Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Nossa História

            A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos nasceu na Comissão de Justiça e Paz de São Paulo fundada em 1972 e que tem uma longa história de lutas contra ao arbítrio, durante a ditadura, pelos presos políticos e desaparecidos, pela Anistia, pela Constituinte, contra o Desemprego, contra a Pena de Morte, contra a Lei de Segurança Nacional e muitas outras campanhas, sempre ao lado dos mais pobres e excluídos.

            Com a mudança do contexto nacional e a gradual abertura, os problemas foram se modificando e também  mudando o trabalho da Comissão Justiça e Paz. Da defesa dos direitos individuais passamos à defesa dos direitos sociais e econômicos. A prática demostrou que não era suficiente denunciar e lutar contra injustiças, era preciso ir contra as próprias causas destas injustiças... Esta luta tem que ser de toda a sociedade, de todos os indivíduos.

A reflexão nos levou a concluir que o trabalho mais útil a fazer era na área da educação, especialmente na Educação em Direitos Humanos, na formação do espírito de cidadania. Com esta finalidade, um grupo fundou em 1995 a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos – entidade suprapartidária e supra-religiosa.

A luta pelo respeito aos direitos humanos deve ir além das denúncias e protestos. Para ter resultados satisfatórios, é necessário que se empreenda um trabalho concreto de mudança de mentalidade de toda sociedade. Acreditamos que através da Educação podemos mudar as mentalidades. Com esse trabalho de formação pretendemos gerar nas pessoas a esperança de que é possível um mundo com justiça. Nosso projeto visa, em última instância, colaborar para acabar com o medo enraizado em vastos setores da sociedade e devolver-lhe a autêntica condição de cidadãos, através da organização, participação e ação.

A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos é uma entidade sem fins lucrativos, suprapartidária e supra-religiosa, fundada em setembro de 1995, tendo como finalidade agregar entidades que estão desenvolvendo experiências nesta temática em diferentes partes do Brasil. Fazem parte da REDE, cinco entidades de Direitos Humanos – (Fundadoras)= Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco), assim como pessoas e ONGs que trabalham com Educação em Direitos Humanos em todo o Brasil.

             Desde sua fundação, a REDE organizou o Primeiro Congresso Brasileiro de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, em  maio de 1997, (com 1250 participantes), um Seminário de Educadores em Direitos Humanos, com representantes de cinco Estados do Brasil.

voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar