Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 Ouça as músicas do Jaraguá  em formato MP3 (trechos de 60 segundos)

1 - Força Maior (Chamada)

2 - Ancestral das esferas (Memórias Armorial)

3 - Berro Estradeiro (Antenados pelo Mundo)

4 - Gunga e Viola (Berra-Boi)

5 - Coqueiros Mestres (Sertão/Beira Mar)

6 - Casa Santa (Bendito)

7 - Tira Mandinga (Batuques)

JARAGUÁ MULUNGÚ

CD Jaraguá Mulungú

Produzido por:
Cacau Arcoverde e Jorge Lima - 2003

8 - As contas do meu rosário (Reza)

9 - Azugue (Ser-tão canavial)

10 - Seu Lula Calixto

11 - Sonho de Repente

12 - Fogo Pagô

13 - Embola Malungo

14 - Sons da Amazônia

15 - Mói de Coentro II

Adquira o CD Jaraguá Mulungú

JARAGUÁ: É considerado um personagem fantástico que faz parte do imaginário da Cultura Popular; * Fantasma de cavalo; O Jaraguá faz parte do Auto Natalino dentro do Boi de Reis no Rio Grande do Norte(RN); em Pernambuco ele aparece no Carnaval; no Cariri sertão do Ceará ele é uma figura do Reizado assim como no Piauí e em outros estados do nordeste. O Saudoso mestre Manuel Marinheiro contava que o jaraguá é dos tempos primitivos...

MULUNGÚ: ( 1) Subs. Fitol.: Erva pertencente aos Orixás Irôko e Nãnã, usada nas oferendas e rituais dedicados a estas entidades. ( 2) Fitot: Esta erva é empregada no tratamento de sistema nervoso,insônias inflamações do fígado,do baço e febres intermitentes,calmante peitoral,faz-se cozimento p/ apressar a maturação dos abscesos nas gegivas; ( 3) Desde antigamente alguns mestres fazem cabeças de Mamulengos com pedaços da planta mantendo a tradição viva... ( 4) o termo Mulungú é empregado para designar o SER SUPREMO em 25 línguas e dialetos do leste Africano. Esse ser supremo é vulgarmente tido como CRIADOR e associado ao TROVÃO ao RELÂMPAGO e à CHUVA. ( A. Rita Ferreira, Bibliografia etmológica de Moçambique, Lisboa 1962 ).

Chegou, Chegou seu Jaraguá...
Traz uma sorte Jaraguá...
Jaraguá Mulungú revela as tradições e manifestações da cultura popular nordestina...

É um projeto musical que enfatiza Cantigas,Repentes e ritmos do Sertão Pernambucano “ARCOVERDE” & Litoral Potiguar “PIUM/RN”. Na realidade é uma música rica em expressões da cultura popular nordestina, o Afro-Brasileiro e algumas pitadas de efeitos eletrônicos sampleados. ( Brasilidade: Sertão & Beira-Mar...)...Mundo...
A música do JM vem de vários lugarejos e tendências; Índios, Africanos e Caboclos, Miscigenações que habitam cada um de nós... Ícones do imaginário popular...

“ANTENADOS PELO MUNDO NO REPENTE BRASILEIRO”... “JARAGUÁ MULUNGÚ”

Interagindo com a paisagem estradeira percurssiva pairando nos ritmos miscigenados e batucadas ancestrais... Intergaláticas... Virtuais... Na gira da vida... Terreiro de música ancestral... Jaraguá Mulungú solto no baque do Maracatu virado...
Nos Canaviais... Sertões... e Litorais...

ORIGEM : Desde o ano de 2000 quando foi criado por Cacau Arcoverde, o projeto musical divulga a cultura popular com sua própria linguagem. Suas letras mostram a poesia popular “Literatura de Cordel” e o repente, homenageando os mestres brincantes da nossa cultura. No palco, a atitude é festiva, a fusão de instrumentos de Percussão, Rabeca, Sanfona, Flauta transversal, Pífano(pife), Gaita de caboclinhos , DJ e Samplers resulta numa sonoridade forte e especial. Tudo isso mostra a diversidade cultural do Jaraguá Mulungú.

O projeto musical faz uma fusão dos ritmos de Pernambuco com o Rio Grande do Norte e é formado por músicos pernambucanos & potiguares tendo representantes de uma geração musical atual. Entra no cenário musical tendo influências de vários mestres da cultura popular nordestina “Me. Lula Calixto, Me. Chico Antônio, Clementina de Jesus (Mãe Quelé) entre vários mestres que temos tradicionalmente situados entre os mais destacados do Brasil, principalmente os ligados às tradições populares.

“A musicalidade do Jaraguá Mulungú é encarnada no coração e vai se situar no tempo com duração, mas também como imaginário artístico, e assim vai se enraizar como árvore biologicamente com memória, lembranças e envelhecimento.” Jacques Ardoino (Antropólogo Francês)

INFLUÊNCIAS: O Jaraguá Mulungú incorpora as tradições férteis do nordeste com a ajuda generosa da inspiração produzindo uma celebração de polirritmia e harmonia, ricamente texturizada.
Dessa forma, a obra musical do projeto tem uma base percussiva forte, que incorpora vários ritmos originados em Arcoverde-PE e no estado do RN, como: Samba de Coco(tradição afro-brasileira), Benditos(tradição de ternos de pife), Repente(Improvisação), Coco de Embolada(som de feira emboladores), Toré Índigena(índios da nação Xucurú Ororubá), Aboios(Canto monossílabo dos vaqueiros de sertão), Rezas(Tradição dos romeiros do Pe.Cícero), Candomblé, Maracatu Baque-solto(canavial-PE),Cirandas, Coco de Zambê( Tibau do Sul-RN), Coco de Ganzá(Chico Antônio), Dona Militana(Romances ibéricos S.G. do Amarante - RN), Caboclinhos(Ceará-Mirim/RN e PE), Mestre Manuel Marinheiro(Boi de reis-RN).

DESTAQUE: Duas músicas deste CD foram selecionado entre as 50 melhores, na edição 2004/2005, do programa RUMOS ITAÚ CULTURAL MÚSICA.

Adquira o CD Jaraguá Mulungú

Contato para adquirir o CD

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais