Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 008 – 07/11/03

ENTREVISTA 

Maria Luisa Mendonça 

"O Brasil está envolvido na estratégia dos Estados Unidos de controle dos recursos naturais do continente"

Maria Luisa Mendonça, do movimento Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, foi palestrante da segunda conferência do segundo dia do I Fórum Social Brasileiro com tema "Globalização armada e militarização na América Latina", que teve lugar no estadio Mineirinho pela manhã. Antes da conferência, a ativista concedeu esta entrevista a Tecido Social.

Por Antonino Condorelli

Vocês esperam que o! Governo realize mudanças profundas nas políticas econômicas - principalmente no que se refere à dívida externa e à entrada do Brasil na Alca - nos próximos anos de mandato?

Sim. Nós da Campanha Brasileira contra a Alca temos duas demandas claras. Uma é que o Governo se retire das negociações da Alca e a segunda é que o Governo realize uma auditoria da dívida externa porque alguns dos contratos que nos vinculam a ela não sabemos com certeza nem sequer se existem. Temos uma frente parlamentar que está acompanhando esta questão da dívida e nem eles, que são parlamentares, conseguem acessar a estes contratos. Nós imaginamos que existem muitos problemas legais com estes contratos e esperamos que o Governo Lula tenha uma postura diferente com relação a isso. Em relação ao cumprimento dos direitos fundamentais - direito ao trabalho, à saúde, à educação - e de todas as demandas da sociedade - Reforma Agrária, Reforma Urbana - acho muito difícil que o Governo realize uma ! mudança nestas áreas sem mudanças estruturais na política econômica.

Acha que o Brasil corre o risco de ser um dos próximos alvos deste projeto global de dominação econômica, política e militar do "império" iniciado com a militarização da globalização neoliberal após os atentados do 11 de setembro?

O que existe na América Latina é um investimento muito grande no Plano Colômbia que, na verdade, é uma forma de ocupação territorial e uma forma de controle dos recursos naturais da região amazônica e é claro que o Brasil faz parte deste processo. Nos últimos três anos o investimento militar dos Estados Unidos na América Latina aumentou cinco vezes. Aqui no Brasil nós estamos lutando contra o controle da base de Alcântara, em defesa das comunidades quilombolas daquela área e acompanhando também, dentro da campanha continental contra a militarização, a luta contra as bases militares no continente, contra o treinamento de militares por parte dos EUA, a tentativa! de envolver os países latinoamericanos no Plano Colômbia e também em projetos como o SIVAM que fazem parte desta estratégia de controle territorial e de recursos naturais.

Quai são as suas previsões sobre o futuro do Brasil? Acha que vai haver nos próximos anos as esperadas mudanças?

Nós esperamos que sim. No Brasil e na América Latina os movimentos sociais estão organizados, estão buscando mudanças, estão pressionando os Governos. Por exemplo, com um plebiscito popular nós conseguimos barrar o acordo que o Governo dos Estados Unidos queria fazer com o Brasil sobre a base de Alcântara, estamos com uma postura muito firme com relação a Alca, pressionando o Governo, então acho que o nosso desfio é esse: unir esforços e pressionar o Governo para que ele realmente de conta das grandes expectativas da sociedade.

Veja também:
- I FÓRUM SOCIAL BRASILEIRO - SEGUNDO DIA
- Alca e OMC: instrumentos de dominação
- A voz do povo no Fórum
- Transposição de fronteiras na mídia
- ENTREVISTA. José Arbex. "A luta pela democracia é indissociável da luta pela mídia independente"
- ENTREVISTA. Borges. “A base de Alcântara só nos trouxe mais miséria”

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar