Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

       
 
 

LIÇÕES DA DÉCADA DE 1990 (III)

Identidade e mimetismo 

Não é difícil identificar a marca imperial da “Terceira Via”, este novo projeto anglo-saxão; nem perceber que ele é, no fundo, um factóide vazio. Mas então, cabe explicar por que a proposta teve tanta repercussão e acolhimento entre os intelectuais e políticos da social-democracia 

José Luís Fiori* 

 

Foi no dia 5 de fevereiro de 1998 que o líder trabalhista inglês Tony Blair anunciou, em  Washington e ao lado do presidente Bill Clinton, sua decisão conjunta de convocar uma reunião internacional para discutir e criar um novo movimento  mundial de “centro-esquerda”, aglutinado em torno à idéia de um “terceira via”. Um ponto intermediário a ser definido, no universo político-ideológico, situado entre o programa neoliberal e as teses e políticas tradicionais da socialdemocracia européia e dos new dealers norte-americanos. Na mesma entrevista, os dois defenderam uma nova guerra ocidental contra o Iraque e a aprovação, pelos países desenvolvidos, de um Acordo Multilateral de Investimentos (AMI), que consagraria definitivamente a soberania do capital financeiro internacional frente ao poder dos estados nacionais. Não é difícil identificar a marca imperial deste novo projeto anglo-saxão. Basta olhar para o que propunham os criadores desta “terceira via”. No plano interno dos seus países, “un prologement vaguement social de la révolution tatcheriste”, como disse o Nouvelle Obsrvateur1. E no plano externo – com relação ao resto do mundo -- a defesa intransigente da supremacia econômica dos seus capitais financeiros e das políticas de abertura e desregulação radical dos mercados e dos Estados nacionais periféricos. Tampouco é muito difícil entender por que este slogan tão antigo quanto indefinido teve uma receptividade tão grande entre os intelectuais  e partidos “social-democratas” que comandaram, na década de 1990, a “revolução tatcherista” na América Latina.  

Três questões nunca respondidas 

Tudo isto, entretanto, não desqualifica a necessidade de uma reflexão mais atenta, pelo menos por parte dos que se consideram socialistas, sobre as razões do sucesso deste verdadeiro factóide anglo-saxão. Porque a verdade é que sua força alimenta-se de uma imprecisão conceitual e estratégica que persegue os partidos social-democratas desde suas origens. São pelo menos três os problemas que jamais foram respondidos de forma consensual e categórica pelos socialistas. O primeiro deles relativo à suas relações identitárias com a classe operária, envolvendo, quase sempre, uma idealização conceitual do proletariado como base social, única ou preferencial, do projeto histórico socialista de longo prazo. O segundo, relacionado à questão da representatividade eleitoral dos partidos socialistas e à de suas alianças indispensáveis para a conquista democrática dos governos ou de maiorias parlamentares. E finalmente o terceiro, o mais complicado dos três, sobre o que fazer com as maiorias e os governos conquistados ou, mais precisamente, sobre o que possa ser uma “gestão socialista” de uma economia capitalista.     

Pelo menos desde que foi aprovado, em 1891, o Programa de Erfurt da docial-democracia alemã, dificilmente houve acordo sobre este ponto, entre os economistas e os teóricos e políticos socialistas. A experiência soviética foi excepcional e passou por uma revolução. Mas no resto da Europa, o que nos conta a história é algo bastante surpreendente e provocador. Em primeiro lugar, porque as grandes reformas institucionais e políticas que se transformaram em apanágio da social-democracia na verdade ou foram iniciadas, ou foram teoricamente formuladas, por governos e intelectuais que nunca foram socialistas. Foi o caso de Bismarck ou Lord Beveridge, com relação ao welfare state; mas também de Lord Keynes, Raul Prebisch ou Celso Furtado, com relação às políticas de pleno-emprego nos países centrais, ou às políticas nacionais de desenvolvimento econômico, na periferia capitalista.  

O grande paradoxo das reformas 

Mas além disto, e ainda mais paradoxal, é que quando os próprios socialistas ou social-democratas foram chamados a gerir o sistema capitalista, optaram invariavelmente por políticas econômicas absolutamente ortodoxas e às vezes reacionárias, submetidas aos padrões monetários dominantes e contrárias aos interesses dos trabalhadores. Foi assim no caso, por exemplo de Rudolf Hilferding, enquanto ministro de Economia da Alemanha, nos anos 1920; como também no dos governos de François Mitterand e Felipe Gonzales, na década de 1980. E quando não foi assim, foi porque os social-democratas continuaram as políticas e as reformas iniciadas pelos liberais ou conservadores. Com a diferença de que, depois da Segunda Guerra Mundial, apropriaram-se de idéias e políticas favoráveis ao mundo do trabalho. Enquanto que na década de 80 e 90, transformaram-se em herdeiros e gestores do legado da revolução tatcherista. É por isto que o sucesso da idéia da “terceira via” contém uma lição e um desafio que transcendem a década de 1990 e a própria banalidade de suas propostas. Pelo menos para os socialistas. 

 

* José Luís Fiori é cientista político



1 “Uma continuação vagamente social da revolução tatcherista”... Nouvel Observateur é um semanário francês

,

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar