Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 004 – 27/10/03

O RN dá os primeiros passos na construção da Rede Estadual de Direitos Humanos

A construção da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN (REDH-RN) teve seu ponto de partida no dia 23 de outubro, numa ampla reunião no plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, em Natal. Sob a coordenação do presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COHEDUCI), Roberto Monte de Oliveira, diversos representantes dos movimentos sociais se reuniram para debater a construção da Rede, cujo principal objetivo é ampliar e tornar mais eficiente a luta pelos direitos humanos em todos os municípios e micro-regiões do Estado.

Os representantes do Fórum Estadual de Mulheres, Elisabeth Nasser, da CUT, Geraldo Assunção, da Pastoral Carcerária, Geraldo Wanderley, da Ouvidoria de Defesa Social, Marcos Dionísio, do Sindicato dos Jornalistas, Margareth Grilo, do Sindicato dos Policiais Civis, Vilma Marinho, do Ministério Público, Eduardo Cavalcanti, da Associação dos Aposentados do RN, José Paulino, bem como o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado e jornalista Alexandre Cavalcante, se coloram a disposição para apoiar e construir a Rede.

Segundo o presidente do COHEDUCI, Roberto Monte, para a construção da Rede serão realizadas nove caravanas pelo interior do Rio Grande do Norte, levando aos movimentos sociais o curso de Agentes da Cidadania com recursos já garantidos do Ministério da Justiça. O objetivo e aprimorar os conhecimentos daqueles que já atuam nos movimentos sociais e capacitá-los a ser, além de agentes da transformação social, multiplicadores de ações cidadãs.

Monte explicou que qualquer movimento social organizado, organismo não-governamental ou supra-governamental que queira mudar a realidade sócio-política e cultural do Estado, marcada pela violação constante dos direitos humanos, poderá se filiar a Rede. "A Rede será um instrumento de resgate dos direitos e da dignidade humana", afirmou Monte durante a reunião. Ao final do evento, o titular da Coordenadoria de Direitos Humanos do Governo do Estado, padre Fabio Santos, enfatizou a necessidade de a Rede ser instituída e funcionar de forma efetiva.

"Será um espaço de mobilização e articulação constante que precisa ser o mais amplo possível e efetivamente dar sua contribuição para a redução das desigualdades sociais", afirmou. A Rede Estadual de Direitos Humanos deve atuar na construção das políticas de justiça social, mas também de segurança pública, tendo como norte o Programa Estadual de Direitos Humanos, elaborado em 1995 e em plena execução.

Margareth Grilo - Presidente do Sindicato dos Jornalistas do RN

Veja também:
- ENTREVISTA. Isidoro Revers. "O debate sobre os transgênicos está conscientizando a sociedade"
- DENÚNCIA. Ameças de morte contra advogada que denuncia crimes policiais na periferia Leste de São Paulo
- Os crimes da polícia em Sapopemba
- Carta a enviar às autoridades do Estado de São Paulo para apoiar Valdênia e pedir justiça para as vítimas dos crimes denunciados por ela

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar