Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Educação em Direitos Humanos

Programa I  (7.º e 8.º Anos)

Temas

Objectivos

Actividades

1.      Direitos Humanos (DH): noção. DH  e dignidade da pessoa humana. Os DH e sua protecção: a protecção internacional(em particular, a DUDH) e nacional (a CRCV). O direito à vida e a proibição da pena de morte. O direito à liberdade(de pensamento, de expressão; de reunião e de manifestação; de informação, de consciência e religião).

 

Organizar um quadrado de Direitos Humanos na perspectiva do direito à vida e da pena de morte.

Análise de textos [1] ; debate em grupos de alunos, coordenado e orientado pelo docente ou formador convidado; edição de jornais de parede; organização de concurso de trabalhos escritos sobre o tema, em data comemorativa; organização e realização, a nível nacional ou por ilhas, de uma réplica de Assembleia  Geral da ONU, com a participação de alunos seleccionados de escolas secundárias de todo o país, com debate e votação final de proposta de resolução sobre a (reintrodução, p.e.) da pena de morte]. 

2.      DH e o quotidiano em Cabo Verde: a escola, o bairro, a família.

Os direitos das crianças: protecção contra qualquer forma de discriminação e opressão, contra o exercício abusivo da autoridade na família; contra o abuso e exploração sexuais; contra a exploração no trabalho. Um olhar rápido pela CDC e pela CRCV. Os direitos das crianças em Cabo Verde: a situação vigente. Os direitos consagrados e a realidade. As «crianças de rua». O direito ao nome e o registo de nascimento das crianças.

 

Organizar um Mapa dos Direitos Humanos de cada comunidade, por grupos de alunos.

Análise e comentário da Convenção sobre os Direitos das Crianças; análise de documentos e relatórios produzidos sobre a situação das crianças em Cabo Verde; organização de placards e jornais de parede; visitas a instituições que cuidam da protecção das Crianças e seus Direitos; participação no Parlamento infantil; comemoração, em todas as escolas, do Dia da Criança e do Dia da Criança Africana]

3.      DH e Cidadania. O que é cidadania (ser cidadão). Cidadania e condição de membro de um Estado, de pertença a um Estado e a uma comunidade cultural. Os direitos de participação política e de exercício da cidadania (participação na vida pública, directamente ou através de representantes eleitos; participação equilibrada dos cidadãos de ambos os sexos na vida política; constituição e participação em partidos políticos; liberdade de imprensa; direito de petição e de acção popular). Cidadania e participação na vida social : a escola, o bairro, a família.  O associativismo recreativo, desportivo e cultural.

 

Realização, em cada escola ou turma, de eleições para delegado de turma; realização de petição dos estudantes dirigida à direcção da escola; visitas guiadas ao Parlamento; visitas a associações da localidade

4.      Ser cabo-verdiano: o que é. A cultura, as tradições, as ilhas, a língua, a literatura escrita e oral. O crioulo (ou língua cabo-verdiana) e o português. Nós e os outros. Cabo Verde e a África. Cabo Verde e a Europa. Os estrangeiros em Cabo Verde. Os direitos dos estrangeiros. Xenofobia e racismo.

 

Leitura e debate à volta de textos escritos sobre a matéria, numa perspectiva plural, isto é, textos e opiniões diferentes; organização de um Forum Estudantil sobre a identidade cultural cabo-verdiana, em modelo a ser discutido entre os vários estabelecimentos de ensino do país.

Organizar a realização de entrevistas feitas por alunos a escritores ou a dirigentes políticos e culturais.

Organizar debates sobre casos conhecidos de racismo ou xenofobia.

5.      Cidadania e independência nacional. Alguns dados sobre as origens e o movimento que culminou com a independência. Um olhar rápido pela história recente de Cabo Verde (as eleições para a Assembleia Constituinte de 1975; o Governo de Transição; a Proclamação da Independência; a L.O.P.E.; o primeiro Governo de Cabo Verde).

 

Comemoração da data da independência, autonomamente ou através de iniciativas outras, públicas ou privadas; concurso de desenhos alusivos à data; concurso de literatura (desenho, poesia, conto e novela).

6. Cidadania e Democracia. Noção (noções) de Democracia. Soberania popular, pluralismo político; sufrágio, representatividade; oposição: fundamentos e componentes da Democracia.

A democracia em Cabo Verde: elementos sumários da história recente de Cabo Verde – a «abertura política»; as primeiras eleições democráticas de 13 de Janeiro de 1991; a II República e o primeiro Governo; as eleições presidenciais e autárquicas.

 

Realização de actos comemorativos do 13 de Janeiro; concurso aberto entre os alunos sobre temas relativos à democracia e conexos (escritos; desenhos; jogos)

7.                              Cidadania e Paz. O que é a paz. A paz no interior da família, da comunidade, da Nação e no mundo. A paz como condição de consolidação dos DH e de exercício da cidadania.

Organização de folha sobre conflitos no Mundo (p.e., recortar 20 dos principais conflitos actuais ou recentemente findos).

Leitura da DUDH, particularmente do seu preâmbulo e do art.º 28.º; leitura e comentário da CRCV, particularmente art.º 1.º, n.º 1; divulgação da vida de importantes pacifistas, como Ghandi e Martin Luther King

 

Programa II (9.º e 10.º Anos)

Temas

Objectivos

Actividades

1. DH: noção (retomar a noção). Os DH nos estóicos ( noção ligada às de dignidade e igualdade referidas a todos os Homens). O cristianismo e a dignidade da pessoa humana. Evolução histórica dos DH: a Magna Carta de 1215; as revoluções inglesas e as Cartas de Direitos (Petition of Right, de 1628, o Habeas Corpus Act, de 1679, o Bill of Rights, de 1689); a revolução americana (a declaração do estado da Virgínia, de 1776); a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789 e a revolução francesa.

Os estados autoritários e totalitários e as restrições ou a supressão dos direitos. O Estado social e a constituição de Weimar de 1919 e os direitos sociais.

 

Realizar trabalhos de comparação entre os diferentes documentos; elaborar compilação de textos adequados ao nível dos alunos e relativos à evolução histórica dos DH.

2. A internacionalização dos DH. A DUDH, de 1948; os Pactos Internacionais de Direitos Civis e Políticos e dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (1966). A Carta Africana dos DHP (1981). Outras Convenções importantes: a CEDH (1950); a CADH (1969).

A protecção dos DH através de instrumentos nacionais: a CRCV – uma leitura mais desenvolvida. Alguns mecanismos e instrumentos de promoção e defesa dos DH: o Provedor de Justiça; o Tribunal Constitucional; o Habeas Corpus; o direito de petição.

O papel das ONG. Alguns exemplos nacionais e internacionais: AZM; OAE-CV; a AI; a CIJ. O CNDHC e o PNADHCCV. A CNDHC.

 

Realizar trabalhos de comparação entre os instrumentos internacionais e nacionais de protecção dos DH; visitas de estudo à PJ, ao TC, à AZM, à CNDHCCV e outras instituições; efectuar trabalhos de simulação de petições.

Organizar Mapa de organizações de Direitos Humanos.

3. Os direitos dos portadores de deficiência. A situação dos deficientes em Cabo Verde. Os doentes mentais e a sua condição de titulares da cidadania. A situação em Cabo Verde. Os idosos e o direito a especial protecção da família, da sociedade e dos poderes públicos. Os deficientes, os doentes mentais e os idosos na CRCV e no PNADHCCV.

 

Comemoração de data alusiva; convite a dirigentes de organizações ligadas à problemática da deficiência para visita a escolas e/ou a realização de palestras; visitas a lares de idosos; visitas guiadas a instituições (associações ou hospitais) ligadas a doentes mentais; encontros com ONG que se dedicam à problemática, p.e. , A Ponte.

4. A privação da liberdade. Os Direitos do Homem e a detenção ou prisão. Os Direitos do Homem e as prisões; as garantias do processo criminal: uma noção geral; a situação das prisões e dos privados de liberdade em Cabo Verde. Os reclusos e as limitações inerentes ao sentido da condenação. 

As proibições de expulsão e de extradição e o direito de livre deslocação e emigração.

 

Estudo de relatórios sobre a situação prisional em Cabo Verde; visitas guiadas a estabelecimentos penitenciários;  organização de peças teatrais sobre a situação prisional e os direitos fundamentais dos reclusos. 

Organizar entrevistas a responsáveis prisionais, a activistas dos DH ou a presos.

5. Direitos do Homem e Cidadania. Cidadania e completude dos Direitos do Homem. A cidadania e o exercício das Liberdades Fundamentais. Cidadania, compreensão dos Deveres e restrições aos Direitos. Cidadania e a fruição de direitos,(desde os de participação política aos direitos económicos, sociais e culturais). A indissociabilidade dos Direitos Humanos.

 

Leitura e discussão de textos de apoio, através de colectâneas organizadas, seja de autores cabo-verdianos, seja de autores estarngeiros; participação organizada de alunos em eventos realizados em Cabo Verde; elaboração de grelha de direitos e deveres, em jornais de parede ou placards.

6. Cidadania e deveres fundamentais. Dever de respeitar os direitos e liberdades de outrem, a moral e o bem comum. Deveres de respeito e tolerância para com o semelhante. Deveres para com a comunidade. Deveres para com as autoridades.

Alguns deveres em particular: de promoção do civismo, da tolerância e da solidariedade; de defesa e promoção do ambiente e do património cultural.

 

Criar uma Comunidade inspirada nos Direitos Humanos.

Exemplificação e debate a partir de exemplos conhecidos entre nós: danificação do património cultural; violência verbal como prática de comunicação; desrespeito às autoridades; bloqueio de estradas ou descalcetamento de ruas; abate de árvores sem justificação; atitudes de discriminação face a africanos do continente.

7. Cidadania e democracia. Democracia e Estado de Direito. O Estado de Direito Democrático: conceitos. A organização democrática da sociedade. A gestão democrática da escola, dos partidos políticos, dos sindicatos, das organizações profissionais, da comunicação social. A escola como «lugar de direito», uma primeira exigência de uma educação para os DH.

 

Inquérito junto dos alunos, docentes e trabalhadores sobre a democracia na escola; apreciação crítica dos resultados, em sessão alargada; participação na elaboração de regulamentos da escola ou sua apreciação; visitas organizadas a partidos políticos.

8. A paz e a comunidade internacional. O papel das Nações Unidas e seus principais órgãos na manutenção da paz mundial. Os conflitos em África. A União Africana.  Abordagem de alguns casos de conflitos.

 

Organização de informação através de jornais de parede; peças teatrais sobre o papel e/ou casos de intervenção da ONU ou da UA; debate sobre casos de conflitos em África.

Organizar Mapa da paz no mundo.

Programa III (11.º e 12.º Anos)

Temas

Objectivos

Actividades

1. Os instrumentos internacionais específicos de protecção dos Direitos Humanos. Referência geral a alguns deles: Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de discriminação racial (1965); Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres (1979); Convenção contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes (1984); Convenção sobre os Direitos das Crianças (1989); Convenção Internacional sobre a protecção dos direitos de todos os trabalhadores migrantes e suas famílias (1990). As Regras Mínimas sobre o tratamento de prisioneiros (ECOSOC, 1957 e 1977) .

 

Trabalhar os instrumentos específicos a partir de excertos preparados.

Comparar os diferentes Instrumentos de DH. Sugestões dos alunos sobre o que deveriam ser os instrumentos (mais ou menos direitos do que os incluídos; direitos que estão num texto e deveriam estar noutro). 

2. O princípio da igualdade. A proibição de discriminação em razão do sexo. A situação da mulher no Mundo e em Cabo Verde. A  violência doméstica. Os direitos das mulheres e os instrumentos internacionais relativos à sua protecção e afirmação, nomeadamente a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEFDM). As mulheres e a CRCV. O Plano Nacional para a Igualdade e a Equidade de Género 2003-2008.

A discriminação positiva em favor das mulheres: sim ou não?  A discriminação positiva e o princípio da igualdade. A discriminação positiva e a CRCV.

 

Trabalhar a CEFDM em grupos de alunos; organizar debates na escola sobre a problemática da discriminação em razão do sexo e sobre a violência doméstica; divulgar e debater o Plano e outros documentos sobre a problemática da mulher e da igualdade de género em Cabo Verde; fazer testes e exercícios práticos atinentes à problemática (inquérito simples, do tipo teste americano); organizar trabalhos de grupo sobre a discriminação positiva em favor das mulheres, nomeadamente sobre a questão das quotas de participação em órgãos políticos; trabalho a ser feito numa leitura da Constituição

3.  A efectividade da protecção internacional dos Direitos Humanos e as dificuldades de uma sua protecção universal. As diferentes concepções sobre DH.

Os DH e sua protecção através de instrumentos nacionais. A Constituição de Cabo Verde e os Direitos do Homem. Confronto entre a protecção internacional e a nacional, nomeadamente através da Constituição.

Os DH as Constituições de Cabo Verde até à actual Constituição.

 

Realização de trabalhos escritos, individualmente ou em grupo, sobre o tratamento dos DH nas diferentes constituições de CV ou a comparação entre a protecção internacional e nacional dos DH]

4. Cidadania, Democracia e República. República como forma de governo electiva. A proibição de cargos hereditários ou vitalícios. A laicidade do Estado. A separação da Igreja do Estado. A proibição do ensino público confessional.

Cidadania e Povo. Conceito de Povo. Povo no pensamento de Amílcar Cabral. Povo, na CRCV.

 

Criar um Mapa dos Estados laicos e dos Estados confessionais.

Realização de trabalhos escritos, individualmente ou em grupo. Debates organizados.

5. O constitucionalismo cabo-verdiano: dados de um percurso  – da LOPE à Constituição de 1992.

 

Criar um mapa do constitucionalismo cabo-verdiano.

Organização de textos e documentos relativos ao tema, em perspectivas diferentes para cada grupo de alunos; realização de trabalhos de investigação adequados ao nível de ensino em causa; preparação de um texto mais global, a ser editado pela escola, com a colaboração de alunos, docentes e interessados convidados.

6. Cidadania e desenvolvimento humano. O direito ao desenvolvimento. Um olhar pela CADHP .

Democracia e desenvolvimento. Democracia e pobreza. O combate à pobreza em Cabo Verde.

O direito a um ambiente sadio propício ao desenvolvimento. A protecção do ambiente como tarefa da comunidade e de cada cidadão.

 

Práticas de grupo no interior da escola  em defesa de um ambiente sadio; chamadas de atenção permanentes sobre comportamentos como os de urinar na rua, no chão, deitar lixo fora dos sítios próprios ou cuspir para o chão, através de jornais de parede e placards;  debate sobre o direito ao ambiente e a sua protecção, através da leitura da CRCV, da CADHP e leis cabo-verdianas sobre a matéria; trabalhar com a CADHP sobre o direito ao desenvolvimento; realização de trabalhos individuais ou de grupo sobre um dos temas como elemento de avaliação complementar.

Convite a dirigentes de ONG ligadas ao ambiente para visitar a escola e debater questões a ele respeitantes.

Organizar petições da escola na defesa do ambiente perante casos conhecidos de sua violação.

7. Os Direitos Humanos em África. Paz e desenvolvimento. Paz e democracia. Paz e justiça.

As relações internacionais de Cabo Verde e a paz .

O terrorismo e a negação dos direitos Humanos.

 

Organização de folhas sobre conflitos em África.

Sumário de informações contidas em relatórios e estudos feitos por instâncias internacionais; vídeos sobre a situação africana em matéria de Direitos Humanos; participação organizada em jornadas e outros eventos organizados sobre a temática; discussão feita em grupos sobre o problema do terrorismo e os DH, pela via de casos concretos conhecidos e actuais.

Comentários na aula sobre casos concretos e recentes de terrorismo.

8. O direito internacional humanitário. As Convenções internacionais, particularmente as Convenções de Genebra: uma ideia sumária.

 

Contacto com a Cruz Vermelha de Cabo Verde para organização de acções de informação e formação em articulação com as escolas; elaboração de trabalhos escritos, individualmente ou por grupo



[1] Há um texto de grande valia educativa e de enorme dimensão humana e literária, de apenas quatro páginas e algumas poucas linhas, da autoria de MIGUEL TORGA, que deveria ser de consulta, leitura e análise obrigatórias para os alunos do 9.º ao 12.º anos («Pena de Morte», in Pena de Morte – Colóquio comemorativo do centenário da abolição da pena de morte em Portugal, I, Faculdade de Direto da Universidade de Coimbra, 1967, 1-5).

< Voltar


Voltar - Página Inicial - Direitos Humanos para todos os Caboverdeanos - Contato
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar