Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

             

III Fórum Internacional de 
Educação em Segurança Pública
 

 

Entendendo a importância das diversas experiências em ensino policial desenvolvidas ao longo da última década, em todo o país, e a necessidade de continuarmos caminhando no sentido da interatividade entre sociedade, comunidade acadêmica e instituições de segurança pública, parece-nos oportuno refletirmos sobre as preocupações e inquietações levantadas por Luís Flávio Sapori no texto “Sinais Promissores de Mudança na Sociedade Brasileira” (enviado aos participantes do Fórum de Recife-2001). Em especial, é relevante seu questionamento sobre o “impacto das reformulações no processo de ensino em mudanças substanciais na cultura e na prática”. Será que a força da prática cotidiana, propagadora dessa “cultura informal”, que se afirmou nas últimas décadas na supremacia da violência sobre a inteligência, da imposição sobre a mediação, pode ser transformada apenas com reformulações no processo de ensino? O que fazer para mudar as relações internas? Qual o alcance das experiências desenvolvidas? 

Diante dessas questões e do horizonte político que se aproxima, acreditamos que devemos nos dedicar mais a construção coletiva de uma metodologia que possa ampliar a inserção dos conhecimentos e experiências na prática cotidiana, de modo a propiciar mudanças significativas na “cultura informal” dos operadores de segurança pública. 

A capacidade de transformação se torna maior quando parte da esfera pública viabiliza o diálogo construtivo entre as instituições policiais e as organizações de ensino policial. Ambas devem estar orientadas por políticas públicas de segurança voltadas para o conjunto da população e priorizando o reconhecimento do policial-cidadão pelo cidadão e vice-versa. Como  caminho  imprescindível  ao estabelecimento dessa relação efetiva, entendemos que é preciso trabalhar uma proposta que possa servir de base para um debate nacional e, futuramente, contribuir para a formulação de uma política nacional de segurança que venha a nortear as ações em todo Brasil.              

A partir da realização do Workshop e Seminário sobre a Formação de Recursos Humanos nas Organizações Policiais – Experiências, Dilemas e Perspectivas, coordenado pela Fundação João Pinheiro (MG-2000), e do 1o. Fórum – Programa de Formação de Policiais – Políticas de Segurança Pública: Dimensão da Formação e Impactos Sociais, coordenado pela Fundação Joaquim Nabuco (PE-2001), criaram locus privilegiado de articulação, informação e fortalecimento das experiências de formação em Segurança Pública para uma Sociedade Democrática. É preciso dar-lhes continuidade.           

A parceria com a Fundação FORD, promovendo e apoiando financeiramente esses encontros e outras formações significativas na área da defesa social, tem sido fundamental para a garantia da realização permanente desse imprescindível debate. 

Este documento apresenta proposta para realização do III Fórum Internacional de Educação em Segurança Pública (2002), em Macapá, Amapá, através do CEFORH – Centro de Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (1996), autarquia do Governo do Estado, responsável pela Política de Formação de Servidores Estaduais, o CEFORH tem como missão institucional criar competências técnicas e humanas para o gerenciamento das políticas públicas de desenvolvimento sustentável e para a qualidade do serviço público, promovendo a articulação institucional e a sinergia dos resultados obtidos, reafirmando  

o compromisso com os direitos humanos, a cidadania e o desenvolvimento sustentável. 

Metodologia

Reavaliando as dificuldades e os resultados alcançados no último seminário e fórum, optamos por estruturar nosso encontro através de oficinas de trabalho, como um único evento que agregue a socialização de experiências e espaço de debate e sistematização. Assim, o Fórum está pensado como recurso de discussão, avaliação e proposição para o entendimento e o enfrentamento de questões relativas à Segurança Pública (entendida como questão complexa de governabilidade social).

Para tanto, sugerimos a constituição de grupos de trabalho que deverão atuar, enquanto espaços dialógicos, voltados à avaliação propositiva das práticas profissionais relacionadas aos princípios de Segurança Pública. Nos grupos serão partilhadas as experiências agrupadas em núcleos temáticos a fim de que possamos pensar coletivamente as dificuldades e reunir as alternativas mais significativas nas diversas áreas de ensino. São os seguintes os referidos núcleos: 

1.    Formação Acadêmica – reúne experiências de Graduação, Pós-graduação, Especialização e Extensão. Coordenação – Professor Julio Alejandro Quezada Jelves

Relatoria - Adriana Nascimento 

2.    Políticas Públicas – experiências promovidas pela união, estados e municípios, que façam parte de uma política pública de segurança.

Coordenadoria: Ricardo Balestreri

Relatoria: Nelma Rocha 

3.    Educação em Direitos Humanos – experiências na Educação em DDHH para Forças de Segurança Pública.

Coordenadoria: Rosa Gross e Rose Mary Gonçalves

Relatoria: Jacirene Maia 

4.    Novos Modelos de Polícia – experiências em interatividade, redução de postos e graduações, geoprocessamento da violência, integração ou unificação, etc...

Coordenadoria: Pedro Montenegro

Relatoria: Airá Santana 

5.    Integração das Corporações – experiências de estados que têm buscado o trabalho integrado entre as polícias e seus diversos sistemas.

Coordenadoria: Solange Lamego e Vera Leoneli

Relatoria: Cláudia Esteves 

6.    Policial Cidad@o/Cidadania d@ Policial - Experiências Transformadoras nas Polícias, que representam mudanças intra-institucionais, democratização das relações.

Coordenadoria: Riccardo Cappi

Relatoria: Edson Oliveira 

 

Os coordenadores, afinados com as temáticas a serem discutidas e trabalharão como facilitadores das trocas de experiências, promovendo a avaliação das mesmas, valorizando os avanços alcançados, identificando as dificuldades encontradas e indicando desafios de superação. Cada grupo contará, ainda, com o suporte dos relatores que organizarão as informações sistematizadas em textos a serem apresentados em assembléia.

Como forma de dar uma unidade teórica conceitual, o encontro será aberto com uma palestra sobre Complexidade e Visão Sistêmica, onde será detalhada a metodologia a ser desenvolvida pelos grupos de trabalho.

Na Assembléia serão partilhadas as sistematizações desenvolvidas por cada grupo de trabalho e identificadas propostas comuns e/ou convergentes. 

Coordenação Geral: Rita Andréa e Joselita Macedo:

Coordenação Técnico-pedagógica: Joselita Macedo, Cláudia Esteves e Luís Fernando Almeida;

Coordenação Executiva: Paulo Göettems.           

           

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar