Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Sociedade Civil
 Midia
 Conselhos de Direitos
 Executivo
 Legislativo
 Judiciário
 Ministério Público
 Educação EDH
 Arte e Cultura
 Memória Histórica
 Central de Denúncias
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
Executivo

AP

 

SUSP Sistema Único de Segurança Pública Estados

Arquitetura institucional do SUSP

EQUIPE DO PROJETO:

Coordenação Geral:

Coordenador Técnico:

Renato Lessa, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense; Mestre e Doutor em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj); Professor Titular de Teoria Política do Iuperj e da Universidade Federal Fluminense; Pesquisador 1 A do CNPq na Área de Ciência Política; Presidente do Instituto Ciência Hoje; Representante da Área de Ciência Política na CAPES; Secretário-Executivo da Associação Brasileira de Ciência Política, de 1996 a 2000.

 

Representante da SENASP no projeto (até dezembro de 2003):

Tenente-Coronel PM-RJ Antonio Carlos Carballo Blanco

 

Assistente da Coordenação:

Cristina Buarque de Hollanda, Mestre e Doutoranda em Ciência Política pelo Iuperj.

 

Secretaria da Coordenação:

Fernanda Mayrink

 

Estagiários:

Anderson Genuncio Moraes

Bruno de Souza Machado

Márcio José Melo Malta

Ricardo Machado Mariath

 

Eixos Temáticos:

Controle de Armas de Fogo

Antonio Rangel Torres Bandeira (coordenador) é bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ, concluiu o mestrado em ciência política na York University, no Canadá, e está em fase de conclusão do doutorado em sociologia política da Brandeis University, em Boston, Estados Unidos. Dentre outros trabalhos, foi chefe de Gabinete do Ministro da Previdência e Assistência Social, diretor do Depto. De Sociologia e Política da PUC/RJ, e diretor do Departamento de Ciências Sociais do Instituto Superior de Economia da Universidade de Lisboa. Atualmente, é coordenador do programa de Controle de Armas da ONG Viva Rio.

Adriana Aloé Botafogo (assistente de pesquisa) é bacharel em direito pela Universidade Cândido Mendes e é coordenadora do projeto Balcão de Direitos, da ONG Viva Rio. Atualmente, e também do programa de assistência prisional, que é uma parceria do Viva Rio com o Ministério da Justiça.

Carolina Lootty de Paiva Dias (consultora) é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e advogada do Programa de Controle de Armas do Viva Rio, havendo sido anteriormente coordenadora do Projeto de Balcão de Direitos desta ONG.

Denis Fernando Mizne (consultor) é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, especialista em direito internacional na área dos direitos humanos pela Universidade de Columbia e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas. Denis foi pesquisador do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente, foi chefe do Gabinete de Justiça do Ministério da Justiça, além de Assessor Especial do Ministro da Justiça. Atualmente, é diretor executivo do Instituto Sou da Paz.

Maria Eduarda Lyrio (consultora) é bacharel em direito pela USP e especialista em direitos humanos pela London School of Economics e pela University College London. Dentre outros trabalhos, foi advogada da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, pesquisadora em direitos humanos na Interrights, Ingleterra, e na Bill Shipsey, SC, na Irlanda do Norte. Atualmente é coordenadora da área de Justiça e Segurança Pública do Instituto Sou da Paz.

Júlio César Purcena Antonio (estagiário) é economista formado pela Faculdade Moraes Jr., trabalhou na Sereno Consultoria em RH Ltda. e na Credicard S/A; atualmente é assistente de pesquisa do Programa de Controle de Armas do Viva Rio.

Controle Externo e Participação Social.

Fermino Fechio (Coordenador) é advogado formado pela USP. Foi Secretário Municipal em São Paulo, assessor jurídico da Ouvidoria da Polícia de São Paulo e Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo.

Karyna Sposato (assistente de pesquisa) é advogada formada pela USP, onde também concluiu seu mestrado em Direito Penal. Foi pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas e é diretora executiva do ILANUD (Instituto Latino Americano das Nações Unidas para prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente).

Kathleen Scholten (assistente de pesquisa) é advogada formada pela PUC/SP além de ser graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM. Foi assistente jurídica da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e está concluindo seu mestrado na ITE.

Isabel Figueiredo (assistente de pesquisa) é advogada formada pela PUC/SP, onde também concluiu seu mestrado em Direito Constitucional. Foi assessora jurídica da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e é professora de Direito Constitucional na UNIP.

Cláudia Arie (assistente de pesquisa) é advogada formada pela PUC/SP. Foi assistente jurídica da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e é professora de Direito Constitucional na UNIP e mestranda em Filosofia do Direito na UNIMES.

Estruturação e Modernização da Perícia.

Marília Rezende Mota (coordenadora) é perita Criminal Federal Classe Especial do Departamento de Polícia Federal e Chefe da Seção de Criminalística na Superintendência da Polícia Federal da Bahia. Além disso, é também professora da Academia Nacional de Polícia.

Talita Zagalo Collodoro (colaboradora) é engenheira formada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Trabalha como consultora na Sutale Tecnologia Ltda.

Domingos Tocchetto (consultor) é bacharel em Biologia e Direito. Foi Diretor Substituto, Chefe do Serviço de Perícias Criminalísticas e Chefe da Seção de Balística Forense do Instituto de Criminalística de Porto Alegre. Desde 1975 é Perito Judicial das áreas de Documentoscopia, Grafoscopia e Balística.

Wanira Oliveira de Albuquerque (consultora) é formada em Letras, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e em Direito, pela Faculdade de Direito Milton Campos. É perita Criminal aposentada. Foi chefe da Seção Técnica de Documentoscopia do Instituto de Criminalística do Estado de Minas Gerais. Atualmente, é professora da Academia de Polícia do Estado de Minas Gerais e do Estado do Amazonas.

Anelino José de Resende (consultor) é formado em Medicina, tem especialidade em Ortopedia e Traumatologia, Medicina Legal, Medicina do Tráfego, além do Curso Superior de Polícia para Médicos Legistas. Foi chefe da Divisão de perícias no morto do Instituto de Medicina Legal, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas do IML-DF, dentre outros. Atualmente, é professor da Academia de Polícia do Distrito Federal e da Academia Nacional da Polícia Federal.

Carlos Alberto Collodoro (consultor) desenvolveu diversos projetos junto ao Departamento de Polícia Federal e junto à Secretaria de Justiça e Segurança Pública  do Estado de Mato Grosso do Sul, além de consultorias para o governo da Bolívia.

Paulo Roberto Noronha da Silva Jr, Perito Criminal Federal, com especialidade em crimes cibernéticos. Encontra-se atualmente lotado no Setor Técnico do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro.

Evandina Lago, Perita Criminalística lotada no Departamento de Polícia Técnica no Estado da Bahia, pós-graduada em gestão pública e em estratégias para segurança pública, com larga experiência em perícias documentos cópias.

Alberi Espíndula, Perito Criminalístico aposentado, com diversas publicações sobre temas variados de perícia.

Formação Policial.

José Vicente Tavares dos Santos (coordenador) é bacharel em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo e Doutor de Estado pela Université de Paris - Nanterre. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador do CNPq, membro do Conselho Nacional da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Vice-Presidente da ALAS – Associação Latino-americana de Sociologia e membro do Conselho de Segurança Urbana de Porto Alegre.

Jorge Zaverucha (consultor) é economista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre na área de teoria política pela Hebrew University Of Jerusalem, doutor em Ciência Política pela University of Chicago e pós-doutor pela University of Texas System, em Austin. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Pernambuco e líder de grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas, vinculado à UFPE.

Ricardo Balestreri (consultor) é educador e psicólogo clínico, coordenador do Centro de Assessoramento a Programas de Educação para a Cidadania (CAPEC) e membro do Comitê Nacional de Educação para Direitos Humanos do Governo Federal.

Roberto Kant de Lima (consultor) é bacharel em Direito pela UFRGS e doutor em Antropologia pela Harvard University. Atualmente, é Professor Titular de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, onde está vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Antropologia e é coordenador do Curso de Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública, em seu quinto ano de realização. É coordenador de vários convênios internacionais com a França, Canadá e Argentina e autor de vários livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras sobre o tema da segurança pública.

Júlio Alejandro Quejada Jelves (consultor) tem Bacharelado e Licenciatura Plena em Filosofia (PUCRS), é mestre em Psicologia Social e Educação(PUCRS). Foi diretor da Escola de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul e atualmente é professor e Coordenador do Curso de Pós-Graduação, e do Curso de Especialização em Psicopedagogia Social da Faculdade Cenecista de Osório (FACOS/RS). Também é Consultor da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e da CAPEC (Centro de Assessoramento a Programas de Educação para a Cidadania).

Rita de Cássia Lima Andréa (consultora) é socióloga com especialização na Universidade de Sorbone Paris I. Trabalha desde 1990 com formação de Recursos Humanos e atualmente é diretora de ensino da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça.

Gestão da Informação.

Cláudio Beato (coordenador) é doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor do Departamento de Sociologia e Antropologia e dos programas de mestrado e doutorado em Sociologia da UFMG. É ainda coordenador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública, da UFMG, e coordenador da Rede Brasileira de Análise em Políticas Públicas, com o Woodrow Wilson Center, de Washington, D.C.

James P. Lynch é doutor em Sociologia pela University of Chicago. Tem dois livros publicados sobre os temas da criminalidade e da imigração. Atualmente, dentre outras atividades, é professor do Department of Justice, Law and Society, da American University, em Washington, D.C., e membro do corpo executivo da American Society of Criminology.

Clodoveu Augusto Davis Junior é bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutor em Ciência da Computação também pela UFMG. Atualmente, está vinculado ao Centro de Desenvolvimento e Estudos da PRODABEL, empresa de informática e informação do município de Belo Horizonte. É também professor da PUC/MG e da pós graduação da UFMG.

João José Peixoto Furtado é graduado em tecnologia de processamento de dados pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba e doutor também em Informática pela Université d´Aix-Marseille III, Aix-Em- Provence, França. Atualmente, trabalha como diretor da área de Tecnologia da Informação na Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, SSPDC. Trabalha também em consultorias para o serviço Técnico Especializado da Universidade de Fortaleza, UNIFOR, bem como na graduação e pós-graduação desta mesma universidade.

Andréa Maria Silveira é graduada em Medicina, tem especialidade em residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela UFMG, é mestre em Sociologia e doutora em Sociologia e Política também pela UFMG. Atualmente, é professora assistente da UFMG, além de estar envolvida em pesquisa de reabilitação profissional.

Gestão da Segurança Municipal e Guardas Civis

Miriam Guindani (Coordenadora), Doutora, Mestre e Bacharel em Serviço Social; especialista em Segurança do Trabalho; formação básica em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG); Professora-adjunta da graduação e pós-graduação em Serviço Social e do programa de pós-graduação em Ciências Criminais da PUC-RS; Coordenadora dos Projetos de Inclusão Social do IAJ - Instituto de Acesso à Justiça; Pesquisadora do projeto Políticas de Segurança Municipal & Poder Local”- CESEC/UCAM - desde outubro de 2002; Membro do Conselho Penitenciário do Rio Grande do Sul - de 2000 a 2003; Diretora do Centro de Observação Criminológica da SUSEP, Secretaria de Justiça e Segurança do Estado do Rio Grande do Sul, de janeiro a outubro de 2001; Aprovada em concurso público para docência no Departamento Nacional Penitenciário do Ministério da Justiça, em 2002.

João Trajano Sento Sé, Doutor em Ciência Política pelo Iuperj e Professor-Adjunto de Ciência Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria do Carmo Ibiapina de Menezes Camila Barros (consultora eventual); Doutora em Economia e especialista em municipalização da saúde no Brasil; Professora e Pesquisadora da Faculdade de Economia da UNICAMP.

Inês Amaro; Mestre em Serviço Social, especialista em dinâmica de grupos; Professora da Faculdade de Serviço Social da PUCRS; Consultora na área de gestão de projetos sociais e responsabilidade social da ABRH; Coordenadora do projeto Pescar na Fundação Springer.

Reinaldo Fonseca; Doutor em Economia, coordena o Núcleo de Políticas Públicas da UNICAMP; Especialista em políticas municipais e metropolitanas; Professor da Faculdade de Economia da UNICAMP.

Gestão Institucional

Heitor Mansur Caulliraux (coordenador); Bacharel e Mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ; Doutor em Engenharia Elétrica pela PUC do Rio de Janeiro; Cursou e estagiou na Itália e na Alemanha nas áreas de CAD, Robótica, estratégias de automação e implementação de Centros CIM; Professor do Departamento de Engenharia Industrial da Escola de Engenharia da UFRJ; Professor do Programa de Engenharia de Produção da Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia - COPPE - da UFRJ.

Adriano Proença, Engenheiro de Produção pela UFRJ; Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ; Especialização em Produção Automatizada pela École Nationale d´Ingenieurs de Tarbes (França); Visiting Scholar na Universidade de Warwick (Reino Unido) durante seu doutoramento. Sua área de trabalho é Estratégia e Modelos de Gestão, na qual vem desenvolvendo pesquisas e projetos tanto em organizações privadas com e sem fins lucrativos, quanto em órgãos especializados da administração pública; Chefe do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ; Professor-Associado do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

Erica Mathias Leite é graduanda em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu projetos de Análise de Risco Financeiro e atualmente trabalha no grupo de Produção Integrada, da COPPE/UFRJ, onde desenvolve projetos na área de Gestão Organizacional.

Luiz Eduardo Gonçalves Tiecher (assistente de pesquisa) é graduando em Engenharia Eletrônica e de Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu projetos como consultor e, posteriormente, como Diretor Administrativo na Fluxo Consultoria. Quando Presidente da Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro, atuou como conselheiro da Rede Brasil Junior. Trabalhou na Reforma Administrativa da Prefeitura de Florianópolis pelo GPI - Grupo de Produção Integrada (em parceria Nortia Consultoria), onde atualmente desenvolve projetos na área de Gestão Organizacional.

Prevenção do Crime e da Violência e Promoção da Segurança Pública no Brasil

Paulo de Mesquita Neto (coordenador), Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo; Secretário-executivo do Instituto São Paulo Contra a Violência; Pesquisador Sênior do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo.

Simone Gonçalves de Assis, Doutora em Ciências, Área de Saúde Pública; Pesquisadora Titular do Departamento de Epidemologia e Métodos Quantitativos em Saúde e do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves), da Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz.

Ana Carolina da Matta Chasin, Bacharel em Ciências Sociais e Direito; Advogada; Integrante da equipe executiva da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos.

Marcelo Daher, Bacharel em Ciências Sociais; Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP; Coordenador do Projeto Rede Nacional de Observatórios de Direitos Humanos.

Carolina de Mattos Ricardo, Bacharel em Ciências Sociais; Mestranda em Direito; Integrante da equipe executiva do Instituto São Paulo Contra a Violência e da Secretaria executiva do Fórum Metropolitano de Segurança Pública de São Paulo.

Kathie Njaine, Doutora em Ciências, na área de Saúde Pública; Pesquisadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves), da Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz.

Sistema Penitenciário

Julita Lemgruber (coordenadora) é Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Foi Diretora Geral do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro entre os anos de 1991 e 1994. Dentre outras atividades, foi Chefe da Assessoria Técnica da Secretaria de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, foi membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Ministério da Justiça (1995- 1998), e Ouvidora de Polícia do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes e presta consultoria ao governo britânico em projeto que pretende adequar a gestão penitenciária no Estado de São Paulo aos instrumentos internacionais de Direitos Humanos.

Milton Júlio de Carvalho Filho é graduado em Economia pela UFBA, especialista em Pesquisa Sociológica pela UFPE, mestre em Educação pela UFBA e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Atualmente, é diretor do Núcleo Anti Violência, NAVE, e vinculado a projetos de pesquisa na pós-graduação da PUC-SP.

Mafalda Moretto Pacheco é psicóloga formada pela Universidade Gama Filho e fez diversos cursos de extensão universitária ligados à área de psiquiatria e criminologia. Dentre outras atividades, já foi diretora do Presídio Feminino Nelson Hungria psicóloga do Hospital Penal de Niterói. Atualmente, é diretora da divisão de Psicologia da Coordenação de Saúde do Departamento do Sistema Penal, DESIPE, além de coordenadora técnica de todos os psicólogos desta instituição. É também coordenadora da Sub-Comissão de Reestruturação das Comissões Técnicas de Classificação, CTC, e membro da Sub-Comissão de Reestruturação da área de Saúde, SEJ.

Guilma Olga Espinoza Mavila é formada pela Universidade San Martin de Porres, no Peru e tem mestrado concluído na Universidade de São Paulo. Dentre outras atividades desenvolvidas, foi coordenadora da Oficina de Direitos Humanos e execução penal na penitenciária Feminina da Capital e diretora adjunta de Relações Internacionais do IBCCRIM. Atualmente, é advogada e coordenadora do Instituto Latino-Americano de Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente - ILANUD. É também coordenadora do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM.

Cláudia Stella é graduada em Psicologia pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e doutoranda em Educação pela PUC-SP. Dentre outras atividades foi diretora do sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo.

Doriam Luis Borges de Melo é graduado em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, e mestrando em Pesquisa Social e Amostragem também pelo ENCE. Como pesquisador, já trabalhou no Instituto de Estudos da Religião, ISER. Atualmente, é estatístico do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), vinculado à Universidade Cândido Mendes.

Julio César de Freitas Ribeiro é historiador formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, e mestre em Ciências em Engenharia de produção pela COPPEUFRJ. Suas atividades profissionais incluem o magistério na área de História e Artes, experiências como agente e produtor cultural, além de trabalhos como Artista Plástico.

Marcelo Ribeiro Freixo é bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Foi coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ, coordenador do projeto de educação popular no Presídio Edgar Costa, presidente do Conselho da Comunidade de Comarca do Rio de Janeiro, dentre outros. Atualmente, é pesquisador da ONG Centro de Justiça Global, sediada no Rio de Janeiro.

Tania Maria Dahmer Pereira é graduada em Serviço Social pela PUC-RS, mestre em Serviço Social pela PUC-RJ e doutoranda em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da UFRJ. Ocupou cargos de direção técnica e Administrativa no Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro e foi assistente social do Hospital de Custódia e Tratamento Heitor Carrilho, no Conjunto Penal Frei Caneca. Atualmente, é conselheira da direção do Conselho Regional de Serviço Social.

Maria Márcia Badaró Bandeira é psicóloga formada pela Universidade Gama Filho, com especialização em Psicologia Jurídica e Escolar. É psicóloga da Superintendência de Saúde da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, CESeC, da Universidade Cândido Mendes.

Equipe Administrativa:

Liete Teixeira (Coordenadora)

Rosemar Teixeira Regoli Martins

Josimara Mendes Queiroz

Paulo Rogério Alves Brene

Tiago Santana da Conceição

Revisão Técnica do Texto Final:

Claudia Fernanda Chigres, Bacharel em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestra em História Social da Cultura pela PUC-RJ e Doutora em Literatura Portuguesa pela PUC-RJ; Professora Visitante do Departamento de Letras da Universidade Federal Flumimense.

< Voltar


AP

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Linha do Tempo
MNDH
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
Curso de Agentes da Cidadania Direitos Humanos
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos