Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Linha do Tempo
 Nossa História
 Institucional
 Ações e Projetos
 Encontros Nacionais
 Conferências Nacionais
 Regionais do Movimento
 ABC Entidades Filiadas
 ABC Militantes
 Banco de Dados MNDH
 MNDH Documentos
 MNDH Áudios
 MNDH Vídeos
 MNDH Imagens
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul

História dos Direitos Humanos no Brasil
Encontros Nacionais do MNDH
Movimento Nacional de Direitos Humanos

 

 

 

 

1982 | 1983 | 1984 | 1986 | 1988 | 1990 | 1992 | 1994 | 1996
1998 | 2000 | 2002 | 2004 | 2006 | 2008 | 2010 | 2112

 

1982
I Encontro Nacional de Direitos Humanos do MNDH
1982 , Petrópolis-RJ

 

BELÉM - PARÁ

Igreja Evangélica de Confissão Luterana e Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (IECLB/SPDDH)

A IECLB — Igreja Evangélica de Confissão Luterna no Brasil mantém intercâmbio com varias entidades e instituições com o objetivo de promover o respeito pelos DH.

Além de promover estudos teológicos e trabalhos nas comunidades para fazer frente aos desafios oriundos das injustiças sociais em nosso pais, cresce a preocupação de ampliar a cooperação com os vários grupos que estão engajados na mesma luta.

Para possibilitar isso a Igreja estimula e apóia o trabalho de seus obreiros nas várias frentes de conflito, tais como: áreas indígenas, novas áreas de colonização, periferia urbana, etc., que têm como causa principal a ganância pela terra.

Como o tempo é pouco vou limitar-me á experiência no Estado do Pará.

Represento também a SPDDH — Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos de cujo Conselho Consultivo sou membro.

A Sociedade edita o Jornal «Resistência», que por duas vezes já recebeu o prêmio Víadimir Herzog pela ousadia de publicar denúncias inéditas que não passam pela censura dos outros veículos de comunicação.

A SPDDH, juntamente com outras entidades, tem-se manifestado contra todo tipo de arbitrariedades cometidas contra a população indefesa. Ao contrário da maioria das CDDHs e CJP aqui presentes, a SPDDH não está atrelada á Igreja, seus sócios envolvem os vários segmentos sociais estendendo-se até o campo e também aos outros Estados da grande Amazônia.

Em Belém, sempre surgem movimentos populares que reivindicam as necessidades mais elementares de sobrevivência, tais como habitação, água, luz, transporte, escolas etc.

Devido aos problemas fundiários e á violência institucionalizada, todas as pessoas conscientes se vêem sempre desafiadas a dar a sua parcela de contribuição nas mobilizações de repúdio. Assim surgiu recentemente o MLPA Movimento pela Libertação dos Povos do Araguaía. Composto por leigos, este Movimento está desde agosto trabalhando intensivamente para prestar apoio aos 13 posseiros e seus familiares, bem como aos Padres Francisco Gouriou e Aristides Camio, presos em São Geraldo do Araguaia. Sabendo que estas 15 pessoas presas São apenas um aspecto da grave problemática de toda aquela região que em breve será engolida pelo Grande Projeto Carajás, o MLPA está editando um Boletim Informativo quinzenal e também uma cartilha popular sobre CARAJÁS para informação e ampla discussão em todas as comunidades e grupos populares.

Surge a necessidade de envolver também outras regiões do Brasil nesta discussão, já que as manobras para aniquilar todo tipo de liderança popular são um fato incontestável em toda América Latina.

Dialeticamente é preciso também auxiliar as bases a formarem agentes multiplicadores do processo educativo de conscientização e organização.

Com este objetivo integram-se juntamente com voluntários também equipes de alfabetização de adultos e estudos bíblicos por ora na periferia urbana com vistas à extensão para a área rural.

Diante da enormidade de desafios é um pingo no oceano, mas de qualquer forma é testemunho de Cristo e presença da IECLB no Norte.

Rosa Marga Rothe
Pastora

^ Subir

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
DHnet
MNDH 30 Anos
MNDH Encontros de Direitos Humanos
MNDH Encontros Regionais
MNDH Encontros Estaduais
MNDH Entidades Filiadas
MNDH Militantes
MNDH Multimídia
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Rede Brasil de Direitos Humanos