Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
 

Potiguariana Digital
Experiências de Educação Popular
De Pé no Chão Também se Aprende a Ler

Memória Histórica Potiguar

 

 

 

Mensagem ao Povo Brasileiro
Djalma Maranhão
Montevideo, julho de 1965

 

De Pé no Chão | 40 Horas de Angicos | Movimento de Natal | CEBs no ES | Potiguariana

Textos | Livros e Publicações | Áudios | Vídeos | Fotografias | Rede RN | CDHMP

 

Mensagem ao Povo Brasileiro

Prefeito de Natal em dois mandatos, Deputado Federal e Estadual honrei a confiança popular. Realizei uma gestão administrativa voltada para o bem do povo. Toda cidade do Natal é testemunha do meu trabalho e do meu devotamento.

Fui deposto porque luto contra aqueles que submetem as interesses econômicos do Brasil à voragem insaciável dos grupos estrangeiros, responsáveis direitos pela inflação e consequentemente pelo estado de miséria em que vive a maioria do nosso povo. Defendí a reforma agrária e a limitação da remessa de lucros dos trustes para o exterior. É o destino histórico de descender de Jerônimo de Albuquerque Maranhão, fundador da minha cidade e que na guerra para a expulsão dos franceses foi o primeiro brasileiro nato a exercer o comando de general. General nacionalista.

Meu crime maior foi alfabetizar vinte e cinco mil crianças, na pioneira campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, reconhecida pela UNESCO como válida para as regiões subdesenvolvidas do mundo, em um país de humilhante maioria de analfabetos e lutar para dar ao povo, acesso às fontes do saber, no plano de democratização da cultura. De fazer Feira de Livros, de construir uma Galeria re Arte e estimular o Teatro do Povo. De restaurar e promover a revalorização dos Autos Folclóricos. De abrir Bibliotecas Populares que estabeleceram recordes nacionais de empréstimos de livros, numa cidade que não tinha nenhuma biblioteca pública.

Fiquei ao lado da Constituição e da Lei e mantive solidariedade ao Presidente João Goulart quando irrompeu o movimento sedicioso que subverteu as instituições do país.

Fui traído pelo Comandante da Guarnição de Natal, Coronel Mendonça Lima, que me assegurou lealdade ao Presidente da República e que, se bandeando para o golpe, após invadir a Prefeitura com forças militares, convocou-me ao Quartel General oferecendo-me a liberdade em troca da minha renúncia. Recusei em nome da minha honra e do respeito ao povo que me conferira o mandato por mim desempenhado.

Preso, fui entregue ao IPM dirigido pelo Capitão Ênio de Lacerda. Este, com técnicas da Gestapo de Hitler, devassou a Prefeitura, Sindicatos, Estrada de Ferro, Correios e Telégrafos e Diretórios Estudantis, prendendo dezenas de pessoa se chegando a torturar presos e políticos. Enodoava, assim, o Exército de Caxias do qual enverguei a gloriosa farda, marchando em São Paulo nas lutas de 1932, nos anos de minha juventude.

Fui preso em cela exígua com sentinela de fuzil embalado à vista. Permaneci vários meses, sendo transferido para estabelecimentos militares em Natal, Fernando de Noronha e Recife. Nos vários inquéritos a que fui submetido, reafirmei a convicção de meus ideáis a favor da soberania econômica do Brasil, assumindo total responsabilidade por todos os atos realizados no governo do município.

Libertado por decisão memorável no Supremo Tribunal Federal dirigi-me ao Rio de Janeiro e publiquei no Correio da Manhã manifesto ao povo brasileiro, onde denunciei o golpe, reafirmando minha fé na Democracia e no destino do Brasil.

Demitido do meu lugar efetivo de Diretor do Departamento de Documentação e cultura, por ato de Aluízio Alves, Governador a quem ajudei a eleger, entregando-lhe a votação de Natal, e sem garantias, numa fase de arbítrio, exilei-me no Uruguai.

Recuo no tempo e vejo Juvenal Lamartine em 1930, deposto do cargo de Governador do Rio Grande do Norte, abrigando-se na Embaixada francesa e depois exilando-se no solo sagrado da França. Em 1937 João Café Filho, o vitorioso de 1930 tem o seu mandato extinto pelo Estado Novo asilando-se na Argentina. Através do processo de redemocratização – porque as ditaduras não são eternas – Juvenal Lamartine e Café Filho retornaram à vida pública e aos braços do povo norte-riograndeses, voltando a exercer poderosa liderança política.

Agradeço, sensibilizado, à Igreja Católica na pessoa de D. Eugênio Sales que procurou visitar-me, não o conseguindo em virtude de minha prisão ser incomunicável, no primeiro mês. Viajando para Roma para participar do Concílio Ecumênico, enviou dois sacerdotes à minha residência para confortar minha família. Posteriormente recebi a visita de Monsenhor Alair Vilar, Vigário Geral da Arquidiocese. Repito aqui trechos da mensagem de Natal e Ano Novo que enviei ao Monsenhor Alair Vilar: “A Igreja de hoje, mais do que nunca, é a Igreja dos Pobres, na sábia afirmação de João XXIII, com mais fome e sede de Justiça. O desespero e o desabafo dos humildes, em busca de Pão e Paz acham, sempre que procuram, guarida sob a Cruz em que se encontra o corpo lacerado do CRISTO.

Breve seguirei para o exílio no Uruguai, na tentativa de recuperar a saúde. Peço que a Igreja olhe, também para minha família que fica na Pátria aguardando meu regresso”.

Agradeço ao Rotary, ao Lions e demais instituições liberais; às classes empresariais; à magistratura e ao magistério; à imprensa e aos desportistas pelos créditos de confiança tantas vezes cedidos a minha administração.

Guardo o conforto das lições que a Maçonaria transmitiu ao meu pai – e que ele plasmou na minha formação – uma instituição que se torna mais humana, na medida em que mais se solidariza com a dor universal. Nesta hora os Pedreiros Livres não me faltaram com a sua solidariedade.
Aos escoteiros, meus irmãos, mando o meu “Sempre Alerta”. A semente do escotismo renasce todos os dias no coração da juventude.

Relembro que a Prefeitura do Natal e a Universidade do Rio Grande do Norte somaram esforços em benefício do povo e se identificaram pela simbologia da honestidade, da honesta aplicação de suas verbas. No campo intelectual a Universidade é a marca mais forte que ficará gravada no tempo e o Reitor Onofre Lopes é o denominador comum e dínamo deste empreendimento.

Levo a minha palavra de confiança, particularmente, aos brasileiros do Rio Grande do Norte, aos da minha querida Cidade do Natal, da qual fui Prefeito duas vezes e tive a honra de representar seu povo no Parlamento.

Ao Supremo Tribunal Federal, ao deputado Carvalho Neto, meu advogado e ao Senador Dinarte Mariz que hospedou meu filho em Brasília e minha esposa no Rio de Janeiro, dando apoio moral, o meu agradecimento.

Saúdo a inteligência da minha terra, nas reservas de inspiração e na força criadora dos seus intelectuais na Pessoa do Presidente da Academia de Letras, Manoel Rodrigues de Melo, destacando a coragem cívica do Desembargador João Maria Furtado.

Dirijo-me aos operários e recordo, permanentemente agradecido, que minha candidatura a Prefeito foi lançada em manifesto subscrito por todos os Sindicatos de Natal.

Dirijo-me aos estudantes e relembro que nas horas cruciais contei com a solidariedade unânime dos seus Diretórios.

Reverencio os velhos, sol poente de uma geração e dirijo-me às crianças, sol nascente das madrugadas, neste manifesto, que poderá ser também, um testamento.

Caso venha a morrer no exílio, peço que meu corpo seja transportado para Natal. O caixão coberto com a bandeira da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler, e que, na hora em que o corpo baixar à sepultura, as crianças da minha cidade, que se alfabetizaram nos Acampamentos Escolares cobertos de palhas de coqueiros, cantem nosso Hino de Pé no Chão.

Companheiros, meus irmãos: Mesmo distante continuo presente na Cidade. O vento trará minhas palavras e cada alvorada recordará a claridade da minha luta, permanente lembrada pelo coração do povo.

Textos | Livros e Publicações | Áudios | Vídeos | Fotografias | Rede RN | CDHMP

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
Curso de Agentes da Cidadania Direitos Humanos