2.5 - Educação para os
Direitos Humanos
DE
IMEDIATO
175.
Assegurar o ensino da Educação para à Cidadania e os
Direitos Humanos, em toda rede escolar de primeiro,
segundo e terceiro graus e no curso de formação de
policiais, pela abordagem de temas transversais
inseridos nas disciplinas já existentes.
A
CURTO PRAZO
176.
Promover cursos de capacitação de professores para
ministrar disciplinas ou desenvolver programas
interdisciplinares na área de Direitos Humanos, em
parceria com entidades não-governamentais.
177.
Conceder anualmente prêmios a entidades e pessoas que
se destacaram na defesa dos Direitos Humanos,
valorizando a iniciativa de entidades e pessoas que
ampliem a compreensão da sociedade sobre a importância
desse tema.
178.
Desenvolver programas e campanhas educativas sobre o
tema cidadania e Direitos Humanos, no sentido de
conscientizar os jovens, a família e a comunidade, dos
seus direitos e deveres.
179.
Desenvolver programas educativos enfatizando o valor da
diversidade e do pluralismo em uma sociedade
democrática.
180.
Criação da Semana Estadual de Direitos Humanos na Rede
Escolar pública e privada e, na mesma oportunidade
promover concursos entre as escolas por meio de
cartazes, pintura, redações e outras manifestações
artísticas sobre o tema da igualdade de direitos dentro
da diferença, Direitos Humanos e dilemas sociais da
atualidade.
181.
Promover cursos de formação e seminários para
professores da rede pública sobre a questão racial,
com o objetivo de resgatar a história e as lutas do
povo negro na construção do nosso país.
182.
Inserir “Ética, Cidadania e Violência” na grade
curricular do primeiro grau.
183.
Criar comissão para elaborar e sugerir material
didático e metodologia educacional e de comunicação
para a implementação das medidas e ações sugeridas
à área educacional.
A
MÉDIO PRAZO
184.
Inclusão nos cursos de Direito, Medicina e
Comunicação Social da
disciplina “Cidadania e Direitos Humanos”,
com abordagem de gênero.
185.
Incluir no currículo de ensino de primeiro e segundo
grau a história e a cultura da comunidade negra e
indígena do Brasil, na região Nordeste e no Estado do
Rio Grande do Norte.
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