Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 Rede Brasil DH
 Sociedade Civil
 Mídia
 Conselhos de Direitos
 Executivo
 Legislativo
 Judiciário
 Ministério Público
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 015 – 08/12/03

ENTREVISTA

Rogério Tadeu Romano

(Procurador da República do Rio Grande do Norte)

"Hoje o compromisso do Ministério Público não é com as elites, mas com a sociedade"

Rogério Tadeu Romano ganhou o IX Prêmio Estadual de Direitos Humanos "Emmanuel Bezerra dos Santos", promovido pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) como reconhecimento da sociedade civil a quem luta pela defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana no Rio Grande do Norte, que foi entregue na passada sexta-feira, dia 5 de dezembro, no plenário da Câmara Municipal de Natal (RN). Esta entrevista foi concedida a Tecido Social antes da cerimônia de entrega.

Por Antonino Condorelli

Que medidas podem ser tomadas para melhorar o sistema carcerário do Rio Grande do Norte?

É necessário que nos presídios seja dada de forma honesta e digna trabalho aos presos, para que eles possam se ressocializar. O sistema penal do Rio Grande do Norte, como em todo o Brasil, é um sistema que - por sua própria estrutura e sua formação histórica - não está ressocializando.

O Ministério Público, aqui no Rio Grande do Norte, hoje está mais comprometido com a causa dos Direitos Humanos?

Sim, há um comprometimento muito forte do Ministério Público Estadual, na pessoa do doutor Fernando Vasconcelos, com a atual promotora de Direitos Humanos. E vejo que este compromisso do MP não é com o Governo, com políticos, com as elites, etc.: é um compromisso com a sociedade.

O que podem fazer os defensores dos Direitos Humanos para mudar a imagem que uma boa parte da população tem deles, de que seriam "defensores de bandidos"?

A imagem vem da educação. A sociedade precisa ser educada. A brasileira é uma sociedade formada, durante décadas, encima de duas ditaduras: uma ditadura civil - a do Estado Novo - e uma ditadura militar. Foi forjada pela direita, no sentido de que Direitos Humanos é coisa de esquerda, de defesa de bandidos, coisa típica de políticos populistas, etc. Isto é característico da história política do Brasil e só a educação, a começar dos colégios, pode fazer entender à sociedade que Direitos Humanos nada mais são do que a defesa dos direitos fundamentais para a existência humana.

Qual é o valor deste prêmio?

Como membro do Ministério Público Federal, para mim tem um valor importantíssimo, porque entendo que este prêmio é para a instituição que represento. Nós trabalhamos dentro da linha que foi traçada por esta instituição em relação à defesa impostergável, irrenunciável dos Direitos Humanos em qualquer circunstância. Este prêmio é para o Ministério Público.

Veja também:
- ENTREVISTA. João Alfredo (Deputado Federal do PT e fundador do Observatório do Judiciário do Ceará). "O Poder Judiciário também tem que responder perante a sociedade"
- VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. A Delegacia da Mulher de Natal: como funciona e as dificuldades que enfrenta
- Depoimentos de mulheres vítimas de violência recolhidos na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da Ribeira, Natal (RN)
- Comissão do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) sobre o caso Jorge Abafador é mal recebida pelo Judiciário de Natal
- Campanha pelo respeito dos Direitos Humanos durante a Festa da Exclusão

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Loja DHnet
Notícias de Direitos Humanos
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
Curso de Agentes da Cidadania Direitos Humanos 
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais