Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

       
 
 
A luta contra o capital global não tem fronteiras 

Michael Löwy*

Permitam-me começar com uma referencia ao Manifesto Comunista de Marx et Engels, obra que contém um incisivo e penetrante diagnóstico do mundo contemporâneo. O capitalismo - insistiam os dois autores - está levando a cabo um processo de unificação do mundo, submetendo todo o planeta à sua dominação. A burguesia "obriga, sob pena de morte, todas as nações a adotar o modo burguês de produção; ela as obriga a introduzir a assim chamada civilização em seu seio, isto é, à se tornarem também burguesas. Numa palavra, ela modela o mundo à sua imagem". Isto era, em grande medida, em 1848, uma anticipação de tendências futuras. Se trata de uma analise que é muito mais verdadeira hoje do que há 150 anos atrás.

Nunca antes conseguiu o capital, como agora, no início do século 21, exercer um poder tão completo, absoluto, integral, universal e ilimitado sobre o mundo inteiro. Nunca antes pôde impor, como atualmente, suas regras, suas políticas, seus dogmas e seus interesses à todas as nações do globo. Nunca antes existiu uma tão densa rede de instituições internacionais - como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial, a Organização Internacional do Comércio - destinada a controlar, governar e administrar a vida da humanidade segundo as regras estritas do livre mercado capitalista e do livre lucro capitalista. A ditadura internacional que exercem as multinacionais e o capital financeiro mundial é sem precedente na historia. A previsão de Marx e Engels se realizou, em um grau surpreendente.

Entretanto, encontramos também no Manifesto Comunista certos equívocos bastante significativos. Inspirados por um otimismo "livre-cambista", e por um método bastante economicista, Marx e Engels previram - erroneamente - que "as demarcações e os antagonismos nacionais dos povos desaparecem cada vez mais com o desenvolvimento da burguesia, com a liberdade do comércio e o mercado mundial, com a uniformidade da produção industrial e as condições de existência que correspondem a essas demarcações e a esses antagonismos".

A história do século 20 - duas guerras mundiais, e inúmeros conflitos brutais entre nações - não confirmou de maneira alguma esta previsão. Na realidade, o que esta experiência histórica demonstra é que o reino da burguesia e a dominação do mercado capitalista não suprimem mas intensificam - a um grau sem precedente - os conflitos nacionais.

Que consequências teve a intensificação do processo de globalização capitalista nos últimos anos ? Se examinamos o que se passou nesta década, fica evidente que, contrariamente ao que pretendem os ideólogos do mercado global, este não contribui de nenhuma maneira a criar uma « nova ordem mundial » pacífica e harmoniosa. Bem pelo contrário a globalização « realmente existente » nutriu os pânicos identitários e os nacionalismos tribais. A falsa universalidade do mercado mundial estimula os particularismos e endurece as xenofobias : O cosmopolitismo mercantil do capital e as pulsões identitárias agressivas se nutrem reciprocamente.

Na discussão sobre o futuro dos Estados-Nações há dois erros que devem ser evitados: o primeiro, é de considerar os Estados-Nações como instituições em declínio, desaparecimento ou perda de qualquer poder político e/ou econômico como resultado do processo de globalização neoliberal; e o segundo é acreditar que a defesa de nação e da soberania nacional é a única ou a principal linha de defesa contras os estragos do mercado globalizado.

Comecemos pelo primeiro: contrariamente ao que se afirma com frequência, os Estados-Nação continuam a jogar um papel decisivo no campo político e econômico. Para começar, são os Estados dos países capitalistas dominantes, através de seus representantes, que determinam as políticas neoliberais do G-7, do FMI, do BM, da OMC. São estes mesmos Estados, que utilizando seus instrumentos militares e em particular a OTAN, impõe sua ordem em escala mundial, como o demonstram as guerras de intervenção imperial no Golfo e na Iougoslavia. Enfim, o Estado-Nação norte-americano, única super-potência no mundo atual, exerce uma hegemonia econômica, polìtica e militar indiscutível.

No caso dos países do Sul, os Estados-Nações não deixam de jogar um papel importante: salvo poucas exceções, funcionam como correias de transmissão para o sistema de dominação imperial, se submetem sem hesitação aos imperativos do capital financeiro e aos ditados do FMI, colocam o pagamento da dívida externa como primeira prioridade do orçamento e põe em pratica, com o maior zêlo, as políticas neoliberais de “ajuste estrutural”.

Como resistir à globalização capitalista, às políticas neoliberais produtoras de brutal desigualdade social, de desastres ecológicos, de regressão social, de « horror econômico » e de agravamento da dívida e da dependência dos paises do Terceiro Mundo ? É óbvio que o Estado-Nação tem um papel a jogar neste resistência, e a primeira exigência dos movimentos anti-sistêmicos – para utilisar a pertinente terminologia de Immanuel Wallerstein – é de que seus governos rompam com as orientações do FMI, decretem uma moratória da dívida externa, e reorientem a produção para as necessidades do mercado interno. Mas, em última análise, uma luta eficaz contra o Império do Capital multinacional não pode se limitar ao nível do Estado-Nação . Por varias razões :

1)      As vitórias obtidas ao nível nacional são limitadas, precárias e constantemente ameaçadas pela potência do mercado capitalista mundial e de suas instituições.

2)      Uma perspectiva estreitamente nacional não permite a formação de alianças e a constituição de um polo mundial alternativo. Só uma coalisão de forças internacional é capaz de enfrentar e obrigar a recuar o capital global e seus instrumentos : FMI, OMC.

3)      O Estado-Nação não é um espaço social homogêneo. As contradições de classe, os conflitos sociais e a fratura entre a oligarquia e a massa dos trabalhores, a elite previlegiada e multidão dos pobres e dos excluídos atravessa cada nação.

4)      Sem negar a legitimidade de formas progressistas e emancipadoras do nacionalismo – por exemplo, dos movimentos de libertaçâo nacional dos curdos, dos palestinos ou dos habitantes de Timor-Leste - ele tem tomado predominantemente no mundo de hoje formas intolerantes, agressivas, expansionistas, opressoras. Massacres intercomunitários, guerras nacional/religiosas, « purificações etnicas » e até genocídios tem caracterizado a ultima década do século XX.

5)       Os problemas mais urgentes da época são internacionais. A dívida do Terceiro Mundo, a ameaça de catástrofe ecológica iminente, o necessário controle da especulação financeira e a supressão dos paraísos fiscais, são questões globais que exigem soluções planetárias.

 

Para lutar de maneira eficaz contra o sistema é preciso agir simultaneamente em três niveis : o local, o nacional e o mundial. O movimento zapatista é um bom exemplo desta dialética : profundamente enraizado nas comunidades indígenas de Chiapas e sua exigência de autonomia, ele luta ao mesmo tempo contra a dominação imperialista sobre a nação mexicana e contra a hegemonia mundial do neoliberalismo (Conferência Intercontinental pela Humanidade e contra o Neoliberalismo em Chiapas, 1994 ). Mas é o caso também do MST brasileiro, que tem sua base social nas mobilizações e ocupações locais, que apresenta um projeto nacional para um novo modelo de desenvolvimento econômico e social no Brasil, sem deixar, ao mesmo tempo, de participar da rede camponesa internacional « Via Campesina » e de todas as mobilizações internacionais contra a globalização capitalista. Ou então para citar um exemplo diretamente relacionado com este evento, a prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado do Rio Grande do Sul, dirigidos por administraçôes petistas, tratam de enfrentar as urgentes questôes locais à partir das necessidades sociais da população pobre e trabalhadora, ao mesmo tempo em que participam do combate da oposição popular brasileira contra a política neoliberal do governo FHC, e que co-organizam este Fórum Social Mundial de reflexão sobre um novo mundo possível.

Não se pode negar que o Estado-Nação ainda é um dos terrenos essenciais da luta : em cada pais é com seu governo que o movimento antiliberal tem que ajustar contas em primeiro lugar. Mas cada vez aparece mais a necessidade urgente de unir forças, intercambiar experiências, articular iniciativas, em vistas de constitur um pólo alternativo, um contra-poder , uma Internacional da Resistência à globalização capitalista. O encontro internacional de Chiapas em 1994, as batalhas de Seattle, Praga e Nice no ano passado, e este Forum Social Mundial que inaugura o século XXI, são algumas das principais etapas da constituição deste novo internacionalismo, ja não mais submetido à um campo militar da guerra fria ou à um bloco de Estados, mas sim orientado pelos interesses comuns dos trabalhadores de todos os países e pela defesa da Humanidade.

 O que está em jogo, nesta confrontação planetária decisiva, não é o destino de uma ou outra nação mas o do conjunto da espécie humana, ameaçada em sua própria sobrevivência pelas catástrofes ecológicas que resultarão, inevitavelmente, do curso atual, desenfreado e irracional, de destruição capitalista do meio ambiente. Como bem o resume o apelo do Fórum Social Mundial, o que esta na ordem do dia é a busca de um mundo diferente, que devemos construir juntos.

Nesta batalha os níveis regionais ou continentais, mais além do Estado-nação, são um campo cada vez mais decisivo. Em sua forma atual a União Européia, o Mercado Comum Europeo, o Mercosul e outras instâncias regionais deste tipo, são instrumentos dóceis da globalização capitalista liberal ou pelo menos não representam uma pólo de resistência à lógica do Mercado Global. Isto não impede que a unificação econômica e política da Europa e da América Latina – o que inevitavelmente limitara as atribuições e a soberania do atuais Estados-Nações – em outras bases, a partir dos interêsses populares, das necessidades sociais e do respeito ao meio ambiente, é uma condição sine qua non para uma mudança da correlação de forças em escala mundial e para enfrentar a hegemonia planetária do Império norte-americano.

O capital global – tal como ele se materializa nas empresas multinacionais, no mercado financeiro especulativo, nos paraísos fiscais, nas políticas de “ajuste estrutural”, nas instituições globais (FMI, BM, OMC), e na dominação imperial do G-7 – é o inimigo comum da grande maioria da humanidade. Seus adversários são trabalhadores de Paris e de São Bernardo do Campo, sindicalistas de Detroit e de Seoul, camponêses da Confédération Paysanne e do MST brasileiro, ecologistas do Sul e do Norte, feministas da Marcha Mundial das Mulheres, jovens das redes de ação direta contra a mercantilização do mundo, e militantes de todas as cores do arco-íris da esquerda socialista, comunista e libertária. Esta luta contra o capital global não conhece fronteiras : ela é, por necessidade imperativa, mundial e planetária. 

*Michael Löwy é sociólogo, pesquisador do conselho nacional de pesquisa científica.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar