Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


11 de Junho

CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - COHEDUCI

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA

LOCAL: SEDE COHEDUCI – Av. Deodoro, 249, Petrópolis

DATA: 11/06/2001

HORÁRIO: 17:00 horas

PARTICIPANTES:

Membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania

PAUTA

- Conferência Nacional de Direitos Humanos – Brasília/DF – 30, 31/05 /2001 e 01/06/2001

- Reunião Extraordinária em Macau/RN – 16/05/2001

- Audiência com Governador Garibaldi Filho – 13/06/2001 (quarta-feira), às 12:00 horas

- Criação e implantação da Ouvidoria de Polícia no RN

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - COHEDUCI

Local: Sede do COHEDUCI – Av. Deodoro, 249 - Petrópolis

Data: 11/06/2001

RELAÇÃO DOS CONSELHEIROS/REPRESENTANTES PRESENTES

INSTITUIÇÃO

CONSELHEIRO/REPRESENTANTE

1. Secretaria de Segurança Pública

Elias Nobre de A. Neto

2. Polícia Militar

Valdenor Félix da Silva

3. CONSEC

Hélcio Benévolo Xavier Filho

4. Ministério Público Estadual

Jann Polacek M. Cardoso

5. Poder Legislativo

José Adriano de S. Gadelha

José Gercino S. Maia

6. Ministério Público Federal

Marco André Seifert

7. OAB/RN

Adebal Ferreira da Silva

8.Centro de Direitos Humanos e Memória Popular - CDHMP

Roberto de Oliveira Monte

Marcos Dionísio M. Caldas

9. Sindicato Patronal

José Aquino Medeiros

10. Arquidiocese de Natal

Geraldo Soares Wanderley

11. Ordem dos Pastores Evangélicos

Enoque José de Araújo

12. Fórum de Mulheres do RN

Ana Pula Felizardo

13. Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias – CODEM/SEJUC

Tertuliano Cabral Pinheiro

14. SINPOL

Vilma Marinho Cezar

ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA, REALIZADA EM 11/06/2001, NA SEDE DO COHEDUCI (AV. DEODORO, 249 - PETRÓPLIS)

Presidente: Roberto de Oliveira Monte

Secretário: Tertuliano Cabral Pinheiro

Início: 15:00 horas

01 – ROBERTO MONTE - Abriu a reunião cumprimentando todos os presentes e passou a palavra para Tertuliano Cabral Pinheiro, Secretário do Conselho.

02 – TERTULIANO CABRAL -  Cumprimentou todos os presentes e em seguida fez  comentários da Conferência Nacional de Direitos Humanos, realizada em Brasília/DF, nos dias 30,31/05 e 01/06/2001, que contou com a presença de três deputadas estaduais (Márcia Maia, Fátima Bezerra e Sandra Rosado) e vários membros deste COHEDUCI.  Disse que a reunião extraordinária deste Conselho, realizada no dia 16/05/2001, em Macau/RN, foi muito boa.  Em seguida informou aos conselheiros que no dia 13/06/2001, quarta-feira, às 12:00 horas, está agendada reunião dos membros do COHEDUCI com o Governador do Estado do RN, Garibaldi Alves Filho, que tem como principais pontos de pauta: Lista tríplice para Ouvidor de Polícia do Estado do RN e orçamento para este Conselho.  Logo depois passou a palavra para Roberto Monte.

03 – ROBERTO MONTE -  Fez leitura de material xerocado do Diário Oficial do Estado e distribuído com todos os conselheiros sobre a criação e implantação da Ouvidoria de Polícia no Estado do RN.  Disse que existe um processo de estadualização dos Direitos Humanos.  Em seguida anunciou a lista tríplice para ocupar o cargo de Ouvidor, composta por: Marcos Dionísio M. Caldas (CDHMP), Roberto de Oliveira Monte (CDHMP) e Geraldo Soares Wanderley (Arquidiocese de Natal) retirada de um consenso da maioria dos conselheiros.

04 – TERTULIANO CABRAL – Facultou a palavra para quem quisesse fazer uso dela.

05 – ELIAS NOBRE – Disse ser favorável  a esses nomes para a listra tríplice e sugeriu que se mais alguém quisesse se candidatar ou indicar outros nomes, que se pronunciasse.

06 – ADEBAL FERREIRA – Informou que passou 40 dias afastado das reuniões, por ter sofrido um acidente de carro.  Disse também ser favorável aos nomes citados acima e disse ainda, que se ninguém tiver nada contra, os nomes serão esses, já divulgados.

07 – ANA PAULA - Justificou sua falta na reunião extraordinária deste Conselho, realizada na Assembléia Legislativa, no dia 14/05/2001.  Quem compareceu a essa reunião representando o Fórum de Mulheres foi Elizabeth Nasser, que não repassou as informações da reunião para ela e por isso ela não teve como discutir sobre o assunto no Fórum de Mulheres.  Informou que no dia 18/06/2001 o Fórum de Mulheres do RN irá iniciar discussão sobre Ouvidoria com várias instituições.  Falta definir o local.  Falou ainda, sobre o caso de Macau, que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal já está ciente do problema, como também a UNICAM e diversos outros órgãos federais.  O COHEDUCI deve fazer solicitação de operacionalização para ter maior peso sobre o assunto.  Solicitou a degravação da fita desse caso a UNICAMP.  Afirmou ainda, que a repercussão do caso “Macau” é grande e que mesmo com dificuldades, as coisas estão tendo um bom encaminhamento.

08 – ELIAS NOBRE – Falou da deficiência da polícia técnica, pois teve que recorrer a UNICAMP para realização da degravação da fita.

09 – TERTULIANO CABRAL – Disse sentir-se satisfeito com o andamento do caso “Macau”, que as coisas estão acontecendo, mesmo que lentamente. Enfatizou que a criação oficial da Ouvidoria se deu em março de 2000 e pede aos presentes que se ninguém tiver nada contra que confirme os nomes da listra tríplice já citados.

10 – PASTOR ENOQUE – Perguntou se os componentes dessa lista tríplice dispõem de tempo para assumir a ouvidoria e que se a resposta for favorável, ele não tem nada contra.

11 – ADRIANO GADELHA – Afirma ter preocupação quanto à estrutura que essa ouvidoria vai ter.

12 – MARCOS DIONÍSIO – Disse que dispõe de tempo, que seu compromisso com o cargo é total, que tem disponibilidade de tempo e que aceita o cargo de ouvidor, desde que seja monitorado por este Conselho.

13 – TERTULIANO CABRAL – Informa que Dr. Elias Nobre, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do RN, já colocou à disposição da ouvidoria 4 salas, com pessoal de apoio, no Shopping da Cidadania, no Centro da cidade.

14 – VILMA MARINHO – Sugere que a escolha do pessoal de apoio passe pela aprovação deste Conselho e do ouvidor escolhido.

15 – PASTOR ENOQUE – Gostaria que o COHEDUCI se pronunciasse quanto à questão do racionamento de energia.

16 – ROBERTO MONTE – Pediu que se discutisse esse assunto posteriormente, para que pudesse obter maiores informações sobre o assunto.

17 – GERALDO WANDERLEY – Afirma que esse assunto deve ser discutido pelo COHEDUCI.

18 – MARCOS DIONÍSIO – Disse ainda, que o caso “Macau” chamou atenção de toda a população daquele município.  Afirmou que os Direitos Humanos não ia permitir que esse assunto morra.  Informou que foi procurado por uma pessoa, a qual não pode revelar sua identidade e que a mesma alertou para a realidade dos fatos, para que não se cometa injustiça, pois acha que o Conselho de Direitos Humanos fez uma coisa caolha, só ouviu uma versão.

19 – ADRIANO GADELHA – Disse que o Prefeito de Macau procurou marcar uma audiência com a Deputada Fátima Bezerra, para conversar sobre o caso “Macau”, que por sua vez procurou a Deputada Márcia Maia, para receberem o citado prefeito juntas.

20 – GERCINO MAIA – Informou que o referido Prefeito também procurou individualmente a Deputada Márcia Maia querendo esclarecer quais as medidas administrativas que ele tomou na qualidade de Prefeito do município de Macau/RN.

21 – JOSÉ  AQUINO – Disse que o país está colocando o cidadão em último plano e que o Conselho de Direitos Humanos deve agir para mostrar que não pode ser assim.

23 – ROBERTO MONTE – Informa aos demais Conselheiros que a data da próxima reunião do COHEDUCI é  02/07/2001.

24 – MARCOS DIONÍSIO – Acha que todos os conselheiros a partir de hoje devem assinar todo e qualquer documento também como Conselheiro do COHEDUCI.

25 – ROBERTO MONTE – Encerrou a reunião, pois nada mais havia a tratar.

26 –TERTULIANO CABRAL – Na qualidade de Secretário Executivo “ad hoc” lavrei a presente ata que depois de lida e achada conforme vai assinada pelo Sr. Presidente, por mim e demais Conselheiros.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar