Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Linha do Tempo
 Nossa História
 Institucional
 Ações e Projetos
 Encontros Nacionais
 Conferências Nacionais
 Regionais do Movimento
 ABC Entidades Filiadas
 ABC Militantes
 Banco de Dados MNDH
 MNDH Documentos
 MNDH Áudios
 MNDH Vídeos
 MNDH Imagens
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul

História dos Direitos Humanos no Brasil
Encontros Nacionais do MNDH
Movimento Nacional de Direitos Humanos

 

 

 

 

1982 | 1983 | 1984 | 1986 | 1988 | 1990 | 1992 | 1994 | 1996
1998 | 2000 | 2002 | 2004 | 2006 | 2008 | 2010 | 2112

 

1982
I Encontro Nacional de Direitos Humanos do MNDH
1982 , Petrópolis-RJ

 

BETIM – MG

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos

Em, aproximadamente, 1980, várias pessoas começaram a procurar os Freis da paróquia de Betim para denunciar torturas e violências que constantemente vinham se sucedendo nas ruas ou mesmo na cadeia.

A partir destes fatos, nasceu a idéia de começar a se reunir para discutir sobre o que fazer. Dessas reuniões participavam vários grupos, como:

Pastoral operária, partidos de oposição, outra Igreja Cristã (Metodista), comissão de luta pelo transporte coletivo, comissão de luta contra poluição.

Nesse meio tempo, sendo Betim uma cidade ainda com muitas características interioranas (onde o prefeito e o delegado é quem mandam), começaram a surgir ameaças por parte do delegado a professoras e participantes de movimentos. Com essas ameaças, houve maior incentivo para a continuidade das reuniões.

Foi elaborada uma carta de denúncias ás violências e foi entregue ao prefeito, delegado, vereadores, imprensa (Jornal e TV, secretaria de segurança pública. Ao mesmo tempo em que foi entregue a carta, continuavam as reuniões e ampliava o número de pessoas e a comissão, a partir dai, começou a buscar apoio em Belo Horizonte (Comissão de direitos humanos, movimento negro unificado, comitê pela anistia e outros).

Foi realizado um culto ecumênico (Igreja católica e metodista), com o pastor Gilmar e os Freis da paróquia, onde foi denunciado as torturas policiais, desemprego, despejo, ameaças do delegado e ao mesmo tempo celebrou-se a caminhada dos movimentos na cidade.

No final do culto foram levantados vários nomes para a formação de uma comissão de direitos humanos (definitiva). As pessoas começaram a se reunir, uma delas, no inicio, recebeu ameaça e saiu da comissão.

Durante o ano de 1981, a comissão se reuniu uma vez por mês, encaminhou-se alguns trabalhos mas não tem estatuto e nem diretoria, além disso encontra grandes dificuldades de encontrar advogado da própria cidade para acompanhar a comissão.

Na última reunião houve propostas de: 1~ maior aprofundamento entre os membros sobre os trabalhos que tem a serem feitos, 2~ ver como atuar mais junto com os movimentos existentes na cidade (lutas pelo transporte coletivo, contra poluição, contra despejo, etc.), 39 como atuar diante da violência policial do dia-a-dia em Betim, 49 tentar conseguir um estudante de direito para desde já trabalhar com a comissão.

A comissão é composta, atualmente, de oito membros, sendo a maioria profissionais autônomos.

A mais recente luta que está se realizando em Betim é contra a desapropriação de favelados para a construção de um metrô de superfície que ligará Betim-Belo Horizonte.

^ Subir

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
DHnet
MNDH 30 Anos
MNDH Encontros de Direitos Humanos
MNDH Encontros Regionais
MNDH Encontros Estaduais
MNDH Entidades Filiadas
MNDH Militantes
MNDH Multimídia
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Rede Brasil de Direitos Humanos