Projecto
                                              Integração 
                                                do ensino dos direitos humanos, 
                                                cidadania e cultura da paz nos 
                                                currículos de Cabo verde
                                              Programa 
                                                e Guia para os Educadores
                                              Nível 
                                                de Ensino: Pré – escolar
                                              Abril 
                                                2005
                                              INTRODUÇÃO
                                              1 
                                                – Aspectos de enquadramento e 
                                                justificação
                                              A 
                                                Lei de Bases do Sistema Educativo 
                                                cabo-verdiano (lei n.º 103/III/90)  
                                                reconhece a importância da educação 
                                                pré-escolar, salientando aspectos 
                                                como “o desenvolvimento equilibrado 
                                                das potencialidades da criança, 
                                                contribuindo para o processo de 
                                                socialização”e “o desenvolvimento 
                                                de comportamentos reflectidos 
                                                e responsáveis, na integração 
                                                social e escolar das crianças 
                                                dos 3 aos 6 anos”. 
                                              Estes 
                                                objectivos de aprendizagem encontram 
                                                fundamento em dados da psicologia, 
                                                que referem o desenvolvimento 
                                                das capacidades sociais a par 
                                                das cognitivas e emocionais. É 
                                                portanto necessário (e importante) 
                                                trabalhar valores e atitudes, 
                                                desde o início do percurso educativo, 
                                                altura em que as crianças alargam 
                                                consideravelmente o seu ambiente 
                                                social, acrescentando ao contexto 
                                                familiar o contexto do jardim 
                                                de infância.
                                              Em 
                                                consonância com a Lei de Bases, 
                                                as Orientações Curriculares dão 
                                                igual ênfase ao “desenvolvimento 
                                                integral da criança”, a partir 
                                                de quatro áreas de conteúdo: Desenvolvimento 
                                                Pessoal e Social, Comunicação 
                                                e Expressão, Área Expressiva e 
                                                Conhecimento do Mundo. 
                                              Importa 
                                                salientar, uma vez que consideramos 
                                                que é relevante, a concepção de 
                                                um currículo desenvolvido em áreas 
                                                de conteúdo. As áreas são espaços 
                                                flexíveis e alargados, onde se 
                                                articulam saberes e vivências, 
                                                possibilitando situações de aprendizagem 
                                                numa perspectiva global e integrada.  
                                                
                                              Tendo 
                                                em conta o que acabamos de referir, 
                                                a questão é saber como podemos 
                                                enquadrar a integração do novo 
                                                programa de “direitos humanos, 
                                                cidadania e cultura da paz”, no 
                                                ensino pré-escolar. 
                                              Dada 
                                                a natureza e o carácter transversal 
                                                dos seus conteúdos, pensamos que 
                                                podem (e devem) ser trabalhados 
                                                em todas as áreas, tanto em situações 
                                                de aprendizagem planificadas como 
                                                informalmente, ao nível das atitudes 
                                                e dos procedimentos, que todos 
                                                desenvolvemos sempre que estamos 
                                                em situação de relação e interacção 
                                                com os outros. 
                                              Podem 
                                                ser abordados, de modo particular, 
                                                na área de Desenvolvimento Pessoal 
                                                e Social, visto muitos dos seus 
                                                conteúdos se situarem no mesmo 
                                                campo de finalidades e objectivos 
                                                e, por isso, poderem ser trabalhados 
                                                de forma integrada e complementar, 
                                                nomeadamente, os valores pessoais, 
                                                de autonomia e responsabilidade 
                                                e os valores relacionais de atenção 
                                                ao outro, respeito, cooperação 
                                                e solidariedade. 
                                              O 
                                                que justifica então este novo 
                                                programa? Pelo menos dois objectivos 
                                                fundamentais: por um lado, a existência 
                                                de temas e questões específicas 
                                                de direitos humanos, cidadania 
                                                e cultura da paz - que é necessário 
                                                definir e enquadrar; por outro, 
                                                a importância de trabalhar esses 
                                                valores, atitudes e comportamentos 
                                                interpessoais e sociais na perspectiva 
                                                do ser humano, da participação 
                                                cívica e da resolução pacífica 
                                                dos problemas – é, portanto, necessária 
                                                uma particular atenção à sua abordagem 
                                                pedagógica. 
                                              Vemos 
                                                que há enquadramento legislativo, 
                                                justificação pedagógica e espaço 
                                                curricular para a sua integração, 
                                                coloca-se, no entanto, o problema 
                                                da sua definição e do seu desenvolvimento 
                                                pedagógico. Será muito importante 
                                                a construção de um programa com 
                                                rigor conceptual e metodológico, 
                                                aberto e flexível, que constitua, 
                                                para os educadores, um importante 
                                                quadro referencial, capaz de os 
                                                ajudar a clarificar conceitos 
                                                e a perspectivar práticas motivadoras. 
                                                
                                              2 
                                                - Princípios orientadores da definição 
                                                e do desenvolvimento do programa
                                              Consistência 
                                                interna entre conteúdos, objectivos, 
                                                gerais e específicos, e situações 
                                                de aprendizagem propostas;
                                              Abordagem 
                                                integrada dos temas de direitos 
                                                humanos, cidadania e cultura da 
                                                paz, salientando as suas relações 
                                                e implicações, numa perspectiva 
                                                transversal e global, em conformidade 
                                                com as orientações curriculares;
                                              Metodologias 
                                                consistentes com os princípios 
                                                da interacção e da construção 
                                                de novas aprendizagens, tendo 
                                                presente que as crianças adquirem 
                                                novos conhecimentos, com base 
                                                nas experiências e saberes que 
                                                possuem, em interacção permanente 
                                                com o que as rodeia – explorando, 
                                                experimentando, descobrindo e 
                                                vivenciando.
                                              Compreender 
                                                que têm, tal como todos os outros, 
                                                qualidades que só pertencem às 
                                                pessoas, com as quais nascemos 
                                                e que devemos poder desenvolver;
                                              Começar 
                                                a construir a noção de direito, 
                                                compreendendo que há coisas sem 
                                                as quais não podem viver bem e 
                                                felizes e que, por serem necessárias, 
                                                devem ser asseguradas;
                                              Compreender 
                                                que não podemos viver sem os outros, 
                                                sem nos relacionarmos e interagirmos 
                                                com eles; 
                                              Conhecer 
                                                os seus direitos partindo de si 
                                                e das suas necessidades, identificando 
                                                na comunidade as instituições 
                                                que os devem assegurar; 
                                              Adquirir 
                                                sensibilidade à prática e ao respeito 
                                                pelos direitos, de modo a construirmos 
                                                uma sociedade com menos conflitos 
                                                e onde se respeitem as regras.
                                              Programa 
                                                
                                               
                                                
                                                   
                                                    |  
                                                       Temas  | 
                                                     
                                                       Objectivos  | 
                                                     
                                                       Situações 
                                                        de aprendizagem/Proposta 
                                                        de Actividades   | 
                                                  
                                                   
                                                    |   1. 
                                                      Eu... 
                                                      - 
                                                        Sou capaz: de pensar, 
                                                        falar, ter ideias, imaginar, 
                                                        fazer coisas, rir, chorar 
                                                        ...;  
                                                      - 
                                                        há coisas de que preciso/tenho 
                                                        o direito a ter (família, 
                                                        cuidados, protecção, alimentos 
                                                        ...); - há coisas que 
                                                        desejo/era bom ter (um 
                                                        carrinho eléctrico, ...).  
                                                          | 
                                                      - 
                                                        Desenvolver a capacidade 
                                                        de se valorizar a si próprio; 
                                                      - 
                                                        Descobrir que têm capacidades, 
                                                        tal como todos os outros 
                                                        meninos e pessoas;  
                                                      - 
                                                        Compreender que pode sempre 
                                                        fazer mais coisas, porque 
                                                        pensa e aprende coisas 
                                                        novas; 
                                                      - 
                                                        Identificar o direito 
                                                        com uma coisa mesmo necessária 
                                                        à sua vida; 
                                                      - 
                                                        Distinguir as necessidades 
                                                        dos desejos; 
                                                      - 
                                                        Desenvolver a confiança 
                                                        em si mesmo, a autonomia 
                                                        e a responsabilidade  | 
                                                      - 
                                                        Diálogo com os alunos; 
                                                        reuniões em círculo;  
                                                      - 
                                                        Exploração de situações 
                                                        reais ou hipotéticas; 
                                                        questionar sobre as boas 
                                                        qualidades dos amigos, 
                                                        dos pais, dos avós, etc.; 
                                                         
                                                      - 
                                                        apontar diferenças entre 
                                                        as pessoas e os animais; 
                                                        enumerar as qualidades 
                                                        que só as pessoas têm 
                                                        falar, pensar, escutar, 
                                                        ajudar, rir,…) 
                                                      - 
                                                        Relato e exploração de 
                                                        pequenas histórias; 
                                                      - 
                                                        Jogos para relacionar 
                                                        as necessidades com os 
                                                        direitos, partindo de 
                                                        situações concretas;  
                                                      - 
                                                        Recordar situações em 
                                                        que alguém as fez rir; 
                                                        chorar, sentir felizes, 
                                                        aborrecidas, tristes, 
                                                        (explorar sentimentos 
                                                        humanos) 
                                                      ...  | 
                                                  
                                                   
                                                    |   2. 
                                                      Vivo 
                                                        com os outros ... 
                                                      A 
                                                        minha família; os meus 
                                                        vizinhos; os meus amigos; 
                                                        os meus  colegas; ... 
                                                         
                                                      Em 
                                                        ... 
                                                      casa, 
                                                        na escola, na rua, na 
                                                        praça, no mercado, na 
                                                        catequese, na igreja, 
                                                        no campo de futebol, no 
                                                        posto médico, …    | 
                                                      - 
                                                        Identificar as pessoas 
                                                        da família mais próximas; 
                                                      - 
                                                        Compreender a importância 
                                                        da família e do amor dos 
                                                        pais; 
                                                      - 
                                                        Relacionar determinados 
                                                        momentos familiares com 
                                                        sentimentos partilhados; 
                                                      - 
                                                        Compreender a importância 
                                                        de ter amigos; 
                                                      - 
                                                        Aprender que os amigos 
                                                        se devem respeitar e cuidar; 
                                                      - 
                                                        Compreender que vivemos 
                                                        com os outros em diferentes 
                                                        contextos; 
                                                      - 
                                                        Relacionar esses contextos 
                                                        com instituições da sociedade 
                                                      - 
                                                        Desenvolver valores como 
                                                        a amizade, a interajuda, 
                                                        o respeito, o cuidado, 
                                                        a cooperação, a estima  | 
                                                      - 
                                                        diálogo sobre situações 
                                                        familiares (nascimento 
                                                        de irmãos/alegria; visitas 
                                                        de familiares, etc.); 
                                                      - 
                                                        desenhar a própria família 
                                                        e os momentos de vida 
                                                        em familiar;  
                                                      - 
                                                        explorar os diferentes 
                                                        papéis (da mãe, do pai, 
                                                        dos irmãos;…);  
                                                      - 
                                                        contar histórias que permitam 
                                                        trabalhar valores interpessoais 
                                                        (amizade, interajuda, 
                                                        respeito, solidariedade, 
                                                        cooperação…); 
                                                      - 
                                                        jogos de papéis sobre 
                                                        momentos de encontro, 
                                                        partida, discussão, ternura, 
                                                        …; 
                                                      - 
                                                        explorar os valores da 
                                                        amizade, através de histórias,  
                                                        situações quotidianas, 
                                                        imagens (ser simpático, 
                                                        ajudar, querer bem, contar 
                                                        segredos, convidar,…); 
                                                      - 
                                                        Criar e descrever amigos 
                                                        imaginários (nome, país, 
                                                        família, idade, brinquedos, 
                                                        …) 
                                                      ...  | 
                                                  
                                                   
                                                    |   3. 
                                                      Conheço 
                                                        os meus direitos ... 
                                                      não 
                                                        posso deixar de ter um 
                                                        nome; um país; uma língua; 
                                                        uma família; cuidados; 
                                                        protecção; alimentos, 
                                                        roupa, casa; educação; 
                                                        brinquedos, ... 
                                                      Sei 
                                                        que eles dependem... 
                                                      de 
                                                        mim; da minha família; 
                                                        do jardim infantil; do 
                                                        posto médico; do hospital; 
                                                        da polícia; dos bombeiros 
                                                        ...  | 
                                                      - 
                                                        Ir desenvolvendo a noção 
                                                        de ter direitos;  
                                                      - 
                                                        Identificar capacidades 
                                                        próprias que têm a ver 
                                                        com direitos individuais; 
                                                      - 
                                                        Identificar aspectos da 
                                                        sua vivência que têm a 
                                                        ver com direitos sociais, 
                                                        económicos e culturais; 
                                                      - 
                                                        Compreender que os direitos 
                                                        dependem das instituições; 
                                                      - 
                                                        Relacionar os seus direitos 
                                                        com as respectivas instituições;  
                                                          | 
                                                      - 
                                                        exploração de materiais 
                                                        construídos com base na 
                                                        Convenção dos Direitos 
                                                        da Criança,  
                                                      - 
                                                        Diálogo com as crianças: 
                                                        o que é que vocês precisam 
                                                        para viver bem e felizes? 
                                                        (ex. família, comida, 
                                                        casa, roupa, sapatos, 
                                                        vestuário, ….,);  
                                                      - 
                                                        Trabalhar situações de 
                                                        direitos da criança partindo 
                                                        de histórias; situações 
                                                        vividas observadas ou 
                                                        imaginadas; 
                                                      - 
                                                        Descrever gravuras, imagens 
                                                        com situações de direitos 
                                                        violados;  
                                                      - 
                                                        explorar jogos 
                                                      - 
                                                        fazer jogos de papéis; 
                                                      - 
                                                        Visitas de estudo a instituições; 
                                                      ( 
                                                        a rever e a completar...) 
                                                          | 
                                                  
                                                   
                                                    |   4. 
                                                      Vivo 
                                                        os direitos ... 
                                                      - 
                                                        dou opiniões (falo,  dou 
                                                        sugestões ...);  participo 
                                                        nas escolhas (tarefas, 
                                                        regras, ..;  ); - ajudo 
                                                        a resolver os problemas 
                                                        (quando há brigas, chamam 
                                                        nomes a alguém ...); cumpro 
                                                        regras (da sala, do recreio, 
                                                        de casa, ...);  colabora 
                                                        com os outros;  trabalhos 
                                                        em grupo; ....  
                                                      Construo 
                                                        a paz ... 
                                                      Situações/problemas 
                                                        vividas no jardim infantil; 
                                                        problemas de direitos 
                                                        humanos (o menino que 
                                                        trabalha antes de ir para 
                                                        a escola, o menino que 
                                                        sofre maus tratos; o velho 
                                                        que pede esmola na esquina 
                                                        da rua; os gritos lá em 
                                                        casa; menino discriminado; 
                                                        o senhor que precisa de 
                                                        comprar remédios e não 
                                                        tem dinheiro ...)  | 
                                                      - 
                                                        Desenvolver a capacidade 
                                                        de por em prática os direitos; 
                                                      - 
                                                        Compreender a importância 
                                                        da participação nas decisões 
                                                        que têm a ver com os interesses 
                                                        de todos;  
                                                      - 
                                                        Compreender que é possível 
                                                        sempre resolver as coisas 
                                                        a bem; 
                                                      - 
                                                        Perceber que é necessário 
                                                        cumprir regras, respeitar 
                                                        e ajudar os outros para 
                                                        construi o bem estar de 
                                                        todos; 
                                                      - 
                                                        Compreender que precisamos 
                                                        resolver pacificamente 
                                                        os problemas; 
                                                      - 
                                                        Ser capaz de procurar 
                                                        ajudas para resolver os 
                                                        problemas; 
                                                      - 
                                                        Perceber que precisamos 
                                                        reunir esforços para resolver 
                                                        os problemas  | 
                                                      - 
                                                        explorar situações concretas 
                                                        que levem à tomada de 
                                                        atitudes e a acções; 
                                                      - 
                                                        construir regulamentos 
                                                        simples;  
                                                      - 
                                                        Explorar situações de 
                                                        resolução de problemas; 
                                                      - 
                                                        executar tarefas em colaboração; 
                                                      - 
                                                        explorar jogos de regras 
                                                        e atitudes 
                                                      - 
                                                        ler e explorar com as 
                                                        crianças pequenas história 
                                                        sobre os casos de violação 
                                                        dos direitos humanos que 
                                                        pretendemos abordar;  
                                                      - 
                                                        em reuniões em círculo 
                                                        procurar soluções, levar 
                                                        as crianças a escolher 
                                                        a melhor solução;  
                                                      - 
                                                        fazer desejos, para fazer 
                                                        um painel;  
                                                      - 
                                                        inventar recados para 
                                                        mandar para as pessoas 
                                                        que deviam ajudar a resolver 
                                                        o problema e não ajudaram: 
                                                          | 
                                                  
                                                
                                               
                                              GUIA 
                                                DE APOIO AO EDUCADOR
                                              INTRODUÇÃO
                                              O 
                                                objectivo fundamental deste guia 
                                                é ajudar as educadoras a implementar 
                                                com sucesso um programa de direitos 
                                                humanos, cidadania e cultura da 
                                                paz, tanto ao nível dos conhecimentos 
                                                fundamentais como do trabalho 
                                                pedagógico a desenvolver. 
                                              Apresentaremos, 
                                                através duma abordagem clara e 
                                                acessível, os diferentes pontos 
                                                do programa, desde os temas e 
                                                questões a abordar, às metodologias, 
                                                actividades e materiais a utilizar 
                                                e a construir.
                                              Será 
                                                estruturado em cinco pontos: 
                                              Explicitação 
                                                de conceitos e enquadramento dos 
                                                temas 
                                              Estratégias 
                                                metodológicas
                                              Sugestão 
                                                de actividades 
                                              proposta 
                                                de materiais a construir 
                                              Recursos 
                                                
                                              No 
                                                primeiro ponto, faremos a apresentação 
                                                dos temas e questões do programa, 
                                                explicitando-os e fornecendo pistas 
                                                para os enquadrar e desenvolver. 
                                                No segundo ponto, apresentaremos 
                                                os princípios do trabalho pedagógico 
                                                e apresentaremos de forma sucinta 
                                                as metodologias que consideramos 
                                                adequadas para trabalhar os direitos 
                                                humanos, a cidadania e a cultura 
                                                da paz com as crianças do ensino 
                                                pré escolar. No terceiro ponto, 
                                                faremos a sugestão de actividades 
                                                possíveis de poder ser aplicadas 
                                                em diferentes situações e a propósito 
                                                de diferentes temas. No quarto 
                                                ponto, faremos referência a materiais 
                                                e recursos
                                              Como 
                                                deve ser usado o guia  
                                              Alguns 
                                                pressupostos devem ser tidos em 
                                                conta
                                              - 
                                                O domínio global quer do programa 
                                                quer do guia. Deve a educadora 
                                                conhecer todos os aspectos, potencialidades 
                                                e possíveis lacunas para que possa 
                                                rentabilizar o material e as informações 
                                                colocadas à sua disposição;   
                                                
                                              - 
                                                Considerar o guia como um auxiliar 
                                                do trabalho, em complementaridade 
                                                permanente com o programa, tendo 
                                                em conta os princípios orientadores, 
                                                os objectivos, os conteúdos e 
                                                as sugestões de actividades.  
                                                
                                              Passos 
                                                para trabalhar os temas e questões
                                              - 
                                                Para qualquer tema que pretenda 
                                                trabalhar com as crianças a educadora 
                                                encontra no primeiro ponto algumas 
                                                noções e informações, que pode, 
                                                obviamente, completar com pesquisa 
                                                autónoma recorrendo quinto 5 onde 
                                                encontra a indicação de recursos;
                                              - 
                                                Escolhido o tema ou questão, deve 
                                                pensar quais as melhores metodologias 
                                                para o abordar. No segundo ponto, 
                                                encontra não apenas a explicitação 
                                                dos princípios que devem orientar 
                                                o seu trabalho pedagógico mas 
                                                também a descrição das estratégias 
                                                de modo a desenvolvê-las adequadamente; 
                                                
                                              - 
                                                A seguir pode procurar sugestão 
                                                de actividades no terceiro ponto, 
                                                podendo utilizar as indicadas, 
                                                adaptando-as se necessário ao 
                                                seu grupo, construindo outras 
                                                similares, etc.
                                              - 
                                                No quarto ponto encontra ideias 
                                                para a construção de materiais. 
                                                
                                              1 
                                                – EXPLICITAÇÃO DE CONCEITOS E 
                                                ENQUADRAMENTO DOS TEMAS 
                                              Os 
                                                conceitos serão explicitados por 
                                                área de conteúdo, em conformidade 
                                                com o programa. O critério foi 
                                                colocarmo-nos no papel da educadora 
                                                e pensar os temas e as questões 
                                                em função dos meninos, referindo 
                                                mesmo estratégias e situações 
                                                de aprendizagem.
                                              1.1 
                                                – Eu ...
                                              Neste 
                                                ponto, a preocupação fundamental 
                                                é levar as crianças a conhecer 
                                                e a valorizar as qualidades próprias 
                                                das pessoas, reconhecendo o que 
                                                é necessário ao seu desenvolvimento 
                                                e relacionando estas necessidades 
                                                com os direitos humanos. Os valores 
                                                fundamentais a trabalhar são a 
                                                confiança em si próprio, a autonomia 
                                                e a responsabilidade.
                                              - 
                                                Sou capaz – o objectivo 
                                                é compreender que todos temos 
                                                capacidades 
                                              As 
                                                crianças devem aperceber-se que 
                                                têm capacidades naturais, tal 
                                                como a mãe e o pai, os irmãos, 
                                                os amigos, os avós, etc., e que 
                                                precisam de as desenvolver. Todos 
                                                podemos pensar, falar, criar, 
                                                imaginar, inventar, resolver problemas 
                                                e ir à procura de soluções. Todos 
                                                temos essas qualidades, mas precisamos 
                                                de as desenvolver, pouco a pouco, 
                                                com a ajuda das pessoas com quem 
                                                vivemos e estamos. 
                                              Explorar 
                                                com as crianças as questões da 
                                                comunicação e da linguagem, por 
                                                exemplo, a importância dos nomes, 
                                                para nomear os objectos e poder 
                                                falar deles, relacionando-os consigo 
                                                próprio e com as outras pessoas. 
                                                O simples identificar e relacionar 
                                                são já tarefas “do pensar” que 
                                                cada um vai poder realizar cada 
                                                vez melhor. Explorar igualmente 
                                                a capacidade de criar e fazer 
                                                coisas novas - cumprimentar, desenhar, 
                                                colaborar, ajudar a cuidar do 
                                                jardim, da casa, etc. 
                                              Aprender 
                                                coisas novas não é apenas para 
                                                as crianças, todos aprendemos 
                                                ao longo da vida, nunca deixamos 
                                                de aprender. Os avós também aprendem 
                                                coisas novas, eles próprios podem 
                                                ensinar alguma coisa aos avós 
                                                – por exemplo, a música ou o jogo 
                                                que aprenderam - mas é claro que 
                                                eles têm muito mais para lhes 
                                                ensinar, tal como os pais e a 
                                                educadora, porque vivem há mais 
                                                tempo, são mais crescidos, mais 
                                                velhos. Vamos aprendendo à medida 
                                                que vivemos e aprendemos sempre 
                                                uns com os outros, quando estamos 
                                                juntos e conversamos, quando ouvimos 
                                                histórias, quando brincamos, quando 
                                                vemos televisão, etc. Ninguém 
                                                pode dizer “eu sei tudo”, mas 
                                                todos podem dizer “eu sou capaz 
                                                de aprender mais.”
                                              - 
                                                Há coisas que preciso - 
                                                o objectivo é compreender as necessidades 
                                                humanas  
                                              As 
                                                crianças, e todas as pessoas, 
                                                para continuarem a aprender, a 
                                                viver bem e a ser felizes têm 
                                                necessidade de algumas coisas. 
                                                Coisas tão importantes que se 
                                                não as tivermos pomos em causa 
                                                a saúde, a segurança e até a própria 
                                                vida. 
                                              Levar 
                                                as crianças a compreender que 
                                                todos precisamos dos cuidados 
                                                da família, dos amigos, dos médicos, 
                                                dos professores, etc., mas que 
                                                elas precisam de cuidados especiais 
                                                por serem pequeninas, fazer-lhes 
                                                notar que até já precisaram mais 
                                                do que agora, quando eram bebés 
                                                e alguém tinha de lhes dar a comida, 
                                                de os vestir, etc. Ao crescerem, 
                                                começam a fazer coisas sozinhas, 
                                                ainda poucas mas que irão aumentando 
                                                na medida em que forem capazes 
                                                de realizar novas tarefas, ganhando 
                                                autonomia e confiança em si próprias. 
                                                
                                              Precisam 
                                                também de alimentos, vestuário, 
                                                brinquedos, educação e cuidados 
                                                médicos - aqui podem ser trabalhados 
                                                os direitos sociais como o emprego 
                                                dos pais, de onde vem o dinheiro 
                                                para comprarem alimentos, medicamentos, 
                                                etc. 
                                              Tudo 
                                                isto que é necessário ao crescimento 
                                                e ao desenvolvimento de qualquer 
                                                ser humano pertence (e deve ser 
                                                dado) a todas as pessoas, desde 
                                                os bebés mais pequeninos aos avós 
                                                mais velhinhos, vivam onde viverem. 
                                                
                                              - 
                                                Há coisas que tenho o direito 
                                                a ter - o objectivo é perceber 
                                                que as necessidades humanas são 
                                                direitos humanos
                                              Levar 
                                                a criança a compreender que tudo 
                                                aquilo de que precisa – família, 
                                                alimentos, vestuário, casa, escola, 
                                                brinquedos, tempo para brincar, 
                                                ir à igreja, à associação, à casa 
                                                dos avós, etc. – são direitos 
                                                dela. 
                                              O 
                                                conceito de direito é, porventura, 
                                                muito difícil de explicar a crianças 
                                                desta idade, mas não há outra 
                                                maneira senão, sem alterar o seu 
                                                significado, falar deles de forma 
                                                simples e acessível, com exemplos 
                                                concretos, com imagens, histórias, 
                                                etc. Por exemplo, podemos dizer-lhe: 
                                                “ter um direito é receber uma 
                                                coisa que já te pertence, uma 
                                                coisa que é tua, e que alguém 
                                                está encarregue de te dar, podem 
                                                ser os pais, os professores, os 
                                                avós, os médicos, etc. Os que 
                                                estão encarregues não podem esquecer-se, 
                                                têm de fazer tudo para te darem 
                                                o que te pertence, para cuidarem 
                                                bem de ti. 
                                              Imagina 
                                                que tinhas de cuidar de uma flor, 
                                                muito pequenina, fininha, mas 
                                                com uma raiz forte, o que é que 
                                                tu deves fazer para cuidar bem 
                                                dela, para que venha a ser uma 
                                                flor bonita e perfumada? Tens 
                                                de plantá-la em terra boa, regá-la 
                                                e deixá-la apanhar sol (mas não 
                                                muito, para não se queimar). Tal 
                                                como a flor, tens direito a cuidados 
                                                para cresceres bem e forte, sem 
                                                eles podem acontecer coisas desagradáveis, 
                                                no caso da tua flor, podia murchar 
                                                ou crescer muito fraquinha. Tu 
                                                achas que podes descuidar-te em 
                                                relação à tua flor? Acho que não. 
                                                Também os pais, os professores, 
                                                os médicos, os avós, etc., não 
                                                podem descuidar-se em relação 
                                                a ti.”
                                               A 
                                                educadora pode explorar com histórias 
                                                simples outras necessidades/direitos 
                                                relativas aos alimentos, à roupa, 
                                                à família, às brincadeiras, aos 
                                                mimos dos pais, às vacinas, etc. 
                                                
                                              - 
                                                Há coisas que desejo ter - 
                                                o objectivo é compreender a diferença 
                                                entre necessidades e desejos humanos 
                                                
                                              A 
                                                educadora deve mostrar que nem 
                                                tudo o que queremos e temos vontade 
                                                de ter é necessário ao crescimento 
                                                saudável e feliz a que todas as 
                                                crianças têm direito. Podem começar 
                                                por conversar com elas sobre o 
                                                que gostariam muito de ter, as 
                                                coisas que gostavam de pedir aos 
                                                pais, no dia de anos, no Natal, 
                                                etc. Aos pedidos das crianças 
                                                – por exemplo, um jogo, um casaco, 
                                                uns ténis, uma boneca, ...- a 
                                                educadora vai fazendo notar o 
                                                que é mesmo necessário, o que 
                                                pode ser substituído por outra 
                                                coisa e o que é desnecessário, 
                                                mesmo sendo coisas que desejem. 
                                                
                                              Nem 
                                                sempre o que desejamos é uma necessidade 
                                                e por isso se os pais não podem 
                                                comprar não compram, se não podemos 
                                                ter não temos. Por exemplo, não 
                                                precisamos ter uma bola muito 
                                                cara, basta uma bola vulgar e 
                                                amigos para jogar. Valorizar o 
                                                que se tem e o que é efectivamente 
                                                necessário, procurando mostrar 
                                                a questão das prioridades - pode 
                                                começar aqui a educação para o 
                                                consumo, não podemos ter o brinquedo 
                                                anunciado na televisão, mas temos 
                                                outro que faz as mesmas vezes, 
                                                o que é necessário (necessidade/direito) 
                                                é poder brincar.
                                              1.2 
                                                – Vivo com os outros ...
                                              Neste 
                                                ponto, a preocupação fundamental 
                                                da educadora é desenvolver nas 
                                                crianças competências relacionais 
                                                e sociais que facilitem o viver 
                                                em comum. Os valores fundamentais 
                                                a trabalhar são a amizade, o respeito, 
                                                o cuidado, a colaboração e a solidariedade. 
                                                
                                              São 
                                                conceitos acessíveis, próximos, 
                                                porque são vividos pelas crianças. 
                                                Pensamos que é importante trabalhar 
                                                a noção de cuidado, o que significa cuidar e quais 
                                                os cuidados que cada um necessita. 
                                                Há nestas noções uma dimensão 
                                                de afectividade, de sensações 
                                                e sentimentos, que não podemos 
                                                deixar de tratar. 
                                              Outro 
                                                aspecto, é a ideia de que não 
                                                podemos viver sozinhos – o início 
                                                da noção de sociedade e de cidadania. 
                                                Viver com os outros é uma necessidade 
                                                (um direito humano) e isso significa 
                                                ser capaz de comunicar, de dialogar 
                                                e de estar atento para poder participar 
                                                e ajudar. Podemos desenvolver 
                                                atitudes como estas: “eu estou 
                                                disponível para te ouvir, para 
                                                te contar histórias, para te levar 
                                                á escola, para te ajudar a construir 
                                                o jogo, etc. Tu estás disponível 
                                                para pôr a mesa, para me cantares 
                                                uma canção, para me fazeres um 
                                                desenho, etc.” Também é muito 
                                                importante a ideia de “criar laços”, 
                                                de nos ligarmos às pessoas, por 
                                                exemplo, inventando palavras bonitas 
                                                para dizer á mãe, ao pai, á educadora, 
                                                mandando recados alegres, contando 
                                                segredos, etc. 
                                              Vivemos 
                                                em espaços sociais, onde há outras 
                                                pessoas, podem ser familiares, 
                                                amigos ou simples conhecidos, 
                                                mas onde, em qualquer dos casos, 
                                                temos de respeitar regras de convivência 
                                                – cumprimentar, escutar, pedir 
                                                licença, agradecer, etc. - devem 
                                                explorar-se os contextos próximos 
                                                dos alunos, relacionando-os com 
                                                as pessoas e as instituições. 
                                                Na relação entre as pessoas importa 
                                                identificar o papel de cada um, 
                                                como se relacionam, se respeitam 
                                                e ajudam. 
                                              Em 
                                                casa – identificar os membros 
                                                da família, os pais, os irmãos 
                                                e os avós; o que fazem, como se 
                                                relacionam com ele, etc.; no jardim 
                                                infantil – identificar as 
                                                pessoas, saber o que fazem, partilhar 
                                                brincadeiras e tarefas com outros 
                                                meninos e com a auxiliar e a educadora; 
                                                na rua ou na praça – 
                                                identificar as pessoas que 
                                                encontra nesses locais, o que 
                                                fazem lá, explorar situações de 
                                                brincadeira com os amigos, etc.; 
                                                no mercado - explorar as 
                                                vivências das crianças, por exemplo 
                                                as idas, saber com quem vão, do 
                                                que gostam mais, etc.; na igreja 
                                                – saber com quem vão, quem 
                                                encontram, do que mais gostam 
                                                mais, etc.; no posto médico 
                                                – identificar as pessoas 
                                                que aí trabalham, o que fazem, 
                                                quem cuidam, em que situações 
                                                já foram ao posto médico, etc.
                                              Para 
                                                além destes, podem explorar-se 
                                                outros ambientes sociais relacionados 
                                                com a vida dos alunos – festas 
                                                tradicionais, romarias, reuniões 
                                                familiares, etc.
                                              Para 
                                                trabalhar estas questões, podem 
                                                fazer-se jogos deste tipo: “vamos 
                                                abrir a janela para praça; o que 
                                                vêem?; meninos a brincar, velhos 
                                                sentados a conversar, uma avó 
                                                com um neto ao colo, dois meninos 
                                                de bicicleta, ..; “vamos abrir 
                                                a janela para o posto médico; 
                                                o que vêem?; um menino doente, 
                                                uma enfermeira a cuidá-lo e um 
                                                pai; vamos abrir a janela para 
                                                a casa da avó. O que vêem? (...). 
                                                
                                              1.3 
                                                – Conheço os meus direitos ...
                                              Neste 
                                                ponto, a preocupação da educadora 
                                                deve ser a de levar as crianças 
                                                a conhecer e a dar valor a tudo 
                                                o que precisam para crescerem 
                                                e viverem bem, tendo em mente 
                                                os quatro grandes grupos de direitos 
                                                – direito à sobrevivência; direito 
                                                ao desenvolvimento; direito à 
                                                protecção; e direito à participação. 
                                              Os 
                                                direitos devem ser abordados de 
                                                forma muito simples, sempre ligados 
                                                a situações concretas, de preferência 
                                                do quotidiano das crianças, sem 
                                                falar em declarações, convenção 
                                                ou artigos. Mas podemos sempre 
                                                falar das questões, por exemplo 
                                                da Declaração Universal dos Direitos 
                                                Humanos, contando uma história 
                                                “por causa das guerras, de muitos 
                                                meninos e pessoas sem comida, 
                                                sem escola, sem casa, etc. os 
                                                homens que mandavam no mundo fizeram 
                                                um acordo e criaram leis para 
                                                proteger a vida das pessoas ...” 
                                                
                                              A 
                                                criança tem direitos individuais, 
                                                direito a falar, a dar 
                                                opiniões e a participar 
                                                dentro das suas possibilidades 
                                                e sempre com a ajuda dos pais 
                                                e outros adultos. 
                                              Ter 
                                                um nome é muito importante, 
                                                para que os outros nos possam 
                                                identificar e referir-se a nós. 
                                                As crianças aperceber-se-ão que 
                                                para além do nome próprio têm 
                                                nomes iguais aos dos irmãos que 
                                                vem do pai e da mãe - podem explorar-se 
                                                nomes próprios e familiares. Mostrar 
                                                também a importância de tratar 
                                                as pessoas pelo nome - o João, 
                                                o Pedro, a Filipa, etc. Aliás, 
                                                quando conhecemos alguém a primeira 
                                                coisa que queremos saber é o nome, 
                                                para nos podermos relacionar com 
                                                ela.
                                              Ter 
                                                um país onde nascemos e 
                                                vivemos com a nossa família, 
                                                habitando uma casa, situada no 
                                                campo ou na cidade. É importante 
                                                reconhecer o nome do país, da 
                                                ilha, da cidade, da aldeia ou 
                                                do bairro. Podem fazer-se jogos, 
                                                por exemplo, no pátio do jardim 
                                                infantil desenham-se círculos 
                                                com o nome das ilhas e depois 
                                                criam-se “laços” entre elas, através 
                                                de brincadeiras as crianças aprendem 
                                                os nomes e referem possíveis coisas 
                                                que conheçam, até porque podem 
                                                ter familiares nessas ilhas. O 
                                                país também tem uma língua, 
                                                aliás duas línguas – que as crianças 
                                                já conhecem e costumam usar, em 
                                                casa mais o crioulo e no 
                                                jardim infantil mais o português.  
                                                
                                              Direitos 
                                                sociais, económicos e culturais 
                                                - trabalhar com as crianças 
                                                noções de direitos ligados à alimentação, 
                                                ao vestuário, à educação, á saúde 
                                                e aos aspectos culturais. 
                                              A 
                                                criança deve começar a relacionar 
                                                os direitos. A mãe e o pai precisam 
                                                ter um emprego, os pais podem 
                                                ter diferentes empregos, uns trabalham 
                                                na agricultura, outros na pesca, 
                                                outros no turismo, outros nos 
                                                serviços públicos. Todos precisam 
                                                de ganhar dinheiro para ter uma 
                                                casa, comprar alimentos, livros, 
                                                roupa, cadernos, etc. 
                                              Ouvir 
                                                histórias sobre tradições e costumes 
                                                populares, sobre a vida de meninos 
                                                que vivem noutros lugares, são 
                                                oportunidades para abordar traços 
                                                da cultura cabo- verdiana – mais 
                                                uma vez a educadora pode criar 
                                                histórias simples “era uma vez 
                                                um menino que não gostava de cachupa 
                                                e então avó contou-lhe que ...”, 
                                                outras vezes podem ser histórias 
                                                sobre o batuque, a seca, as romarias 
                                                populares, etc. Aprender jogos 
                                                tradicionais e canções de roda 
                                                é igualmente importante para ouvir 
                                                falar da vida das pessoas.
                                              Explorar 
                                                situações de jogo e brincadeira 
                                                em que haja regras, participação 
                                                e cooperação com os outros, sem 
                                                competição, sem querer chegar 
                                                em primeiro lugar, apenas querendo 
                                                fazer bem feito.
                                              A 
                                                segurança depende dos cuidados 
                                                que os pais e os outros adultos 
                                                lhe prestarem mas também dele 
                                                próprio. Podem explorar-se situações 
                                                em que a criança pode correr riscos 
                                                – correr sozinho pelas ruas, perder-se 
                                                no mercado se largar a mão da 
                                                mãe ou da avó, sair de casa sem 
                                                ordem da mãe, levar um balde de 
                                                água ou um saco de compras muito 
                                                pesados, mexer em aparelhos eléctricos, 
                                                brincar com fósforos, etc. 
                                              Sei 
                                                que os meus direitos dependem...
                                              A 
                                                preocupação da educadora deve 
                                                ser a de mostrar às crianças que 
                                                os seus direitos dependem dos 
                                                pais e das instituições e ás vezes 
                                                delas próprias. 
                                              Trabalhar 
                                                com as crianças cada um dos direitos 
                                                relacionando-os com a instituição 
                                                ou as instituições de que dependem. 
                                                Por exemplo, o nome depende da 
                                                família, podem junto dos pais 
                                                saber porque é que têm aquele 
                                                nome, quem o escolheu e porquê. 
                                                Os pais escolhem o nome e vão 
                                                registar os filhos no registo 
                                                civil e por isso todos os meninos 
                                                têm uma cédula. A alimentação, 
                                                depende dos pais, mas se os pais 
                                                não tem possibilidades devem procurar 
                                                ajuda, junto de instituições do 
                                                Estado, da igreja, etc. A saúde 
                                                depende de cada um, comer alimentos 
                                                limpos, lavar as mãos, beber água 
                                                potável, mas também dos pais, 
                                                dar regras de higiene aos meninos, 
                                                vacinar, etc.
                                              A 
                                                ideia é explorar situações da 
                                                vida das crianças, identificando 
                                                os direitos e relacionando-os 
                                                com as instituições.  
                                              1.4 
                                                – Vivo os direitos ...
                                              A 
                                                educadora deve levar as crianças 
                                                a compreender que o mais importante 
                                                é viver os direitos e para isso 
                                                ser possível devemos ser capazes 
                                                de ter certas atitudes e fazer 
                                                certas acções. Os direitos são 
                                                para se porem em prática no dia 
                                                a dia, nos locais onde estamos, 
                                                nas experiências e situações que 
                                                vivemos com os outros, em casa, 
                                                na escola, na rua, etc. 
                                              Praticar 
                                                os direitos é, por exemplo, dar 
                                                opiniões, ouvir as dos outros, 
                                                escutar, prestar atenção. É também 
                                                participar nas escolhas – por 
                                                exemplo, na cor do caderno que 
                                                vai comprar com a mãe, na roupa 
                                                que vai vestir, na ida ou não 
                                                a casa da avó, na escolha do jogo 
                                                que vai jogar, nas tarefas que 
                                                tem de realizar, etc.
                                              Viver 
                                                os direitos é sentir-se cuidada, 
                                                poder alimentar-se, vestir-se, 
                                                viver numa casa com as condições 
                                                necessárias, ir ao médico quando 
                                                está doente, ir ao jardim infantil, 
                                                etc. 
                                              ...construo 
                                                a paz
                                              Levar 
                                                a criança a compreender que para 
                                                lá disto tudo, para viver bem 
                                                e feliz é necessário viver em 
                                                ambientes tranquilos, sem gritos, 
                                                sem pontapés, sem problemas. Para 
                                                que isso aconteça todos temos 
                                                que fazer alguma coisa, pois muitos 
                                                meninos vivem em situações de 
                                                medo, de descuido e insegurança 
                                                e por isso não podem ser felizes. 
                                                
                                              Podem 
                                                explorar-se situações conflituais 
                                                do dia a dia do jardim infantil, 
                                                procurando que as crianças percebam 
                                                a quem devem pedir ajuda e o que 
                                                podem e devem fazer para viverem 
                                                em paz, contentes e amigas. 
                                              Seria 
                                                também importante abordar problemas 
                                                de direitos humanos vividos ou 
                                                observados pelas crianças, não 
                                                sobre casos e pessoas que conheçam 
                                                mas a partir de pequenas histórias, 
                                                que descrevam com clareza a questão 
                                                que se pretende abordar. 
                                              2 
                                                - ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS 
                                              2.1 
                                                – princípios do trabalho pedagógico
                                              Num 
                                                programa em que os principais 
                                                objectivos são a aquisição e o 
                                                desenvolvimento de competências, 
                                                atitudes e valores, ganham especial 
                                                relevância as questões pedagógicas. 
                                                Alguns aspectos importa salientar:
                                              - 
                                                A qualidade da relação 
                                                que a educadora estabelecer com 
                                                o grupo de crianças. 
                                              Se 
                                                o ambiente criado for de segurança, 
                                                bem-estar, abertura e afectividade, 
                                                as crianças sentem-se ouvidas, 
                                                valorizadas, apoiadas e estimuladas, 
                                                isso leva-as a desenvolver a auto-estima 
                                                e a confiança em si próprias. 
                                                As atitudes e as acções da educadora 
                                                e demais adultos são decisivas, 
                                                pois a imitação, nesta 
                                                idade, é uma contínua forma de 
                                                aprendizagem. 
                                              - 
                                                Metodologias de interacção 
                                                e de construção, com uma forte 
                                                vertente lúdica. 
                                              As 
                                                metodologias a adoptar têm de 
                                                tornar possível os objectivos 
                                                do programa e basear-se nos princípios 
                                                pedagógicos aí enunciados. É, 
                                                portanto, necessário proporcionar 
                                                à criança situações de aprendizagem 
                                                em que possa, permanentemente, 
                                                interagir com as pessoas e as 
                                                coisas, com o meio social e físico 
                                                que a rodeia. A criança aprende 
                                                fazendo, brincando, explorando, 
                                                sempre através da sua própria 
                                                acção, em situações de aprendizagem 
                                                directa, explorando as suas vivências 
                                                e também as situações relativas 
                                                ao quotidiano do jardim infantil, 
                                                tanto as rotinas diárias como 
                                                os incidentes que aí possam ocorrer.
                                              - 
                                                Adequação metodológica, 
                                                para cada tema e objectivo deve 
                                                escolher-se a melhor estratégia 
                                                possível. 
                                              Por 
                                                exemplo, se o objectivo é trabalhar 
                                                competências relacionadas com 
                                                a diversidade, as diferentes culturas 
                                                e valores, podemos utilizar histórias, 
                                                jogos de faz de conta, dramatizações; 
                                                mas se o objectivo é as crianças 
                                                compreendam que há sempre uma 
                                                forma pacífica de resolver os 
                                                problemas, devemos utilizar o 
                                                diálogo, a exploração de situações 
                                                reais ou hipotéticas, a resolução 
                                                de problemas, a escuta, etc. Contudo, 
                                                a prática mostrar-nos-á que a 
                                                abordagem pedagógica, tal como 
                                                acontece ao nível dos conteúdos, 
                                                tem de ser integrada, utilizando, 
                                                simultaneamente, várias estratégias 
                                                de trabalho, de forma combinada 
                                                e complementar.
                                              - 
                                                Trabalho significativo, 
                                                as crianças devem perceber o seu 
                                                valor, para que serve, o que podem 
                                                desenvolver, modificar e fazer 
                                                melhor. Para tal deve partir da 
                                                realidade das próprias crianças, 
                                                dos costumes, tradições, regras, 
                                                modos de vida e de estar relacionadas 
                                                com o seu meio familiar e social.  
                                                
                                              - 
                                                Uma perspectiva globalizante, 
                                                permitindo à criança explorar 
                                                diferentes possibilidades, fazer 
                                                diferentes escolhas, ter atitudes 
                                                e praticar acções, com tempo e 
                                                espaço para explorar, associar, 
                                                combinar e desenvolver a sua relação 
                                                com os outros, com as pessoas 
                                                e com o meio, é assim, que vai 
                                                desenvolvendo valores.
                                              2.2 
                                                - Descrição sumária das metodologias 
                                                a desenvolver
                                              Com 
                                                base nestes princípios, que podem 
                                                e devem orientar a prática pedagógica, 
                                                consideramos que algumas das estratégias 
                                                e actividades mais importantes 
                                                para trabalhar os direitos humanos, 
                                                a cidadania e a cultura da paz 
                                                com as crianças do ensino pré-escolar 
                                                são as que a seguir se apresentam.
                                              O 
                                                diálogo/a conversação
                                              É 
                                                uma estratégia sempre presente 
                                                em todas as situações de aprendizagem, 
                                                muito importante para facilitar 
                                                a interacção e a comunicação. 
                                                As conversas podem ser sobre a 
                                                vida das crianças, da família, 
                                                dos amigos, mas também sobre os 
                                                seus sonhos, os seus desejos e 
                                                as suas vivências. Podem mesmo 
                                                criar-se situações em que a conversa 
                                                seja o principal objectivo pedagógico 
                                                a atingir, considerada como um 
                                                conteúdo de aprendizagem, desenvolvida 
                                                a partir duma história, duma observação, 
                                                etc. Este tipo de actividade, 
                                                permite às crianças partilhar 
                                                dúvidas, curiosidades, descobrir 
                                                sentimentos, valores, atitudes 
                                                e comportamentos. O diálogo permite 
                                                ainda trabalhar regras e atitudes 
                                                de interacção social: saber ouvir, 
                                                estar atento, escutar, seguir 
                                                a comunicação, pedir para intervir, 
                                                para responder, etc.
                                              Trabalho 
                                                de grupo
                                              É 
                                                uma estratégia importante porque, 
                                                ao executarem tarefas comuns, 
                                                as crianças podem partilhar esforços, 
                                                habilidades e vontades. Nesta 
                                                participação, desenvolvem a cooperação, 
                                                a inter-ajuda, o sentimento e 
                                                o significado de pertença a um 
                                                grupo – aspectos importantes, 
                                                por exemplo, na cidadania. A educadora 
                                                deve propiciar trabalhos de grupo 
                                                em diferentes espaços sociais, 
                                                criando condições e facilitando 
                                                materiais.
                                              Contar 
                                                histórias
                                              Uma 
                                                estratégia fundamental para qualquer 
                                                tipo de aprendizagem, na medida 
                                                em que permite à criança, com 
                                                a ajuda da educadora, questionar 
                                                determinados comportamentos e 
                                                atitudes e através disso posicionar-se 
                                                em relação a situações e valores 
                                                humanos, aspectos importantes 
                                                para o seu desenvolvimento e crescimento 
                                                interior. São uma importante oportunidade 
                                                para conhecer outras culturas, 
                                                ter contacto com outras realidades 
                                                sem a pressão de situações e de 
                                                vivências próximas. 
                                              Explorar 
                                                situações 
                                              Uma 
                                                estratégia útil e adequada para 
                                                trabalhar valores, atitudes e 
                                                comportamentos. As crianças, em 
                                                diálogo com as educadoras, vão 
                                                elaborando as suas percepções 
                                                (percebendo o que vêem, observam, 
                                                ouvem ou manipulam) construindo 
                                                a sua própria compreensão das 
                                                coisas. São momentos para cada 
                                                um pode falar, dizer o que pensa, 
                                                marcando as diferenças - aspecto 
                                                decisivo na construção da identidade. 
                                                
                                              As 
                                                situações podem ser as do dia 
                                                a dia, muitas vezes resultantes 
                                                de atitudes de oposição ou conflito 
                                                – disputa pelo mesmo brinquedo, 
                                                pelo mesmo espaço, briga por um 
                                                lugar, etc. – mas também podem 
                                                ser imaginadas, criadas pelo educador 
                                                ou pela própria criança. 
                                              O 
                                                objectivo é procurar compreender 
                                                o que se passa, quem está envolvido, 
                                                se há ou não diferentes soluções 
                                                e diferentes modos de actuar. 
                                                
                                              Explorar 
                                                imagens 
                                              Seleccionar, 
                                                de forma criteriosa e adequada, 
                                                a este nível etário, um conjunto 
                                                de imagens (fotografias, desenhos 
                                                ou gravuras) de modo a poderem 
                                                ser trabalhadas em diferentes 
                                                situações e sobre os mais variados 
                                                temas de direitos humanos, cidadania 
                                                e cultura da paz.
                                              As 
                                                imagens devem ser sempre enquadradas 
                                                pelo educador, falar da situação 
                                                apresentada, das suas causas e 
                                                consequências – levando as crianças 
                                                a observar, a descrever e se possível 
                                                a falar dos sentimentos, das necessidades, 
                                                dos direitos, das soluções, etc. 
                                                Podemos partir de perguntas como 
                                                esta: “O que é que vês na gravura? 
                                                Já alguma vez tinhas visto uma 
                                                coisa assim? O menino está alegre 
                                                ou triste? O que é que achas que 
                                                lhe aconteceu? Falta-lhe alguma 
                                                coisa importante? O quê? …
                                              Jogos 
                                                simbólicos, de descoberta e de 
                                                regras
                                              O 
                                                objectivo é fazer jogos simples, 
                                                criados pelas próprias crianças 
                                                e educadoras, a fim de trabalhar 
                                                competências e atitudes interpessoais 
                                                e sociais, desenvolvendo, ao mesmo 
                                                tempo, a imaginação e a criatividade. 
                                                
                                              Os 
                                                jogos simbólicos podem ser aproveitados 
                                                para criar situações de aprendizagem 
                                                ao nível das temáticas que queremos 
                                                trabalhar. A capacidade da criança 
                                                animar objectos e criar situações 
                                                de faz de conta parece infindável 
                                                e sempre renovada. 
                                              Os 
                                                jogos de descoberta podem levá-la 
                                                a saber mais sobre determinadas 
                                                questões relacionadas com os direitos 
                                                humanos e a cidadania, perguntando, 
                                                levando-as a ultrapassar etapas 
                                                e a resolver situações. 
                                              Constituem 
                                                oportunidades importantes para 
                                                valorizar os conhecimentos e as 
                                                vivências da criança, a sua vontade 
                                                de fazer bem, de participar e 
                                                de construir.
                                              Os 
                                                jogos de regras são importantes 
                                                para trabalhar atitudes – saber 
                                                ouvir, saber intervir, esperar 
                                                pela vez, não interromper, etc. 
                                                
                                              Resolução 
                                                de problemas 
                                              É 
                                                uma metodologia boa para trabalhar 
                                                valores de diálogo, tolerância 
                                                e cooperação. O objectivo fundamental 
                                                é ajudar as crianças a compreender 
                                                que há sempre uma forma pacífica 
                                                para resolver os problemas e isso 
                                                passa por ouvir os outros, por 
                                                colaborar, por juntar esforços. 
                                                Podem trabalhar-se situações do 
                                                dia a dia – exemplo, dois amigos 
                                                teus brincam no recreio e tu também 
                                                queres jogar, mas não te deixam. 
                                                O que é que fazes?; Vês meninos 
                                                a brigar, o que pensas fazer? 
                                                ....
                                              Fazer 
                                                de conta/jogos de papéis
                                              O 
                                                faz de conta é uma actividade 
                                                natural na criança, que podemos 
                                                pedagogicamente explorar. As crianças 
                                                recriam continuamente a realidade 
                                                de forma imaginativa e fantasiosa, 
                                                incorporando as suas vivências 
                                                e as suas emoções, agindo em função 
                                                duma imagem, dum sentimento, duma 
                                                pessoa, dum animal, dum objecto, 
                                                etc.
                                              Este 
                                                tipo de jogos tem uma enorme importância 
                                                na socialização da criança, representam 
                                                muito bem papéis sociais – mães 
                                                e filhas, médicos e doentes, professores 
                                                e meninos, polícias e bombeiros, 
                                                … – situações que podem ser aproveitadas 
                                                de forma estruturada para trabalhar 
                                                valores, atitudes e comportamentos. 
                                                
                                              Dramatização
                                              Representar 
                                                pequenas histórias, muito simples, 
                                                com o objectivo de trabalhar os 
                                                direitos da criança, a cidadania 
                                                e a resolução de conflitos. Podem 
                                                ser histórias tradicionais ou 
                                                não que de forma clara mas também 
                                                com fantasia e imaginação mostrem 
                                                o lado mau e bom da vida das crianças, 
                                                dos adultos e do viver em sociedade. 
                                                Dramatizar histórias tradicionais, 
                                                do universo infantil, com temas 
                                                e questões de direitos humanos, 
                                                por exemplo de discriminação, 
                                                injustiças, abandono, etc.
                                              Poesias/Canções/Lengalengas
                                              Trabalhar 
                                                canções que permitam desenvolver 
                                                atitudes e comportamentos (ex. 
                                                se eu fosse um peixinho e soubesse 
                                                nadar mandava a Joana o material 
                                                arrumar; sentar-se ; ajudar; pedir 
                                                desculpa; tirar o avental; preparar-se 
                                                para o almoço; etc.).
                                              Criar 
                                                pequenas quadras relativas aos 
                                                direitos humanos e à participação 
                                                e musicá-las. Aliar as canções 
                                                à mímica, ao movimento e drama. 
                                                
                                              Expressão 
                                                plástica
                                              Qualquer 
                                                tema, seja sobre conhecimentos, 
                                                valores, atitudes o comportamentos, 
                                                pode ser trabalhado ao nível da 
                                                expressão plástica, através do 
                                                desenho e dos trabalhos manuais, 
                                                dentro das possibilidades que 
                                                as crianças desta idade apresentam.
                                              Participação 
                                                na comunidade/visitas de estudo
                                              Criar 
                                                situações de aprendizagem em diferentes 
                                                espaços de sociabilização, por 
                                                exemplo visitando instituições, 
                                                participando em festas escolares, 
                                                do bairro, da cidade,   nas brincadeiras 
                                                da rua, nas actividades da associação, 
                                                nas feiras, etc. 
                                              Promover 
                                                actividades entre instituições, 
                                                jardins de infância, escolas, 
                                                autarquias, - comemoração do dia 
                                                mundial da criança, por exemplo.
                                              Elaborar 
                                                regulamentos
                                              São 
                                                muito importantes para trabalhar 
                                                a relação entre direitos e responsabilidades. 
                                                Há muitas regras que podem ser 
                                                discutidas com as crianças, ao 
                                                nível das atitudes, da resolução 
                                                dos conflitos, do uso dos materiais 
                                                e do espaço. A criança deve pronunciar-se, 
                                                exprimir a sua opinião, a educadora 
                                                deve coordená-la a com a dos outros 
                                                e procurar chegar a regras comuns. 
                                                Deste modo, vai compreendendo 
                                                a importância e a necessidade 
                                                das regras, quando vivemos juntos 
                                                e partilhamos os mesmos espaços.
                                              As 
                                                regras devem ser claras e transparentes 
                                                e ser cumpridas, quem não cumpre 
                                                deverá ter uma sanção coerente, 
                                                por exemplo, o menino destruiu 
                                                as tintas, a sanção não pode ser 
                                                não ir ao recreio, mas sim ficar 
                                                sem pintar, haver reciprocidade.
                                              3 
                                                - SUGESTÃO DE ACTIVIDADES 
                                              A 
                                                intenção é fornecer às educadoras 
                                                exemplos de actividades que possam 
                                                utilizar em situação educativa 
                                                e, ao mesmo tempo, serem sugestões 
                                                para a construção de outras semelhantes, 
                                                adaptadas ao grupo de crianças, 
                                                sobretudo às suas vivências e 
                                                ao que são capazes de compreender.
                                              Situações 
                                                a explorar:
                                              1 
                                                – Imagina que o teu amigo Pedro 
                                                tem um carrinho de que gostas 
                                                muito e com o qual queres brincar. 
                                                O que deves fazer? Pedes o carrinho 
                                                ao Pedro com simpatia, com cuidado? 
                                                Fazes um acordo com ele, emprestas-lhe 
                                                um brinquedo teu?; Pedes-lhe para 
                                                brincarem os dois?; Ameaças o 
                                                Pedro se ele não te emprestar 
                                                o carrinho?; Vais pedir ajuda 
                                                à mãe, à educadora?; …
                                              2 
                                                – A Joana zangou-se com o irmão, 
                                                ralhou com ele e chamou-lhe de 
                                                nomes. O que é que tu achas do 
                                                comportamento da Joana? O que 
                                                achas que ela deve fazer? Tu costumas 
                                                pedir desculpa? E a ti costumam 
                                                pedir-te desculpa? Quem? O que 
                                                é que tu achas dos pedidos de 
                                                desculpa?; … 
                                              3 
                                                – O João arrancou uma flor, sem 
                                                querer, no pátio da escola. Achas 
                                                que o menino deve dizer à educadora 
                                                o que aconteceu? O que é que tu 
                                                fazias? ; Achas que o João vai 
                                                ser castigado? Porquê? Se o João 
                                                tivesse arrancado por querer, 
                                                o que é que tu achavas? ; ….
                                              Podem 
                                                ser criadas, de forma imaginativa 
                                                e lúdica outras muitas situações, 
                                                que permitam explorar os temas 
                                                que a educadora pretende trabalhar.
                                              Jogos 
                                                de papéis 
                                              São 
                                                jogos para trabalhar valores, 
                                                através deles é possível desenvolver 
                                                competências que conduzam a determinadas 
                                                atitudes. Explorar relações interpessoais 
                                                e sociais envolvendo instituições 
                                                e direitos. 
                                              - 
                                                “Se eu fosse um pai” ia levar 
                                                os meus filhos ao jardim infantil, 
                                                brincava e jogava à bola com eles; 
                                                trabalhava muito para ganhar dinheiro 
                                                para eles, não os deixava abandonados, 
                                                levava os meus filhos ao médico 
                                                se tivessem febre, queria saber 
                                                onde os meus filhos andavam, …); 
                                                
                                              “Se 
                                                eu fosse um polícia” ajudava as 
                                                pessoas, não passava multas, ensinava-as 
                                                a portarem-se bem, …; 
                                              “Se 
                                                eu fosse um amigo” contava segredos, 
                                                ajudava, convidava para a festa 
                                                de anos...); 
                                              “Se 
                                                eu encontrasse um tesouro” construía 
                                                escolas para os meninos, arranjava 
                                                muitos empregos, distribuía pelas 
                                                pessoas mais pobres, arranjava 
                                                maneira de construir hospitais, 
                                                jardins, comprava jogos e brinquedos 
                                                para todas as crianças,  …”;
                                               “Se 
                                                eu fosse um rei ou um presidente”...; 
                                                “Se eu mandasse na escola” ..., 
                                                etc. 
                                              Podem 
                                                criar-se as mais diversas situações 
                                                e explorá-las na medida dos conhecimentos, 
                                                das capacidades e da compreensão 
                                                das crianças, tendo sempre presente 
                                                a perspectiva dos direitos humanos. 
                                                
                                              Sequências 
                                                de imagens simples para reconstruir 
                                                histórias
                                              Os 
                                                puzzles dos direitos - construir 
                                                e montar puzzles simples. Podem-se 
                                                construir com muita facilidade, 
                                                basta duas fotocópias do mesmo 
                                                desenho, gravura, cartaz, etc.; 
                                                colam-se em cartolina para ficarem 
                                                mais resistentes; recorta-se uma 
                                                delas em peças de puzzle e colocam-se 
                                                dentro de um envelope. Os meninos 
                                                podem explorar os puzzles em grupo, 
                                                a pares, etc.
                                              A 
                                                arca dos direitos 
                                              As 
                                                crianças colocam dentro de uma 
                                                caixa objectos seus - material 
                                                escolar, brinquedos, roupas calçado, 
                                                etc. -; fecha-se a caixa e por 
                                                uma frestazinha tira-se à sorte 
                                                um objecto qualquer dos que estão 
                                                na arca; as crianças identificam 
                                                o objecto; relacionam-no com o 
                                                direito respectivo; pode também 
                                                relacioná-lo com a instituição 
                                                que deve assegurar esse direito; 
                                                e, por fim, podem falar sobre 
                                                a violação desse direito (ex.: 
                                                a criança tira um lápis – diz: 
                                                “é um lápis, serve para escrever 
                                                e desenhar, na escola, todas as 
                                                crianças devem ter lápis e poderem 
                                                ir à escola, os meninos que não 
                                                tem lápis não podem desenhar …).
                                              O 
                                                menino do chapéu mágico 
                                              A 
                                                magia do chapéu permite resolver 
                                                situações de direitos humanos; 
                                                há diferentes intervenientes que 
                                                dramatizam situações e fazem pequenos 
                                                jogos de papéis (exemplos: - tenho 
                                                o meu filho muito doente e não 
                                                tenho dinheiro para o levar ao 
                                                médico; - espere aí que eu vou 
                                                tentar resolver o seu problema 
                                                – por magia, aparece uma ambulância, 
                                                bombeiros; um hospital e uma médico 
                                                e um enfermeiro, ...); 
                                              - 
                                                Encontrei este menino abandonado, 
                                                sozinho na rua; - eu vou ver o 
                                                que eu posso fazer - por magia, 
                                                aparece uma senhora que o leva 
                                                para uma família, depois aparece 
                                                uma pessoa que o quer adoptar 
                                                e proteger, …); ...
                                              Tocar 
                                                o céu  
                                              Jogo 
                                                colectivo, em círculo, em que 
                                                a educadora explora situações 
                                                simples que envolvam a tomada 
                                                de atitudes a favor da paz, mostrando 
                                                que quando todos se empenham, 
                                                cooperam e se esforçam é possível 
                                                encontrar as soluções e viver 
                                                em paz e harmonia, como se tocássemos 
                                                o céu. (rever)
                                              A 
                                                cidade dos direitos 
                                              Jogo 
                                                para relacionar os direitos humanos 
                                                com as instituições. Temos dez 
                                                cartões com instituições (uma 
                                                escola; uma casa; um hospital; 
                                                um jardim infantil; uma igreja; 
                                                uma biblioteca; um parque infantil; 
                                                uma família, amigos, brincadeiras); 
                                                as crianças podem escolher os 
                                                cartões e falar sobre eles; cada 
                                                cartão pode ter atrás um procedimento 
                                                que o educadora lê e o menino 
                                                tem que cumprir (exemplo: tens 
                                                dizer a um colega que gosta dele; 
                                                tens de pedir desculpa; cumprimentar 
                                                uma pessoa, ...)
                                              Exemplo 
                                                de histórias simples que as educadoras 
                                                podem explorar 
                                              Apresentamos 
                                                duas histórias com questões de 
                                                direitos humanos, a partir destes 
                                                exemplos a educadora poderá criar, 
                                                recolher ou reinventar outras 
                                                mais, mesmo dos contos tradicionais. 
                                                 
                                              - 
                                                Os ovos misteriosos da 
                                                Luísa Ducla Soares 
                                              “Era 
                                                uma vez uma galinha que cansada 
                                                de pôr ovos e não poder ter nenhum 
                                                filho, pois todos os dias a dona 
                                                lhe tirava o ovo do ninho, resolveu 
                                                fugir para a mata. 
                                              Fez 
                                                um ninho muito bem feito, pôs 
                                                um ovo e foi à procura de comida. 
                                                Quando regressou, verificou que 
                                                não tinha apenas um ovo mas cinco 
                                                ovos de cores e tamanhos diferentes. 
                                                Passado algum tempo, os ovos começam 
                                                a estar, nasceu primeiro um papagaio, 
                                                depois uma serpente, a seguir 
                                                uma avestruz, um crocodilo e finalmente 
                                                o pintainho. Afinal o que era 
                                                aquilo, seriam todos filhos dela? 
                                                Tão diferentes? O que iria ela 
                                                fazer agora? 
                                              Pensou 
                                                e resolveu cuidar de todos igualmente. 
                                                Mas muitos problemas ia ter de 
                                                passar, o papagaio voava e ela 
                                                não sabia voar, o serpente metia-se 
                                                nos buracos e ela era gorda de 
                                                mais para lá caber, o crocodilo 
                                                nadava e ela não sabia nadar, 
                                                a avestruz, comia, comia, e ela 
                                                não tinha tanta comida. Mas, mesmo 
                                                com estas dificuldades, cuidava 
                                                e tratava de todos. 
                                              Um 
                                                dia chegou à floresta um rapaz 
                                                que resolveu apanhar o pinto para 
                                                comer. Quando os irmãos viram 
                                                o pinto em perigo, todos se uniram 
                                                para o defender. A serpente mostrou 
                                                o seu veneno e preparou-se para 
                                                picar o menino e o crocodilo abriu 
                                                a boca pronto para o comer. O 
                                                menino com medo fugiu, então o 
                                                papagaio começou a cantar para 
                                                chamar a atenção de um polícia 
                                                que veio ver o que se passava, 
                                                enquanto a avestruz corria atrás 
                                                do menino, este, atrapalhado, 
                                                deixou cair o pinto que levava 
                                                debaixo do braço. O pinto subiu 
                                                para as costas da irmã avestruz 
                                                e foram para casa festejar. A 
                                                mãe fez um bolo muito bonito, 
                                                com cinco andares, milho para 
                                                o frango, peixe para o crocodilo, 
                                                fruta para o papagaio, ratos para 
                                                a serpente e pregos e berlindes 
                                                para a avestruz. Comem, divertem-se, 
                                                sentem-se e cuidam-se como irmãos 
                                                e vivem felizes.” 
                                              Este 
                                                é um resumo da história que permita 
                                                à educadora diferentes explorações, 
                                                trabalhando valores, temas e questões 
                                                ligadas à diversidade, à não-discriminação, 
                                                à pluralidade de culturas, etc.
                                              A 
                                                menina do avental mágico, 
                                                de Conceição Lopes
                                              “Uma 
                                                menina ouve os pais falar sobre 
                                                a paz, mas não compreende. Sai 
                                                para o quintal com um aventar 
                                                enrolado na mão. De repente, o 
                                                avental começa a escorregar, a 
                                                abrir-se e a deixar sair sons, 
                                                o som do piano, do bebé que ri, 
                                                do mar, da flauta, do xilofone, 
                                                etc. Vai ouvindo, ouvindo, até 
                                                que os sons se juntam numa linda 
                                                orquestra, afinada, onde nada 
                                                está fora do lugar, onde todos 
                                                participam e colaboram para fazerem 
                                                uma bela melodia, suave, boa e 
                                                terna. Então, a menina entende 
                                                o que é a paz: uma música onde 
                                                todos os instrumentos, sem desafinarem, 
                                                dão o melhor de si.” 
                                              Esta 
                                                história - aqui muito resumida 
                                                - permite à educadora trabalhar 
                                                a noção de paz e dos sentimentos 
                                                que experimentamos quando vivemos 
                                                em harmonia, querendo todos fazer 
                                                o melhor possível.
                                              O 
                                                livro dos direitos 
                                              O 
                                                livro tem 20 pequenas histórias, 
                                                relatando casos de violação de 
                                                direitos humanos, significativas 
                                                para os meninos dos jardins de 
                                                infância, descritas de forma simples 
                                                e clara, expondo problemas de 
                                                direitos humanos. São sempre trabalhadas 
                                                com o grupo dos alunos, mas depois 
                                                os alunos podem levar a história 
                                                para casa e procurar, junto dos 
                                                pais, dos irmãos, encontrar soluções.
                                              1 
                                                – O menino que todos os dias trabalha 
                                                antes de ir para a escola 
                                              2 
                                                – O menino que sofre maus tratos 
                                                
                                              3 
                                                –O velho que pede esmola na esquina 
                                                da rua
                                              4 
                                                – Os gritos lá em casa, sobre 
                                                violência doméstica
                                              5 
                                                – O menino discriminado por não 
                                                ter sapatilhas 
                                              6 
                                                - O senhor que precisa de comprar 
                                                remédios e não tem dinheiro
                                              7 
                                                – Os imigrantes que vem de longe 
                                                vendendo objectos pela cidade
                                              8 
                                                – A menina que tem os pais em 
                                                Portugal e quer ir ter com eles
                                              9- 
                                                O menino que não tem casa e vive 
                                                na rua
                                              10 
                                                – A horta não tem alimentos, o 
                                                problema da seca
                                              11 
                                                – A menina que não foi convidada 
                                                para os anos por ser muito pobre
                                              12 
                                                – O menino que não atravessou 
                                                na passadeira
                                              13 
                                                – O menino que ficou doente por 
                                                beber água contaminada
                                              14 
                                                – Meninos que fogem do cheiro 
                                                amontoado na cidade 
                                              15 
                                                – A mãe que é despedida e não 
                                                consegue arranjar emprego
                                              16 
                                                – O pai que abandona os filhos 
                                                e a mãe não sabe como arranjar 
                                                dinheiro para eles
                                              17 
                                                – O menino doente porque não foi 
                                                vacinado
                                              18 
                                                – As crianças que não tem cartão 
                                                do médico, não podem ser atendidas
                                              19 
                                                – A festa, onde os católicos, 
                                                os protestantes, dão as mãos
                                              20 
                                                – A avó que vive sozinha 
                                              Exemplo 
                                                de poesias que podem ser trabalhadas
                                              A 
                                                educadora deve seleccionar, inventar 
                                                com os alunos poesias sobre os 
                                                direitos humanos que depois pode 
                                                trabalhar.
                                               
                                                
                                                   
                                                    |  
                                                       A 
                                                        Paz ´ 
                                                      É 
                                                        as guerras 
                                                       a 
                                                        acabarem. 
                                                      É 
                                                        os pássaros  
                                                      a 
                                                        voarem 
                                                      É 
                                                        a criança a brincar 
                                                      Sem 
                                                        os pais a ralharem 
                                                      A 
                                                        paz 
                                                      É 
                                                        a riqueza  
                                                      que 
                                                        vive na natureza 
                                                      E 
                                                        também é  
                                                      o 
                                                        sol a brilhar  
                                                      E 
                                                        o mar a  
                                                      acabar 
                                                      (José 
                                                        Ricardo, 9 anos in Um 
                                                        mundo de crianças, 
                                                        Oikos-Unicef)  | 
                                                     
                                                       Gosto 
                                                        de ti 
                                                       Vento 
                                                        passou e disse: 
                                                      Gosto 
                                                        de ti 
                                                      E 
                                                        a flor abriu-se em pétalas 
                                                         
                                                      de 
                                                        todas as cores.  
                                                      A 
                                                        onda passou e disse: 
                                                      Gosto 
                                                        de ti 
                                                      E 
                                                        na praia a areia 
                                                      Ficou 
                                                        muito lisa 
                                                      (...) 
                                                      O 
                                                        sol passou e disse: 
                                                      Gosto 
                                                        de ti 
                                                      E 
                                                        o trigo muito loiro 
                                                      Acenou 
                                                        com as espigas maduras. 
                                                      O 
                                                        amigo passou e 
                                                        disse: 
                                                      Gosto 
                                                        de ti 
                                                      E 
                                                        o coração 
                                                      Ficou 
                                                        a dançar de alegria. 
                                                                                                                   
                                                        (Leonor Santa Rita, in 
                                                        Gosto de ti)   | 
                                                  
                                                
                                               
                                              4 
                                                – PROPOSTA DE MATERIAIS A CONSTRUIR 
                                                
                                              A 
                                                ideia deste capítulo tem como 
                                                justificação os princípios pedagógicos 
                                                enunciados, já enunciados. A constatação 
                                                de que as crianças precisam de 
                                                ter materiais para interagir, 
                                                para construir vivências e conhecimentos. 
                                                Daí a ideia de propor a construção 
                                                de um conjunto de materiais que 
                                                possam ajudar a acção da educadora.  
                                                
                                              Devem 
                                                adequar-se aos conteúdos do programa 
                                                – direitos humanos, cidadania 
                                                e cultura da paz –, às metodologias 
                                                envolvidas e às actividades que 
                                                se pretendem desenvolver. Portanto, 
                                                quando planeamos a construção 
                                                dum material, temos de pensar 
                                                o que e como vamos 
                                                trabalhar. *
                                              Materiais 
                                                possíveis, alguns deles já referidos 
                                                nas actividades 
                                              - 
                                                Os nossos direitos
                                              Adaptar, 
                                                usando uma linguagem simples, 
                                                os 10 princípios fundamentais 
                                                da Declaração dos Direitos da 
                                                Criança (1959) igualdade – todas 
                                                as crianças do mundo são iguais, 
                                                não importa a cor, o sexo, a religião, 
                                                …; 2 - protecção especial para 
                                                o seu desenvolvimento físico, 
                                                intelectual e moral; 3 - ter um 
                                                nome e uma nacionalidade; 4 – 
                                                ter segurança e cuidados especiais 
                                                antes e depois de nascer; 5 –  
                                                6 – 7 – educação, o direito a 
                                                ir à escola; 8 – ser protegida 
                                                e socorrida em 1º lugar (rever 
                                                e completar) 
                                              Criar 
                                                para cada um uma pequena história 
                                                e um cartaz (tamanho A3)
                                              O 
                                                jogo dos direitos/tipo 
                                                jogo da glória 
                                              O 
                                                jogo vai permitir á criança reconhecer 
                                                direitos, trabalhar atitudes, 
                                                etc. 
                                              Direitos 
                                                humanos em acção/o livro dos direitos 
                                                
                                              Jogo 
                                                para trabalhar a resolução de 
                                                problemas de direitos humanos, 
                                                agindo, procurando ajudas e soluções. 
                                                
                                              Recolha 
                                                de histórias, poesias, lengalengas, 
                                                que tratem questões de direitos 
                                                humanos.
                                              Construção 
                                                de fantoches
                                              Construir 
                                                fantoches com meninos diferentes 
                                                (um negro, um branco, um índio, 
                                                um chinês) para viverem juntos 
                                                situações, experiências, etc. 
                                                
                                              Recolha 
                                                de músicas e canções/gravar uma 
                                                cassete
                                              Canções 
                                                recolhidas, adaptadas, criadas 
                                                sobre os temas. Gravação de uma 
                                                cassete.
                                              (*se 
                                                houver oportunidade, será desenvolvido 
                                                um projecto para a construção 
                                                destes materiais, que seriam reunidos 
                                                numa maleta pedagógica) 
                                              5 
                                                - MATERIAIS E RECURSOS
                                              (incluir 
                                                bibliografia, sites, .... )
                                              Anexos:
                                              os 
                                                princípios fundamentais da Convenção 
                                                dos direitos da criança
                                              a 
                                                versão simplificada da Convenção 
                                                dos direitos da criança
                                              A 
                                                versão simplificada da DUDH