Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


Relatório do Primeiro Dia


 

Tópicos

  • Introdução aos trabalhos desenvolvidos pela DHnet (da BBs ao Website);
  • Histórico da Internet, seu funcionamento e noções de navegação;
  • Introdução ao conceito de Redes Telemáticas;
  • Planejamento do Website de Crsitalândia (CDHC).

 

Histórico

Desde meados de 1995, um grupo de militantes de direitos humanos criaram em Natal(RN), um grupo de reflexão para aprofundar a questão "Direitos Humanos X Realidade Virtual". Como resultado, em primeiro de maio de 1996, dia do trabalho e entrada oficial do Brasil na INTERNET, entra em operação o BBS Direitos Humanos & Cultura. Dois anos após, no mesmo primeiro de maio, a experiência do BBS transforma-se na DHnet - Rede de Telemática Direitos Humanos & Cultura, que vem a ser o primeiro provedor de informações inteiramente dedicado a Direitos Humanos no Brasil.

Muitos espaços foram ocupados, como a criação de um grupo de suporte para a experiência, oriundo tanto de setores ligados a lutas sociais, como pessoas ligadas as artes a a cultura.

Parcerias foram feitas e aprofundadas, como a da CESE-Coordenadoria Ecumênica de Serviço, que acreditando na experiência, aprovou dois pequenos projetos, que vieram a ser nossos primeiros computadores, scanner, etc.

O feitio de páginas para o MNDH-Movimento Nacional de Direitos Humanos, da Human Rights Watch, da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, etc., vieram reforçar tais inserções.

O aprofundamento da questão cultural e memória histórica foi outro avanço, com os projetos Poesia Circular, Memória Virtual Djalma Maranhão, livro em RealAudio de Marize Castro, a versão virtual do Dossier dos Mortos e Desparecidos Políticos Pós-67.

Porém, necessitávamos de algo maior. Durante a realização do X Encontro Nacional de Direitos Humanos do MNDH, travamos conhecimento com o Bispo D.Heriberto Hermes, da Prelazia de Cristalândia, que externou a nós

O plano de informatizar geral toda a sua área pastoral. E daí nasceu a presente parceria, que tem por intuito fazer a conexão entre as coisas do ciberespaço/INTERNET com as lutas sociais, e daí nascem nas nossas mentes termos como cibercidadania, ciberpastoral, etc.

Esse é o desafio: como realizar coisas que devam ir além dos softs e hardwares da vida, como transformar tudo isso em novas formas de luta, na ótica dos excluídos? Não apenas um desafio, mas uma imensa necessidade em época de tantos paradigmas dinamitados. Retomar o sonho, reconstruir a Utopia, acreditar no novo, pegando as armas, as formas e os conteúdos que paradoxalmente nos oprimem. Retomar a lógica da dialética, acreditar e ousar que a contradição continua ser o espaço de construir o NOVO.

Equipe da DHnet


Relato

No primeiro dia de trabalho junto à Equipe da Dhnet em Natal, tive os primeiros contatos com a mesma, que me portei a maior parte do tempo para conhecer a história do surgimento e trabalhos da Dhnet até os dias atuais, sendo que os ministradores do curso expuseram de forma sucinta cada passo de trabalho. Na oportunidade, também, fiz uma exposição dos trabalhos do Centro de Direitos Humanos de Cristalândia, seu principal escopo, suas atuações e dificuldades vividas no dia-a-dia.

Foi possível conhecer os principais equipamentos necessários para se ter uma infra-estrutura para a montagem de Home Page. Foi discutido a possibilidade de enviar a Dom Heriberto, Bispo da Prelazia de Cristalândia algo sobre o 1º encontro com a Equipe, que resultou na criação de uma página que foi colocada ao ar.

 De acordo aos primeiros contatos e conhecimentos da infra-estrutura e trabalhos da Equipe, registro que foi um pouco diferenciado pelo fato de não conhecer o trabalho de INTERNET, porém avalio o teor da importância pela experiência que presenciei.

Sebastião Bezerra


VOLTA MENU

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar