolucionou os métodos de ensino da época. No entanto, devido as suas idéias, consideradas "extremistas", foi demitido em 1936.

Ainda nesse ano, precisamente no dia 3 de março, é preso sob a acusação de ligação com o Partido Comunista. A acusação é falsa, pois Graciliano se entraria para o PCB em 1945. Mesmo sem acusação formal ou julgamento, é deportado para o Rio de Janeiro, onde permanece encarcerado até 1937. Dessa experiência resultou a obra "Memórias do cárcere", que só começou a ser escrita em 1946 “Resolvo-me a contar, depois de muita hesitação, casos passados há dez anos”.

A obra "Memórias do cárcere", publicada somente 1953, foi transformada em filme por Nelson Pereira dos Santos.

Depois de ser libertado da prisão, Graciliano ficou morando no Rio de Janeiro em um quarto de pensão, com a mulher e os filhos menores.

“Estou a descer para a cova, este novelo de casos em muitos pontos vai emaranhar-se, escrevo com lentidão - e provavelmente isto será publicação póstuma como convém a um livro de memórias.”

Em Memórias do Cárcere, publicação póstuma, Graciliano Ramos ocupou seus últimos anos, tornando públicos, “depois de muita hesitação”, acontecimentos da sua e da vida de outras pessoas, políticos ou não, intelectuais ou não, homens e mulheres, presos durante o Estado Novo.

Nos três primeiros parágrafos do livro ele se explica, justificando a demora de dez anos. E, depois, resolvido a escrever, sabe que sua narrativa será amarga: “Quem dormiu no chão deve lembra-se disto, impor-se disciplina, sentar-se em cadeiras duras, escrever em tábuas estreitas. Escreverá talvez asperezas, mas é delas que a vida é feita: inútil negá-las, contorná-las, envolvê-las em gaze”.

O intuito de Graciliano se realizou. Fiel aos acontecimentos, não escondeu, não negou, não exagerou: “Escreveu, realmente, com exatidão espantosa, com rigor excepcional. Tudo o que é negro, em sua narração, é negro pela própria natureza, o que é sórdido porque nasceu sórdido, o que é feio é mesmo feio. Não há pincelada do narrador no sentido de frisar traços, de agravar condições, de destacar minúcias denunciadoras.”(Nélson Werneck Sodré, prefácio de Memórias do Cárcere).

Em 1936, quando esteve preso no pavilhão dos primários, na Casa de Detenção, Graciliano conheceu Vanderlino, “um homem útil”, habilidoso, capaz de esculpir peças de um jogo de xadrez depois de dividir um cabo de vassoura em 32 pedaços iguais. Criminoso comum, homem humilde, foi ele quem, mais tarde, na Colônia Correcional, apresentou um amigo a Graciliano. “Admirou-me a franqueza de Vanderlino ao dizer o nome e o ofício do personagem: - Gaúcho, ladrão, arrombador.”

Gaúcho virou amigo de Graciliano, querendo aparecer em seus livros (“Eu queria que saísse o meu retrato”) e, além de personagem em Memórias do Cárcere, é citado também no conto “Um Ladrão”, de Insônia, história da ineficiência de um aprendiz seu num roubo que fizeram juntos. Esta foi uma das muitas histórias que Gaúcho contou a Graciliano, ouvinte atento. E assim a amizade entre eles cresceu, dentro dos muros, desinteressada e sincera.

Quando estuda o testemunho de Graciliano sobre a prisão, Nélson Werneck Sodré lembra que “Cubano e Gaúcho”, criminosos comuns, saltam destas páginas para adquirirem dimensões humanas, denunciam-se como criaturas, apesar de terem vivido sempre entre comparsas.” (Adaptado de Viviana de Assis Viana, em Lit. Comentada: Graciliano Ramos).


Do filme de Nélson Pereira dos Santos:
Adaptação de 'Memórias do Cárcere' por Nelson Pereira evoca a tendência do Brasil a ter governos arbitrários
INÁCIO ARAUJO
Crítico de Cinema

Filme: Memórias do Cárcere
Produção: Brasil, 1983
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Elenco: Carlos Vereza, Glória Pires
Onde: hoje, às 21h, no Espaço Banco Nacional de Cinema

É quando não se espera nada de Nelson Pereira dos Santos que ele sai com tudo. "Memórias do Cárcere" sucedeu uma fieira de filmes pelo menos duvidosos e chegou em um momento já declinante do cinema brasileiro.

Havia, portanto, mais de um motivo para duvidar de seu êxito. A surpresa não esperou o fim dos letreiros de apresentação: bastou o achado inicial (a fantasia sobre o Hino Nacional composta por Gottchalk) para que qualquer um na sala notasse que o filme bateria fundo.

O que vem a seguir não desmente a primeira impressão. Sempre usando essa música como leitmotiv, Nelson Pereira reconstitui a aventura de Graciliano Ramos (o filme é baseado em seu livro autobiográfico) com sentido de época apurado (a ditadura Vargas), sem perder de vista o presente.

Falava-se, no fundo, da seqüência de governos arbitrários a que o Brasil é sujeito. E nesse sentido é que a fantasia sobre o hino funciona de maneira formidável. Sem que se diga uma palavra, sem incorrer no vício da presentificação de um tema histórico, o filme consegue ir além do livro e evocar uma espécie de destino nacional, uma continuidade, um mesmo fluxo evocado pelo motivo condutor.

O filme não depende apenas dele. Da interpretação dos atores principais (Carlos Vereza e Glória Pires) a evolução de uma trama em que se acumulam episódios por vezes tocantes (a prisão de Olga Benario e seus contatos com Prestes, antes da deportação), Nelson Pereira constitui uma história íntima do Brasil sob o Estado Novo.

Faz dialogar o privado e o público, o pessoal e o político, com uma desenvoltura digna de "Vidas Secas", seu trabalho mais famoso (e também baseado em Graciliano). Não será demais lembrar que esse foi o último grande trabalho de José Medeiros, um dos fotógrafos que mais marcaram o cinema brasileiro desde os anos 60.”

^ Subir

Nosso Projeto | Mapa Natal 1935 | Mapa RN 1935 | ABC Insurreição | ABC dos Indiciados | Personagens 1935 | Jornal A Liberdade | Livros | Textos e Reflexões | Bibliografia | Linha do Tempo 1935 | Imagens 1935 | Audios 1935 | Vídeos 1935 | ABC Pesquisadores | Equipe de Produção

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: dhnet@dhnet.org.br Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
Linha do Tempo RN Rio Grande do Norte
Memória Histórica Potiguar
Combatentes Sociais RN
História dos Direitos Humanos RN Rio Grande do Norte
Guia da Cidadania Cultural RN
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Brasil de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Direito a Memória e a Verdade
Projeto Brasil Nunca Mais
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Djalma Maranhão
Othoniel Menezes Memória Histórica Potiguar
Luiz Gonzaga Cortez Memória Histórica Potiguar
Homero Costa Memória Histórica Potiguar
Brasília Carlos Memória Histórica Potiguar
Leonardo Barata Memória Histórica Potiguar
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular CDHMP RN
Centro de Estudos Pesquisa e Ação Cultural CENARTE