Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


Matérias em jornais e TVs

1996 | 1997 | 1998 | 1999


Passaram-se alguns anos sem que soubesse-mos nada mais sobre a plataforma MSX, diante disso muitos concluíram "o MSX morreu!". Quando ouvia-se falar que alguém usa algum MSX logo rotulavam este usuário de antiquado, colecionador, saudosista, etc. Na verdade isto sempre foi contrario ao que observava-se nas revistas e atualmente na internet, uma serie de lançamentos constantes de softs e hards. Onde estavam estas pessoas que não liam, não viam estas informações?. Infelizmente acontece em alguns países, que se a noticia não veicular na hora da novela, fatalmente nunca saberão o que está acontecendo. Hoje Natal, cidade localizada no nordeste do Brasil no estado do RN e conhecida pelas belas praias, finalmente verificam o que está acontecendo de fato com usuários, muitos são formados com mestrado, outros profissionais liberais de forma que obtém resultados alem da imaginação de quem observa de longe esses usuários. Na cidade do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil já surgem indícios de novas matérias sobre a plataforma, o Jornal O DIA de 20/02/98. Tudo começou com apoio da AIRN (Associação dos Inventores RN) a qual sempre foi noticia devido as constantes novidades e produtos apresentados por cientistas locais. No inicio, de forma um tanto discreta, foram mostradas ao grande publico através de grandes feiras e mostras o que pode-se fazer desde uma simples configuração MSX (MSX-1 com drive 3 1/2) até configurações mais sofisticadas como MSX 2+, FM, Mapper, Drive 3 1/2, mouse, monitor 29", sistema de som integrado, etc. Foi observado durante as mostras o que já sabíamos, em algumas visitas encontrava-mos aquele dizendo já conhecer o MSX, mas olhando mais atentamente o que era mostrado ele concluiria "não sabia!". Confira nesta página alguns lay-outs e resumo de todas as matérias veiculadas desde 96 que temos. Caso você saiba de mais alguma, informe-nos por e-mail.


Jornal Tribuna do Norte de 1 de setembro de 1996

Neste caderno especial de domingo foi publicada uma matéria intitulada "Democratização da Informática" a qual faz referencia a plataforma MSX e o desconhecimento do publico em geral, contando inclusive sobre o pioneirismo no uso do CD-Rom pela Philips - Holanda.
O caso das multinacionais em relação a plataforma MSX é que não interessa que um computador dure tanto tempo como aparelho de TV por exemplo.
Dependendo da configuração pode-se obter resultados equivalentes aos melhores do mercado.

Entrevista ao vivo na TVU-RN

        Essa entrevista foi dada em dezembro de 1996 na TV Universitária as 18:00h e teve duração de 30 minutos. Foi a mais completa entrevista dada na TV até agora. Mostramos as novidades da época ao vivo através de uma fita gravada direto do computador, apresentando programas e recursos até então desconhecidos pelo telespectador.
Os entrevistados foram Roberto José, Renata Monteiro e Italo Valerio, onde cada um falou de suas experiências e justificativas sobre a aplicação do sistema.
Segue na tabela abaixo os melhores trechos da entrevista em REAL VIDEO.
Uma entrevista dessa hoje seria novamente surpreendente, com todos os novos recursos, acessórios e conquistas, o público interessado novamente teria o que ver.

Bom Dia Alagoas - 24/02/97

Esta entrevista foi realizada no dia 24 de fevereiro de 1997 na TV Gazeta de Alagoas, filiada a Rede Globo do Brasil na cidade de Maceió. Assista uma parte em REAL VÍDEO
Os assuntos abordados foram o computador alternativo que vem dando certo no estado do Rio Grande do Norte a preços bem em conta, as atividades da AIRN em prol do inventor, os tipos de registros para um novo produto no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

RN TV 1a Edição

Matéria sobre o terceiro salão do inventor realizado no Sebrae-RN. Veja uma parte em REAL VÍDEO.
 

Revista RN Econômico No 440 de 16 de Abril de 1997

 
Esta edição especial deu maior foco a um dos grandes eventos ocorridos em 1997 no nordeste do país. A feira do empreendedor nordeste.
Uma das matérias teve o titulo "Clones de Professor Pardal" que relatou os principais projetos e inventos da AIRN nas mais diversas áreas, entre elas, medicina, mecânica e informática.
Sobre informática, o computador alternativo que foi apresentado no Salão de Inventos.
Um resumo dos parágrafos dizem: "Obsoleto é uma palavra que está sendo usada erroneamente em computador, porque depende de quem está usando e para que o utiliza", diz Ítalo Valerio. O que ele quer dizer é que nem tudo que se diz estar obsoleto a rigor é verdade. "A versão 1.1 produzido pela Gradiente de 1986 a 1990, que utiliza a tecnologia MSX, não foi aproveitada 100% . Com o passar do tempo, foram descobertas novas técnicas que serviram para acabar com a sua obsolescência", afirma ele.
"Alem de poder ser utilizado com qualquer televisor, o MSX se dá ao luxo de uso para produzir multimidia, adaptado a qualquer equipamento de som, sem ser um pentium de ultima geração. Quem quiser tirar a prova dos nove pode ir ao Salão de Inventos e Inovações tecnológicas e tirar suas próprias conclusões."
"Seu computador alternativo já é uma realidade, micro e pequenas empresas trabalham com ele sem problemas em atividades como de prestação de serviços, controle de vendas, estoque, custos e receita."

Acredite se quiser, o MSX pode ganhar do Pentium

Esta matéria dispensa comentários pois apesar de quem não conhece achar  "berrante" esse título, o fato é que o repórter assistiu a tudo que escreveu, sim, porque não trata-se de um "jornalzinho de bairro", trata-se do maior jornal do estado do RN.
O teste abusou da boa vontade de testar duas máquinas de plataformas diferentes.
O teste foi em torno da multimidia, assim foram colocados um disco de uma  revista no PC e outra revista (programada na linguagem dedicada ao MSX) no 2+, só  que com alguns detalhes: Foi retirado do MSX as maiores mídias de armazenamento,  o CD e o HD! enquanto o PC manteve-se na mesma configuração.
No teste apresentado foram colocados um MSX 2+, FM, mapper e 1 drive 3 1/2  ao lado de um Pentium 133, 16Mram, SoundBlaster, HD de 1.2Gb e CD de 8X.
Qualquer analista de sistemas, engenheiro ou técnico jamais acreditariam no  resultado deste teste, não querendo desmerecer o nível desses profissionais, apenas  os mesmos não dispõem de tempo para descobertas e trabalham em cima do que o poder das multinacionais oferecem.
O resultado desses testes e a matéria completa você poderá conferir no próprio arquivo da Tribuna do Norte de 19-1-1998.
Os dados desse teste também poderão ser conferidos na seção "Testes em  Laboratório" deste site ou melhor ainda, na fita de vídeo "VENDO PRA CRER - II"
O único "bug" da matéria está no tempo de acesso que o certo é em "segundos".
 

Usuários da plataforma MSX são noticia na Espanha (1 de outubro de 1998).


Adeptos do MSX em Natal viram noticia na Espanha.
Matéria do Caderno de informática da Tribuna do Norte do estado do RN/Brasil.

Micros da Velha guarda (22/2/99)

A imprensa nacional começa a despertar para uma tecnologia que evolui a cada  dia mas somente os usuários acompanham, isto começa a mudar, agora a sociedade  poderá conhecer também a evolução de outras tecnologias independente de monopólio. O "espirito internet" brotando na imprensa. Confira a pagina gravada de Belém do Para.

MICRO DA VELHA GUARDA

Estado de Minas (14/06/99)

Saiu no Estado de Minas do dia 14/06/1999 no caderno de Informática.

Eu adoro o meu MSX, sim, e daí?

Mais uma vez o Troppo, jornal do estado do Para, publica uma nova grande matéria sobre a tecnologia MSX em julho de 1999. Leia este artigo com o titulo "Eu adoro meu MSX e dai?"
A imprensa assim como quem não possui um MSX minimamente atualizado em  soft e hard passam por muitas dificuldades em dissertar sobre algo que não viu, apenas leu. Acaba sendo natural alguém dizer que o CD máximo que pode-se ligar num MSX seja 8X quando na verdade pode-se colocar qualquer um IDE ou SCSI, de  posse da respectiva controladora evidentemente (IDE ou SCSI).
Um outro ponto a considerar é o fato dessa plataforma não poder ser comparada a um carro antigo por exemplo, pois nessa tecnologia existe aplicação de aperfeiçoamentos e não somente cuidados com a conservação.
 

Pesquisadores tentam democratizar internet -
Jornal Diário de Marilia (SP) (21/11/1999)

        Grupo de pesquisadores de diferentes lugares do país utilizaram a internet para desenvolver uma placa que vem sendo fabricada em Sagres (SP) e pode ser acoplada nas maquinas MSX (um tipo de micro pessoal). Oequipamento reúne recursos de multimidia que normalmente custariam cercade R$ 1.600 e que estão sendo comercializados por R$ 450,00.
        O trabalho é produto de uma pesquisa iniciada em 1994 por um grupo de
pesquisadores que busca reduzir custos de informática para democratiza-la a todo cidadão. O trabalho foi apresentado no ultimo final de semana em Jau, num encontro que reuniu 60 pesquisadores da
área, entre eles Ítalo Valerio, integrante da Associação de inventores do Rio Grande do Norte, e o estudante da Unimar gustavo Turati.
        Eles se conheciam só através da internet e se encontraram em Jau. Ítalo esteve em Marilia para participar de um curso e resolveu divulgar a pesquisa. Segundo eles, o MSX era desenvolvido por diferentes empresas no Japão, mas teve a produção suspensa. Disseram desconhecer os motivos, mas admitiram que a maquina poderia ter queimado etapa no mercado de consumo por ser "muito avançada pra época".
        Ítalo disse que as empresas abandonaram o projeto do MSX, mas os usuários exigiram manutenção. "Queremos que todos entendam que a pesquisa não é coisa de colecionador. Queremos atualizar os
equipamentos sem a necessidade de descartá-los", disseram.
        Eles afirmaram ainda que o projeto vem sendo utilizado por centenas de micro-empresas no Rio Grande do Norte e deve atingir as escolas para que os alunos aprendam os benefícios da informática.
        Além disso, querem atingir os usuários do MSX no Brasil, onde calculam que ha 450 mil maquinas paradas por falta de informação.

      RECURSOS
        Os pesquisadores garantem que o projeto MSX é ideal para quem esta aprendendo a mexer em micros e para conservar recursos como  audio, vídeo, texto, gráfico e outros. É conectado à internet para e-mail. A
navegação na rede ainda esta em estudos. Home page pode ser acessadas em disquetes gravados.
        Eles explicaram que o grupo decidiu não fazer propaganda dos novos recursos para não encaracer o projeto e com isso a placa vem sendo comercializada em pequena escala. O endereço eletrônico do projeto dos pesquisadores é wttp://www.dhnet.org.br/w3/msx/ oumsxmenu.htm
---------------

       Comentário: Espero que os leitores corrijam o "wttp" para "http", e o "oumsxmenu.htm" entendam que é apenas uma alternativa de endereço. Em todo lugar é assim, a imprensa ainda não "mastiga" a informática muito bem.
        Eu digitei fielmente o que está escrito. Sobre as empresas, não estamos nas centenas das mesmas, mas de usuários. No entanto não temos controle total de como estão esses usuários. Alguns que pensamos ter parado surge de repente procurando manutenção imediata por estar fazendo um trabalho, outros aparecem por contatos via internet...

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar