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Apresentação do Organizador

Nos últimos anos, através da parceria do CAPEC com o Programa Nacional Paz nas Escolas/Secretaria de Estado dos Direitos Humanos/Ministério da Justiça, trabalhamos com milhares de pessoas –policiais, guardas municipais, professores, membros de conselhos tutelares, líderes comunitários- em diversos estados brasileiros, analisando o fenômeno da violência e propondo alternativas para a construção da paz.

Nesse tempo, foi ficando clara, para nossa equipe, a carência de textos reflexivos que aprofundassem a análise crítica sem deixar de ter, a par da utilidade simbólica, um caráter prático e ferramental.

Lançamo-nos, assim, ao desafio de compor este livro, livres de maiores pretensões de cunho acadêmico mas com muita vontade de trazer provocações intelectuais que nos convidem à superação do discurso banalizado e rasteiro sobre a violência e a pensar criativamente os caminhos da paz, especialmente aqueles que podem e devem ser trilhados pela parceria escola-comunidade-operadores de segurança pública.

Escolhemos, para tanto, um pequeno rol de autores que se caracterizam por buscar suas reflexões na prática histórica e cotidiana da militância pela paz, pela cidadania e pelos direitos humanos.

 

Marcelo Rezende Guimarães é, no Brasil contemporâneo, ao lado de figuras como o Dr. Feizi Milani, uma das lideranças mais expressivas no campo da promoção da paz. Traz-nos sua competência e profundidade como pensador, propondo a superação dos lirismos inconseqüentes, às vezes indevidamente aderidos ao tema, para uma intervenção fundada na inquietude crítico-criativa - assim como nos propõe o título da presente coletânea.

 

Riccardo Cappi, um experiente criminólogo, trouxe para o Brasil, ao lado de sua acurada capacidade intelectual de descobrir o novo e as pistas não percebidas para a superação dos impasses sociais, sua militância junto a organizações dedicadas a crianças e adolescentes e sua intervenção como consultor para a rearticulação de políticas públicas de segurança. Oferece-nos um texto instigante sobre o papel dos operadores de segurança pública como parceiros na produção de uma cultura cidadã.

Rosillene Mazarotto me impressionou profundamente, durante  exposição que fez na Escola Porto Alegre, por ocasião de evento do Projeto Coruja, que atua diferenciadamente na escolarização e educação de meninos e meninas em situação de risco, na Rede Municipal de Ensino da cidade de Porto Alegre. Sua firmeza pedagógica, seu embasamento teórico e prático, sua paixão de educadora estão, aqui, vertidos em texto, provocando-nos a acreditar que com ousadia, persistência, espírito de equipe e dedicação, verdadeiros milagres podem ser produzidos em realidades tão adversas. O texto é uma rica ilustração para outros que estão construindo suas próprias experiências.

 

Carlos Barcellos, o prefaciador, é uma vida dedicada à causa da paz construída pelo protagonismo juvenil. Milhares de adolescentes tiveram e têm no convívio com Carlos um bem raro, que a sociedade presente não consegue ou não quer oferecer-lhes: o exemplo de uma existência adulta repleta de significado. Ele “põe a alma” em tudo o que faz e com o nosso prefácio não foi diferente.

 

Espero, finalmente, que a leitura seja a todos muito proveitosa e que  reacenda as esperanças, renove as humanas certezas, estimule a inventividade, convide ao solidário agir.

 

 

Ricardo B. Balestreri

Organizador

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