| 2.5 - Educação para os
                      Direitos Humanos
   DE
                        IMEDIATO
                        
                        
                         175.
                        Assegurar o ensino da Educação para à Cidadania e os
                        Direitos Humanos, em toda rede escolar de primeiro,
                        segundo e terceiro graus e no curso de formação de
                        policiais, pela abordagem de temas transversais
                        inseridos nas disciplinas já existentes. 
                        
                         A
                        CURTO PRAZO
                        
                        
                         176.
                        Promover cursos de capacitação de professores para
                        ministrar disciplinas ou desenvolver programas
                        interdisciplinares na área de Direitos Humanos, em
                        parceria com entidades não-governamentais.
                        
                        
                        
                         177.
                        Conceder anualmente prêmios a entidades e pessoas que
                        se destacaram na defesa dos Direitos Humanos,
                        valorizando a iniciativa de entidades e pessoas que
                        ampliem a compreensão da sociedade sobre a importância
                        desse tema.
                        
                        
                        
                         178.
                        Desenvolver programas e campanhas educativas sobre o
                        tema cidadania e Direitos Humanos, no sentido de
                        conscientizar os jovens, a família e a comunidade, dos
                        seus direitos e deveres.
                        
                        
                        
                         179.
                        Desenvolver programas educativos enfatizando o valor da
                        diversidade e do pluralismo em uma sociedade
                        democrática.
                        
                        
                        
                         180.
                        Criação da Semana Estadual de Direitos Humanos na Rede
                        Escolar pública e privada e, na mesma oportunidade
                        promover concursos entre as escolas por meio de
                        cartazes, pintura, redações e outras manifestações
                        artísticas sobre o tema da igualdade de direitos dentro
                        da diferença, Direitos Humanos e dilemas sociais da
                        atualidade.
                        
                        
                        
                         181.
                        Promover cursos de formação e seminários para
                        professores da rede pública sobre a questão racial,
                        com o objetivo de resgatar a história e as lutas do
                        povo negro na construção do nosso país.
                        
                        
                        
                         182.
                        Inserir “Ética, Cidadania e Violência” na grade
                        curricular do primeiro grau. 
                        
                         183.
                        Criar comissão para elaborar e sugerir material
                        didático e metodologia educacional e de comunicação
                        para a implementação das medidas e ações sugeridas
                        à área educacional.
                        
                        
                        
                         A
                        MÉDIO PRAZO
                        
                        
                         184.
                        Inclusão nos cursos de Direito, Medicina e
                        Comunicação Social da 
                        disciplina “Cidadania e Direitos Humanos”, 
                        com abordagem de gênero.
                        
                        
                        
                         185.
                        Incluir no currículo de ensino de primeiro e segundo
                        grau a história e a cultura da comunidade negra e
                        indígena do Brasil, na região Nordeste e no Estado do
                        Rio Grande do Norte.
                         
                        
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