Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Capa do Livro de Teotônio Roque

??????'?????????????????????????????????????††?????4????????????????????????????†††??????????????????????????•???????????????????????????††††???????????????????††???????????????????8?††††††?????????????????????????????†††††??????????•?††††††???????????????????????????•????????????????????????????†††????††?????4???????•?????4???????????????†????†?????????????????:?????•???????•?????????†????†????????????????????????????????????????????††??????????????????††††????††††?????????††††††?????????????????†††††????????????????????????????????????††††††????4???????????††††††????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????‰???????††††††???????????????????????????????????????????????????†††††††?????????????????††††††????????????????????††††††???????????????????††††††???/??????????????????????????????????????????????????????4??????????????????`??????????????????????????????????????????????????????????????????????????††††††????????†††††???????????•???????????•???????•?????????†††††††????†††††††??????????

Olhar sobre Havana

Fotografias de Teotônio Roque

viagem realizada em novembro de 1997
Exposição itinerante 1997/99
Lançamento do livro 1999

Apresentação

Prefácio

Introdução

© Crédito Obrigatório

Prefácio

    1992 - Em plenos preparativos para a chegada dos restos mortais de Emmanuel Bezerra dos Santos, mártir potiguar brutalmente assassinado pela ditadura militar, travamos conhecimento (mais do que isso, criamos uma cumplicidade) com o companheiro Teotônio Roque.
    No passar dos anos, muitas lutas foram encampadas, sempre com ele, de máquina e presença por perto, acompanhando todas as ações dos grupos de direitos humanos no Estado do Rio Grande do Norte.
    Experiências e acontecimentos os mais diversos consolidaram uma amizade, não apenas comigo, mas com todo o nosso grupo. Sempre que tem alguma coisa quente, o primeiro pensamento é: "dê uma ligadinha para Teotônio!!!".
    Tempos 'brabos". Chacina de Mãe Luiza, grupo de extermínio da Polícia Civil/RN, assassinato do nosso companheiro Gilson Nogueira, julgamento(s).
    Tempos de ousar poesia, ampliar a luta pela cidadania a partir do elemento Ético, radicalizar no Poético e no Estético.
    E sempre ali o Companheiro Teo.

    1997 - Todo mundo em euforia (se é que pode-se dizer isso...), pois em Vallegrande (Bolívia), os restos mortais de Che Guevara são exumados e começam os preparativos para sua ida para Cuba.     Parecia tempos de Emmanuel...
    Conta-nos seu sonho de ir a Cuba e clicar aquele momento histórico/épico. Entramos na sua viagem e através do 'compañero' Mousinho, em Brasília, é viabilizado o seu visto e sua ida a 'La Isla'. E uma coisa pouca gente sabe: de todos os repórteres-fotográficos brasileiros presentes, ele é o único com um visto que lhe dá direito a circular livremente, tanto no enterro de Ernesto Che Guevara, como em lugar que contra não entra...
    Acredito ser um prêmio que Teotônio mais que merecia, pois além de fazer uma homenagem pessoal, ele ali estava representando todo(a)s que partilham o mesmo ideal de justiça, de fraternidade, de igualdade, por que não dizer?, de todos os que almejam a Utopia (realizável) de uma sociedade socialista.
    É com imenso prazer que falo de Teotônio Roque, cabra potiguar, quase que 'caladão', mas um sujeito inserido na práxis da mudança, estando onde as coisas estão.
    Um companheiro de todas as horas dos que lutam pelos direitos humanos.


Roberto Monte
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular
do Rio Grande do Norte
CDHMP

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar