Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 O Comitê RN
 Atividades
 Linha do Tempo
 ABC Reprimidos
 ABC Repressores
 Comissões IPMs
 BNM Digital no RN
 Coleção Repressão
 Coleção Memória
 Mortos Desaparecidos
 Repressão no RN
 Acervos Militantes
 Bibliografia RN
 RN: Nunca Mais
 Áudios
 Videos
 Galerias
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Mercosul
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça RN
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular CDHMP
Rua Vigário Bartolomeu, 635 Salas 606 e 607 Centro
CEP 59.025-904 Natal RN
84 3211.5428
enviardados@gmail.com

Envie-nos dados e informações:
DHnet Email Facebook Twitter Skype: direitoshumanos

 

Comissões da Verdade Brasil | Comissões da Verdade Mundo
Comitê de Verdade Estados | Comitê da Verdade RN

Inicial | Reprimidos RN | Mortos Desaparecidos Políticos RN | Repressores RN

Militantes Reprimidos no Rio Grande do Norte
Raimundo Ubirajara de Macedo

Livros e Publicações

No Outono da Memória
O Jornalista Ubirajara Macedo Conta a História da Sua Vida
Nelson Patriota, 2010

Apresentação
Nélson Patriota

Cada vida humana é, de tal modo única que começa a se distinguir de todas as demais, desde antes da sua concepção. E isso tem uma explicação simples, na medida em que cada vida nasce da história que se entrecruza com outras vidas. Por isso, não se resume exclusivamente à história de seus pais biológicos; nela palpitam os anseios, as esperanças, desejos e ações de avós, primos, cunhados, sobrinhos, netos, amigos, numa teia que parece se expandir em todas as direções.

Com mais razão, a vida que amadurece longamente é um encadeamento de vidas paralelas, compartilhadas aqui, separadas acolá, mas voltando a se contatarem com maior ou menor regularidade, de acordo com as conveniências sociais, familiares, pessoais...

É assim a vida do jornalista Ubirajara Macedo na sua longa expansão vital, cujo núcleo originário se localiza num humilde distrito do município de Macaíba(RN), mas cujo vértice está sempre mais além de um vértice anterior, que ficou para trás, n´algum projeto concretizado. Como não esquecemos a lição do poeta de Itabira, repetimos: “as coisas findas/muito mais que lindas/ essas ficarão”.

Ubirajara Macedo, ou Bira, como é carinhosamente tratado pelos familiares mais próximos e pelos amigos mais chegados, tem muito que dizer, e o diz, em termos das coisas findas referidas no poema de Drummond, neste depoimento em primeira pessoa, que recolhemos ao longo de seis meses de conversas regulares, obedecendo a uma cronologia até certo ponto conservadora, na medida em que o relato de uma vida assim o exija.

Da infância em Macaíba, a memória voluntária de Bira (às vezes, a involuntária também) sai em busca de uma última lição de Dona Olímpia, sua mestra de coisas campestres, preservacionista avant la lettre, para se deter num verso de Bilac exaltando a nobreza das velhas árvores; capta em seguida a figura do Dr. Ubirajara Ferreira, dentista com veleidades de música clássica e que gostava de compartilhá-la em sua casa com os alunos de Dona Olímpia Ferreira, sua muito digna senhora. Outros personagens desfilam ante o palco, sendo paulatinamente chamadas ao proscênio das lembranças mais caras.

Aí se demoram, por razões óbvias, figuras que protagonizaram papéis fundadores dos valores de Bira, como seu pai, Antônio Corcino de Macedo, mestre-escola, e sua mãe, Alice de Almeida Macedo, doméstica. Ditos assim, encerrados num único papel, seus genitores poderiam parecer atores transitórios no drama do narrador. A leitura do livro mostrará, porém, que seu pai não se cingiu única e exclusivamente ao papel de mestre-escola, tampouco sua mãe ao de prendas domésticas.

No decorrer da narrativa ver-se-á que, apesar da sua sólida formação católica, ou melhor, graças a ela, Bira protagonizou atos de coragem e civismo que emularam os feitos dos militantes políticos mais aguerridos de sua época, quando as sombras do arbítrio desceram sobre a nação.

O jornalismo, em suas diversas facetas, constitui um capítulo à parte na vida de Bira.

Não se deve ignorar que ele revelou desde cedo uma clara vocação para essa profissão, a qual, como sabemos, abre portas e descortina frestas do mundo que permanecem fechadas à maioria das pessoas, mas expõe de forma ostensiva quem a exerce, especialmente em regimes de força.

De fato, o jornalista Ubirajara Macedo tem muito que contar. Conviveu com homens rudes, do agreste e alhures, mas também com párocos, migrantes e refugiados políticos que buscaram abrigo na casa de seus pais, já em Natal, quando do (desastrado- não seria mais adequado o termo malfadado?) levante comunista de 1935; estudou no Ateneu Norte-Rio-Grandense numa época em que o escol da inteligência natalense nele pontificava. Em seus corredores era comum um estudante deparar com o professor Câmara Cascudo ou com seus colegas Clementino Câmara, Celestino Pimentel, Hostílio Dantas, Edgar Barbosa, Esmeraldo Siqueira; ou trocar ideias com Luiz Maranhão, José Gonçalves de Medeiros, João Wilson Mendes Melo, Antônio Pinto de Medeiros, José Hermógenes de Andrade Filho...

Após uma curta experiência no rádio, Bira se desloca finalmente para o centro dos seus interesses: as notícias do mundo. O veículo que lhe forneceria essa plataforma seria o tradicional e combativo jornal A República. O período que ali passou, nos anos 1960, valeria por um diploma superior. Na sua redação, encontrou Veríssimo de Melo, Myriam Coeli, Celso da Silveira, Sebastião Carvalho, Josué Maranhão, dentre outros. Era no tempo em que escritores militavam na bastilha dos jornais.

Mas a culminância desse processo de eventos “jornalísticos” ainda estava em gestação nos desvãos do tempo. Ou no ovo da serpente. Para lembrar a metáfora que o sueco Ingrid Bergman usou para nomear o clima pré-nazista na Alemanha de Weimar, assunto de um famoso filme seu.

Em 1º de abril de 1964, Bira estava à frente da editoria da Tribuna do Norte quando eclodiu o golpe militar e teve de dar satisfações aos mandatários da hora. Não demorou para que guantes do arbítrio o retirassem do seio do seu lar. Uma contemporânea sua, a escritora Mailde Pinto, resumiu esses acontecimentos sob a rubrica “Aconteceu em 64”, nome do livro que dedicou ao tema. Os fatos narrados por Mailde corroboram amiúde o relato de Bira.

Os longos meses que Bira passou nas masmorras do regime autoritário pós-64 não conseguiram fazê-lo abjurar os seus valores cristãos-cívicos, cristãos-nacionalistas, cristãos-políticos. Nesse período, ele permaneceu, como se verá, mais próximo à visão de mundo dos comunistas com quem dividiu celas – Luiz Maranhão, Djalma Maranhão, Carlos Lima, Vulpiano Cavalcanti, entre tantos outros – do que com qualquer outra visão de mundo, inclusive aquela que a Igreja tradicionalmente pregava.

Os detalhes dessa experiência Bira os contou no livro “...e lá fora se falava em Liberdade” (Natal. Sebo Vermelho: 2001).

Dissipadas as sombras do arbítrio, Bira está em São Paulo, e se entrega ao burburinho da Cidade Grande, com suas ofertas inesgotáveis de bens concretos ou simbólicos, de vida luxuriante de prazeres e de trabalho. E aí o jornalista macaibense, também funcionário público dos Correios, se desdobra em rotinas diárias e noturnas de trabalho, estas últimas, inicialmente no rádio, em seguida na prestigiosa Folha de São Paulo.

Dessas experiências, Bira guarda lições preciosas, como revela neste livro. Guarda também modos de amizades que ali começaram ou lá se consolidaram, bens simbólicos inestimáveis na contabilidade dos afetos e do crescimento interior.

Uma dessas amizades responde pelo nome de Carlos, o livreiro Carlos Lima, da Clima Editora, e que encontrou em Bira o sócio ideal para um projeto ousado no campo jornalístico. O lançamento dos “Cadernos do Rio Grande do Norte” se tornou possível com a volta de Bira de São Paulo, já aposentado dos Correios e carente dos ares da província.

A experiência, com duração de três anos, terminaria com a ida de Bira para o Diário de Natal, jornal onde, dezessete anos depois, encerraria suas atividades profissionais em grande estilo.

Outros apelos que já gestavam no seu vasto ciclo de amizades logo o colocaram no centro de um projeto artístico. O local foi o “Beco da Glória”, da cantora Glorinha Oliveira, onde se reuniam jornalistas, poetas, boêmios todos, evidentemente, fãs da sua voz inconfundível.

O radialista Luiz Cordeiro foi o pai da ideia. Mas a presença de Bira no grupo foi fundamental para o nascimento do Clube dos Amantes da Boa Música, grêmio que logo ficou conhecido em toda a cidade pela sua sigla: Clambom. Para se aquilatar a verdadeira importância desse clube é preciso se ler o livro “Clambom: um clube em defesa da boa música – 16 anos defendendo a Música Popular Brasileira”, que Bira escreveu em parceria com o clambonista Pedro William Cavalcanti, em 2008 que, à época, dirigia esse clube. O nosso “A estrela conta”, relato da vida da cantora Glorinha Oliveira, traz episódios coincidentes com os desse livro.

Nesse ínterim, Bira descobriu o pendor para as viagens, longas viagens que o levaram a países os mais exóticos, os mais distantes, os mais corajosos. Algumas delas deixaram lembranças imorredouras, como ele destaca em dois capítulos deste livro; outros foram tão instigantes, que ele precisou retornar para conferir um detalhe, uma emoção incompleta, uma bebida exótica ou um prato tradicional. Não obstante, o seu grande interesse pelas viagens guarda distância sensível do mero “turismo de paisagem” – aquele que se limita a retratar monumentos características de determinado país, juntando a estes a figura do próprio viajante e/ou de seu grupo de acompanhantes. Para Bira, a viagem é, antes de tudo, pesquisa de costumes e comportamentos, elementos que todo jornalista costuma valorizar na busca da compreensão das motivações humanas.

As testemunhas e protagonistas da vida do jornalista Ubirajara Macedo, seus afetos familiares, estão todos aqui. A começar pela primeira esposa, Doralice, com quem teve os filhos Júlio Mário, Rosana e Isabela. Na companhia de Doralice a família cresceu com a “adoção” de Rodrigo e Marília, filhos do primeiro casamento de Doralice. Veio depois o divórcio, e, na sequência, o casamento em segundas núpcias com Maria de Lourdes Pereira, viúva e mãe de Viveca e Virna que, com o passar dos anos, se tornaram também filhas dele, na medida em que o cativaram e foram respectivamente cativadas por ele.

Enfim, teve os amigos, inúmeros, que aparecem conforme a época e as circunstâncias, desempenhando, cada qual, um papel às vezes decisivo nas mudanças de rota que a vida lhe abriu, mas nunca o de meros coadjuvantes, haja vista o significado que Bira atribui à amizade, valor superlativo em sua história.
Nessa economia de afetos familiares, há abundantes provas de amor filial e paternal. Declarações em prosa e em verso do próprio narrador e uma carta da sua filha Rosana, retinta de admiração e ternura filial, escrita por ocasião do 85º aniversário de Bira.

Faceta menos conhecida, tendo em vista a dimensão que o fazer jornalístico ocupou na sua vida, o poeta Bira também se revela nesta obra. Ele admite ser um poeta bissexto, ou seja, episódico, ocasional, cedendo muito raramente aos apelos da musa. Mas sua poesia se mostra eclética, desdobramento natural de suas preocupações sociais e humanas.

Era previsível que uma obra desta natureza se encerrasse sob uma atmosfera de desvelos e desprendimentos em torno do eixo familiar, confirmando o quanto a família é verdade, como reza o verso de Pessoa.

Nosso trabalho foi traçar um roteiro para esse panorama simultaneamente uno e múltiplo, como o é toda vida humana. Depois, precisamos questionar suas possibilidades, explorar suas lembranças, dar-lhe uma forma coerente e regular até o seu desfecho, corrigindo e retocando o texto conforme as exigências nossas, digo: nossas e do narrador, mas em ordem inversa de prioridade. Fatos, nomes, datas e pessoas foram checados por nós, na medida em que isso foi possível. Enfim, seguimos um procedimento idêntico ao que utilizamos na escritura de “A estrela conta – memórias de Glorinha Oliveira” (A.S. Livros, Natal: 2003).

Caberiam alguns lugares-comuns neste último parágrafo, porém preferimos dispensá-los do leitor, a fim de não retardar por mais tempo o seu prazer de conhecer a história do jornalista Ubirajara Macedo, um homem do seu tempo. Seria preciso dizer mais a seu favor? Acrescentaríamos que ele se mostrou à altura dos desafios que teve à frente e deu provas de amor à liberdade.

^ Subir

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais