Polícia e Direitos Humanos:
do Antagonismo ao Protagonismo
Guia para membros de ONGs que
desejam criar programas
"A POLÍCIA E A CIDADANIA NO
ESTADO DE SÃO PAULO"
Abaixo, sob autorização, reproduzimos extratos do
texto que leva o título acima, de autoria do Coronel Hermes Bittencourt
Cruz, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, relatando "a experiência de implantação
em São Paulo, da ideologia de uma Polícia Cidadã."
Servem, os referidos extratos, como prêambulo ao
Conteúdo Programático da Disciplina "Direitos da Cidadania"
ministrada nas Escolas de Polícia Militar daquele Estado.
"APROXIMAÇÃO
COM ENTIDADES DE DEFESA DE
DIREITOS HUMANOS"
A participação cada vez maior da sociedade no processo
de segurança solidária, e na conscientização de que segurança não é apenas
questão de polícia, fez com que as portas da polícia se abrissem para
Organizações de Defesa dos Direitos Humanos:
-
Anistia Internacional;
-
Núcleos de Estudos da Violência da Universidade
de São Paulo;
-
Human Rights watch/Américas;
-
GELEDÉS - Instituto da Mulher Negra;
-
Conselho da Comunidade Negra;
-
Serviço de Advocacia da Criança;
-
Pastoral do Menor;
-
Ordem dos Advogados do Brasil.
Apesar das dificuldades iniciais, as relações entre
essas entidades e a polícia foram se aprofundando e hoje encontramos de
ambas as partes uma boa disposição para o diálogo.
Representantes dessas entidades têm participado
de encontros e debates tanto na Universidade como nas escolas policiais
e os resultados são animadores no sentido de que a Polícia responda aos
anseios da sociedade e seja vista numa dimensão amiga e protetora."
"DISCIPLINA: DEFESA DA CIDADANIA
Para aperfeiçoar a formação e educação dos policiais, as Secretarias
da Segurança e da Justiça e Defesa da Cidadania criaram em 1991 um grupo
de trabalho do qual participaram representantes do Ministério Público,
das Polícias, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, da Anistia Internacional
e do Conselho da Comunidade Negra. Este grupo foi encarregado de elaborar
um programa para a disciplina DIREITOS
DA CIDADANIA, cujo objetivo principal é educar para a cidadania.
O significado maior, seria educar o policial para a cidadania, no sentido
de formá-lo para o respeito aos direitos do cidadão.
Após a discussão em vários níveis e com ampla participação de
representantes da sociedade, o grupo aprovou o conteúdo programático,
que é apresentado no 'Anexo C'.
A disciplina foi introduzida nas escolas de
formação de policiais civis e militares e vem possibilitando a internalização
de valores e de comportamentos que colocam a relação policial - cidadão
numa situação de mútua compreensão e de soluções amistosas para conflitos,
até então carregados de tensão/receio de ambas as partes."
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