 
 
          
Polícia e Direitos Humanos: 
            
            do Antagonismo ao Protagonismo 
            Guia para membros de ONGs que 
            desejam criar programas 
           
          CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO SUPERIOR DE
            FORMAÇÃO DE DELEGADOS DE POLÍCIA
            DA ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL
            DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL  
          Aulas 1 e 2  
          Assunto: Identificação, integração e sondagem sobre a Disciplina. 
             
          Objetivo: Aferir a idéia que os alunos têm a respeito de Direitos 
            Humanos e suas expectativas com relação a Disciplina.  
              
          Aulas 3 e 4  
              
          Assunto: Principais instituições nacionais e internacionais de defesa 
            dos Direitos Humanos.  
          Objetivo: Permitir a compreensão do papel das instituições e corrigir 
            as distorções existentes a respeito.    
          Aulas 5 e 6    
          Assunto: Revisão de conceitos e aplicação de conceitos corretos: homem, 
            pessoa, cidadão, cidadania, direito, direitos humanos, sociedade justa 
            e justiça.  
          Objetivo: Corrigir termos depreciativos usados no cotidiano e recomendar 
            conceitos mais adequados no trato com o usuário.   
             
          Aulas 7 e 8    
          Assunto: Perfil histórico dos Direitos Humanos e Direito Natural. 
             
          Objetivo: Situar Direitos Humanos ao longo da história, tendo como, 
            paradigma os Direitos Naturais.    
          Aulas 9 e 10  
              
          Assunto: Primeiros documentos de proteção aos Direitos Humanos até 
            a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.  
          Objetivo: Permitir ao aluno, o conhecimento das mensagens dos documentos 
            que deram origem aos Direitos Humanos.  
          Aulas 11 e 12    
          Assunto: Documentos Internacionais de defesa dos Direitos Humanos 
            (ONU, OEA, DUDH, PIDCP, PIDESC, Convenção Americana sobre Direitos 
            Humanos.  
          Objetivo: Situar o país no contexto da ONU e OEA e mostrar os compromissos 
            assumidos com a ratificação de documentos internacionais.  
              
          Aulas 13 e 14    
          Assunto: Violência: tipos e formas; brutalidade e criminalidade. 
             
          Objetivo: Identificar as formas e tipos de violência mostrando as 
            dificuldades do policial no centro dessas contradições.  
              
          Aulas 15 e 16    
          Assunto: Tortura: sua história e como evitá-la.  
          Objetivo: Examinar o contexto em que a tortura ocorre e sua ineficácia, 
            buscando formas de evitar sua ocorrência.    
            
          Aulas 17 e 18    
          AVALIAÇÃO    
             
          Aulas 19 e 20 /o:p>   
          Assunto: Documentos internacionais e nacionais que proíbem a tortura. 
             
          Objetivo: Conhecer os documentos e identificar os compromissos do 
            policial no cumprimento de seus preceitos.    
            
          Aulas 21 e 22    
          Assunto: Convenções contra a tortura: definição, significado, autores 
            de tortura, justificativas não admitidas para a prática da tortura, 
            situação do país em relação à tortura.  
          Objetivo: Compreender a tortura segundo as convenções e   situar-se, frente a questão, 
            buscando proteger-se como policial.  
          Aulas 23 e 24    
          Assunto: Código de Condutas para funcionários encarregados de fazer 
            cumprir a lei.  
          Objetivo: Conhecer as recomendações do documento para o cotidiano 
            policial.    
            
          Aulas 25 e 26    
          Assunto: Código Internacional de Ética Policial.  
          Objetivo: Conhecer as recomendações do documento para o cotidiano 
            policial.    
          Aulas 27 e 28    
          Assunto: /b>Pena de Morte: histórico e tipos.  
          Objetivo: Compreender a questão da pena de morte com as complexidades 
            que a envolvem.    
          Aulas 29 e 30    
          Assunto: Documentos nacionais e internacionais que proíbem a pena 
            de morte.  
          Objetivo: Identificar a responsabilidade da Polícia, na preservação 
            da vida e no cumprimento da legislação.    
          Aulas 31 e 32    
          AVALIAÇÃO 
          < 
            Voltar