Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 008 – 07/11/03

Alca e OMC: instrumentos de dominação

Aplausos marcaram o início das conferências do I Fórum Social Brasileiro - FSP, na manhã da sexta-feira,7, no Mineirinho. O tema da primeira conferência foi "ALCA, OMC, e dependência externa: estratégias econômicas de dominação", com Sandra Quintela, Carlos Juliá, Fátima Mello e Luís Fernandes.

S! andra Quintela (Campanha contra a ALCA) falou da necessidade de uma auditoria pública da dívida externa brasileira e defendeu a retirada do Brasil das negociações da ALCA. Segundo Sandra "a política de articulação das grandes instituições financeiras internacionais pressionam o governo brasileiro a ceder e a sociedade também precisa se organizar".

O argentino Carlos Juliá (Jubileu Sul/Diálogo 2000) disse que a ALCA é um acordo de livre comércio que reforça os privilégios dos países e organizações centrais em relação aos países periféricos. ?A ALCA é um protocolo de colonização neoliberal dos Estados Unidos da América com os países periféricos. Isso significa mais exclusão e mais perseguição". Ele finalizou alertando que "os direitos se tomam, não se mendigam. Depende de nós decidir se queremos ser livres ou escravos".

Fátima Mello (FASE/REBRIP) debateu sobre o "fracasso" da OMC em Seatle (1999) e em Cancún (2003). Ela destacou que, em relação à Cancún, esse fr! acasso deveu-se à aposta dos EUA na ALCA. Para ela, a criação do G-22 - grupo dos países em desenvolvimento, liderado pelo Brasil - foi um importante mecanismo para equilibrar a correlação de forças na OMC, fato que incomodou o império americano. Fátima adverte, porém, que o Brasil não pode negociar temas como compras governamentais nem na ALCA nem na OMC. "É preciso construir outras propostas de integração democrática que não seja o livre comércio".

O último palestrante da conferência foi Luís Fernandes (UFF). Em sua palestra, falou que as mudanças que estão acontecendo no mundo são determinadas pelo impacto do colapso socialista e o triunfo dos EUA após a guerra fria. Destacou o poderio do império americano, que produz 1/3 da riqueza mundial e tem um orçamento militar que representa 40% do que é investido em armamento no mundo inteiro, localizando o início histórico desse processo na década de 80, com o advento da agenda neoliberal, e sua supremacia nos anos 90. Par! a ele, o FMI passou a ser um instrumento internacional para forçar a abertura dos marcados dos países em crise. "Os EUA querem dividir oa países da América Latina e do Sul para favorecer o império. É vergonhoso que a mídia brasileira venha apenas transcrevendo do inglês os argumentos da agenda do império".

Veja também:
- I FÓRUM SOCIAL BRASILEIRO - SEGUNDO DIA
- A voz do povo no Fórum
- ENTREVISTA. Maria Luisa Mendonça. "O Brasil está envolvido na estratégia dos Estados Unidos de controle dos recursos naturais do continente"
- Transposição de fronteiras na mídia
- ENTREVISTA. José Arbex. "A luta pela democracia é indissociável da luta pela mídia independente"
- ENTREVISTA. Borges. “A base de Alcântara só nos trouxe mais miséria”

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar