Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Sociedade Civil
 Midia
 Conselhos de Direitos
 Executivo
 Legislativo
 Judiciário
 Ministério Público
 Educação EDH
 Arte e Cultura
 Memória Histórica
 Central de Denúncias
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Manual da Rede Brasil de Direitos Humanos
Direitos Humanos Brasil

AP


Apresentação

O que é a Rede Brasil de Direitos Humanos Online?
O que são as Redes Estaduais de Direitos Humanos?
Como fazer uma parceria com a Rede Brasil de Direitos Humanos Online?
A Rede RN de Direitos Humanos Online
Articulação Inter-Estadual: o Mercodeste
Interatividades
Tribo Brasil de Direitos Humanos
MT Conteúdos
Sociedade Civil
Mídia
Executivo
Legislativo

Judiciário
Ministério Público
Educação em Direitos Humanos
Arte e Cultura
Memória Histórica
Central de Denúncias
DHnet
Convite para participação

< Voltar

Apresentação

Olá, "Xe irum!" eu sou Curuminet e quero te mostrar como acessar a toda a informação sobre Direitos Humanos no teu município e a tua comunidade. Por isso, vou ser teu guia neste manual. Já pensaste que legal seria uma central de informações que te diga quem procurar dentro da tua cidade quando um teu direito é violado, que te mostre quais são e como contatar os meios de comunicação, as entidades da sociedade civil organizada, as instituições, os artistas do teu município, que te conte a história da tua gente? Esta central existe e nas próximas páginas vou te mostrar como usá-la e como participar dela. O nosso objetivo é trabalhar Direitos e Desejos Humanos nos espaços da virtualidade, sempre com uma idéia na cabeça: perseguindo sonhos e construindo redes!

Sejas bemvind@ à Rede Brasil de Direitos Humanos Online!

* Meu amigo e minha amiga

http://www.dhnet.org.br/dhnet/equipe/curuminet/index.html

< Voltar

O que é a Rede Brasil de Direitos Humanos Online?

Nossa Rede é uma grande central multimídia de informações sobre Direitos Humanos que tem como objetivo abranger todos os 5.561 municípios do Brasil. Está composta por 26 Redes Estaduais mais o Distrito Federal. Para entrar na Rede Brasil de Direitos Humanos Online, acesse o endereço http://www.dhnet.org.br/redebrasil. Uma vez na home page, clique no Estado que te interessa e boa navegação!

http://www.dhnet.org.br/redebrasil/index.htm

< Voltar

O que são as Redes Estaduais de Direitos Humanos?

As Redes Estaduais de Direitos Humanos são o desdobramento natural da Rede Brasil. São centrais multimídia de informações sobre Direitos Humanos relativas a cada Estado da Federação mais o Distrito Federal. Cada uma contém todos os municípios do respectivo Estado. As Redes Estaduais são parte de um processo de capilarização da informação sobre Direitos Humanos que tem como objetivo fazer chegar esta última a todos os municípios e todas as comunidades do Brasil.

http://www.dhnet.org.br/redes/estaduais/index.html

< Voltar

Como fazer uma parceria com a Rede Brasil de Direitos Humanos Online?

Para chegar ao seu Estado, ao seu município e à sua comunidade necessitamos de parcerias em todo o país, pensando este último não apenas como realidade geográfica, mas também de forma temática, abordando os Direitos Humanos na sua dimensão mais ampla e abrangente e nas suas relações indissolúveis com a preservação da memória histórica, a arte e a cultura. Seja parceir@ da Rede Brasil de Direitos Humanos Online no seu município e na sua comunidade! Entre em contato com a Rede Estadual de Direitos Humanos – RN: Rua Vigário Bartolomeu, 635 – Ed. “21 de Março”, Salas 606/607 – CEP. 59025-100 Natal/RN – Tel. 0**84 221-5932 – Fax: 0**84 201-0242 – E-mail: cdhmp@dhhnet.org.br, dhnet@dhnet.org.br, tecidosocial@dhnet.org.br. Envie dados, subsídios e material sobre sua comunidade e seja bem-vind@!

Xe roribeté nde rurarine!*

* Eu ficarei bem feliz com a sua vinda!

http://www.dhnet.org.br/dhnet/parceria.htm

< Voltar

Redes Estaduais de Direitos Humanos Online

A primeira Rede Estadual a integrar a Rede Brasil de Direitos Humanos Online é a do Rio Grande do Norte através de uma parceria com o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Natal, entidade que coordena uma Rede Estadual de Direitos Humanos que articula organizações da sociedade civil, movimentos sociais, instituições e pessoas para promover, proteger e garantir todos os Direitos Humanos em cada um dos 167 municípios potiguares. Para entrar na Rede RN de Direitos Humanos Online, acesse o endereço http://www.dhnet.org.br/redebrasil/rn.

http://www.dhnet.org.br/redes/estaduais/rn/redern/index.htm http://www.dhnet.org.br/redes/estaduais/rn/index.htm

< Voltar

Articulação Inter-Estadual: o Mercodeste

A Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, coordenada pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Natal, está se articulando com o Fórum de Entidades de Direitos Humanos do Ceará e com a Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba para criar um Mercosul de Direitos Humanos em plena caatinga, agregando militantes humanistas potiguares, cearenses e paraibanos para a realização de ações conjuntas e a troca de informações e experiências.

< Voltar

Interatividades

Chat

Você poderá conversar ao vivo e trocar idéias e opiniões com todas as tribos da Rede Brasil de Direitos Humanos Online, acessando à nossa sala de Chat: remete ao endereço

Fórum

Como divulgar suas experiências, denúncias, agendas, opiniões, apelos? Como procurar parcerias e apoios dentro da Rede Brasil de Direitos Humanos Online? Para se articular com todas as pessoas e organizações que acessam ou participam da Rede, você terá a disposição o nosso Fórum no endereço: remete ao endereço A?

Newsletter

A Rede Brasil de Direitos Humanos Online terá seu veículo de comunicação e divulgação, um newsletter que atingirá milhares de endereços dentro do Brasil e fora e com o qual você poderá colaborar enviando matérias para: remete ao endereço

Enquetes

Outra forma que você terá para interagir com nossa Rede serão as enquetes através das quais poderá expressar sua opinião sobre os mais diversos assuntos e as mais amplas temáticas que atingem sua comunidade, seu município, seu Estado e seu país.

< Voltar

Tribo Brasil de Direitos Humanos

Nossa Rede, como o país que reflete, é um gigantesco caldeirão de raças, culturas, religiões, opções políticas, preferências sexuais, maneiras de ser e de pensar, estilos de vida... Tantos quantos os movimentos, organizações, pessoas que dela participam ou com ela interagem. Seu espírito é encarnado pela Tribo Brasil de Direitos Humanos, composta pelas 27 mascotes dos Estados da Rede. A Tribo é um caleidoscópio da cultura dos movimentos sociais brasileiros, agregando literalmente as diferentes tribos de combatentes sociais de nosso país, personagens e figuras que marcaram o imaginário coletivo ou que por ele precisam ser resgatados, num espírito que une idealmente Darcy Ribeiro e a Memória do Fogo de Eduardo Galeano: a busca da identidade profunda do nosso povo e a re-escritura da nossa história na ótica dos oprimidos.

http://www.dhnet.org.br/abc/personagens/index.htm

< Voltar

Conteúdos

Os conteúdos da Rede Brasil de Direitos Humanos Online estarão divididos nas seguintes seções: Sociedade Civil Organizada, Mídia, Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Educação em Direitos Humanos, Arte e Cultura, Memória Histórica, Central de Denúncias. Tal organização se baseia na visão ampla e abrangente que a Rede tem dos Direitos Humanos, considerados em todos seus aspetos e todas suas interações com os diferentes âmbitos sociais.

http://www.dhnet.org.br/index.htm

< Voltar

Sociedade Civil

Aqui você encontrará todas as ONG’s, os movimentos sociais, as associações, os sindicatos, as Igrejas comprometidas e qualquer outro tipo de organização social que atua em seu Estado, seu município e sua comunidade e a informação sobre como acessar a elas.

http://www.dhnet.org.br/1soc/index.htm

< Voltar

Mídia

Nesta seção da Rede, você terá acesso a todos os meios de comunicação do seu Estado, do seu município e da sua comunidade, sejam eles impressos, radiofônicos, televisivos ou digitais: rádios comunitárias, canais de tv, fanzines, jornais de bairro, boletins sindicais, sites, etc. Além do mais, terá informação sobre seu funcionamento, sobre como acessar a eles e como ativá-los quando for necessário.

http://www.dhnet.org.br/2midia/index.htm

< Voltar

Executivo

Você sabia que todo poder do Estado tem o dever constitucional de promover, proteger e garantir seus direitos? Esta seção da Rede Brasil vai mostrar quais são os órgãos do Poder Executivo do seu Estado e do seu município aos quais se dirigir quando um seu direito é violado, como funcionam, quais são suas competências, como acessar a eles e ativá-los.

http://www.dhnet.org.br/3exec/index.htm

< Voltar

Legislativo

Aqui você encontrará toda a informação sobre os órgãos do Poder Legislativo do seu Estado e do seu município, o seu funcionamento, as suas atribuições e competências e os mecanismos para acessar a eles para fazer valer seus direitos.

http://www.dhnet.org.br/4legis/index.htm

< Voltar

Judiciário

Quantas vezes abriu mão de exigir judicialmente a reparação de um seu direito violado ou reivindicar um seu direito social nos tribunais por medo de se perder nos meandros da Justiça ou não conhecer a qual das suas instâncias federais, estaduais ou locais se dirigir? Esta seção da Rede Brasil tem como objetivo lhe ajudar a conhecer os mecanismos de funcionamento do Poder Judiciário no seu Estado e no seu município, lhe mostrando também quem são os juízes e as juízas realmente comprometid@s com a defesa e a garantia dos Direitos Humanos.

http://www.dhnet.org.br/5jud/index.htm

< Voltar

Ministério Público

Aqui você vai saber quais são e como funcionam as Promotorias Públicas do seu Estado e da sua Comarca e todos os outros órgãos ligados ao Ministério Público, como acessar a eles e quem são os Promotores e as Promotoras que têm um compromisso real com a defesa dos direitos dos cidadãos e as cidadãs.

http://www.dhnet.org.br/6mp/index.htm

< Voltar

Educação em Direitos Humanos

Nesta seção você terá acesso à informação sobre todos os centros de instrução presentes em seu Estado, seu município e sua comunidade e sobre todas as instituições públicas e privadas que trabalham na educação formal ou informal à cultura cidadã e o respeito e a prática dos Direitos Humanos.

http://www.dhnet.org.br/educar/index.html

< Voltar

Arte e Cultura

Quem são os artistas populares e militantes do seu Estado, do seu município, da sua comunidade ou da sua rua? Aqui você saberá quem são e como acessar aos repentistas, violeiros, poetas, cantores, pintores, fotógrafos, artistas mambembes, etc. que povoam as ruas e as comunidades de nosso imenso país, riquíssimo em cultura e tradições populares, e veiculam com sua arte a cultura e a prática dos Direitos Humanos.

http://www.dhnet.org.br/cultura/index.html

< Voltar

Memória Histórica

Zumbi, Frei Caneca, Tiradentes, Chico Mendes... A história das lutas populares em nosso país é rica de personagens e fatos que marcaram seu tempo, mas eles não foram os únicos. Está na hora de resgatar todos os fatos e personagens que, em cada município de nosso país, lutaram contra qualquer forma de opressão (seja ela política, econômica ou cultural) e que a história dos poderosos quis apagar da memória coletiva, que é um dos elementos que contribuem à construção da identidade de um povo. Queremos re-escrever a nossa história sob a ótica dos vencidos e oprimidos para resgatar nossa identidade: este é o objetivo principal desta seção da Rede Brasil.

http://www.dhnet.org.br/memoria/index.html

< Voltar

Central de Denúncias

Aqui você encontrará toda a informação sobre os órgãos aos quais poderá acessar no seu Estado e no seu município para denunciar qualquer violação dos seus direitos e sobre como realizar estas denúncias.

http://www.dhnet.org.br/denunciar/index.html

< Voltar

DHnet

A Rede Brasil de Direitos Humanos Online é um desdobramento natural da DHNET – Rede Direitos Humanos e Cultura, o maior e mais completo portal sobre Direitos Humanos em língua portuguesa. A DHNET contém muitas informações distribuídas em milhares de páginas de texto, vídeos, áudios e imagens. Em 2002, a DHNET recebeu o Prêmio USP de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo, o Prêmio Cidadania Mundial (2005) e em 2007 o Prêmio de Direitos Humanos da SEDH da Presidência da República. Seu endereço é http://www.dhnet.org.br.

http://www.dhnet.org.br/dhnet/index.html

< Voltar

Convite para participação

Una-se à grande tribo dos Direitos Humanos no Brasil: venha participar da nossa Rede!!!

*Venha você também para a nossa tribo!

http://www.dhnet.org.br/dhnet/contato.htm

< Voltar

AP

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Linha do Tempo
MNDH
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
Curso de Agentes da Cidadania Direitos Humanos
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos