Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 


Seminário Nacional sobre Violência Urbana 
e Segurança Pública

CARTA DE BRASÍLIA 

1. Nos dias 30 e 31 de Outubro de 2001 realizou-se, em Brasília, Distrito Federal, o Seminário Nacional sobre a Violência Urbana e Segurança Pública, promovido pela Subcomissão que trata destes temas vinculada à Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior da Câmara dos Deputados. 

2. Participaram deste evento pessoas de 15 Estados brasileiros representando diversas ONGs, Institutos de Pesquisa de diversas Universidades, Executivo Federal, Estadual e Municipal, Ministério Público Federal, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional da Criança e do  Adolescente, entre outros. 

3. A Constituição Federal de 1988 consagra a segurança como um direito social, individual e coletivo. 

4. As estatísticas longe estão de revelar a verdadeira face da violência nos seus mais diversos tipos: interpessoal, institucional, formalmente organizada. 

5. As dificuldades geradas pela resistência a informação sobre a violência, a falta de efetiva vontade política do poder público, as visões setorizadas, os fatores culturais, e tantos outros, levam a uma não confiabilidade nos dados sobre a violência em nosso país. Não obstante, sabemos ser o Brasil o segundo país em índice de mortalidade por violência na América Latina. Só perdemos para a Colômbia. A maioria dos mortos são jovens entre 15 e 29 anos e são assassinados por arma de fogo. 

6. As estatísticas revelam também que não há correlação direta entre pobreza e violência, mas, podemos dizer que os maiores índices estão nas populações desenraizadas. Os assentamentos humanos feitos sem respeito às relações entre as pessoas geram violência e criminalidade.  

7. Há que se ressaltar ainda o fato de que a inexistência de um planejamento urbano e de uma política intersetorial, integrada e inovadora, o enfoque parcial das questões humanas, muitas vezes moralista, dificultam e tornam ineficiente o combate à violência. 

8. A ampla representatividade da sociedade civil neste Seminário demonstra a existência de uma vontade política de diversos atores de compreender o fenômeno da violência na sociedade atual, suas causas e conseqüências numa visão intersetorial, chamando a atenção para a realidade em toda a sua complexidade. 

9. Os diagnósticos parciais e as políticas setoriais por si só não respondem à gravidade do momento no que diz respeito à violência em suas mais diversas formas. Não basta, portanto, identificar déficit habitacional ou carências nutricionais. O fenômeno da violência requer uma postura ampla na realização dos diagnósticos e a implementação de políticas públicas intersetorializadas. 

10. Os debates neste Seminário apontaram para a necessidade de quebra de resistências para a construção de consensos, que favoreçam o planejamento e a execução de políticas públicas que ampliem a democratização do Estado e dos espaços de cidadania, onde saúde e vida, justiça e paz sejam os parâmetros das ações do poder público. 

11. O núcleo das discussões deste Seminário centrou-se nas questões relacionadas com os temas: Sistema de Justiça e Segurança; Saúde, Drogas e Violência no Trânsito; Educação, Comunicação e Violência; e, Violência, Desigualdades Sociais e Discriminação. 

12. Considerando que é evidente a crise no Sistema de Justiça e Segurança Pública e que, a violência  e a criminalidade têm como principais causas questões de ordem social, econômica e cultural. Considerando também outras causas relacionadas à administração da Justiça, além da cultura da impunidade e corrupção reinantes. Considerando ainda que todas essas questões, embora complexas, urgem serem enfrentadas com medidas concretas à curto, médio e longo prazo visando profundas modificações no sistema de Justiça e de Segurança Pública, propõe-se: 1) criar fóruns permanentes de discussão sobre o Sistema de Justiça e Segurança Pública visando a proposição de ações preventivas de combate à violência priorizando a juventude e a violência doméstica; visando também repensar o modelo penitenciário nacional; visando, ainda, ações de sensibilização que promovam mudanças na  cultura da impunidade e de corrupção que permeiam todos os níveis de convivência da sociedade. 

13. Considerando que a violência não é inerente ao ser humano e sim um comportamento apreendido, que possui múltiplas causas relacionadas aos indivíduos e à vida em sociedade,  que não tem no fenômeno da pobreza sua causa determinante e atinge todos os grupos e classes sociais, propõe-se: 1) estimular a cultura da paz no processo educativo de crianças, adolescentes e jovens; 2) retomar na Câmara Federal a discussão do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Educação em Direitos Humanos; 3) incluir nos Parâmetros Curriculares Nacionais a questão da ética moral visando ações que superem a violência nas escolas; 4) estimular, no Parlamento Brasileiro, a discussão sobre a implantação do sistema de cotas para estudantes racial e socialmente discriminados quando chegam o momento do ingresso no Sistema de Ensino Superior, visando a concretização da política de ações afirmativas em nosso País; 5) criar junto ao Parlamento Brasileiro um Fórum Nacional Permanente de Diálogo e Aprendizado Coletivo na Superação da Violência. 

14. Considerando a existência de um hiato entre o Brasil legal, que assume posições progressistas nos fóruns internacional e nacional de proteção e garantia dos direitos humanos e dos direitos das minorias (negros, mulheres e homossexuais) secularmente discriminadas e a operacionalização e efetivação de políticas públicas que dêem conta desses compromissos. Considerando também a necessidade real de controle social na implementação dessas políticas, propõe-se: 1) elaborar projeto de lei instituindo os Conselhos Estaduais e Municipais de Superação da Discriminação; 2) estimular o debate sobre a criação de Comissão Permanente de Relações Étnicas, de Gênero e Orientação Sexual da Câmara dos Deputados; 3) criação de uma rede informatizada de apoio às minorias; 4) implementar imediatamente o Conselho Social de Comunicação visando através dele promover o combate à divulgação de estereótipos de mulheres, negros e homossexuais; 5) estimular a implementação de programas de capacitação e sensibilização dos profissionais da educação voltados para os direitos humanos; 6) estimular a inclusão na formação dos policiais militares e civis das temáticas do combate à discriminação contra mulheres, negros e homossexuais e dos demais aspectos dos direitos humanos; 7) garantir a representação de mulheres, negros e homossexuais no Conselho Nacional de Educação e no Conselho Nacional de Saúde. 

15. Considerando, no que diz respeito a saúde e violência, que as chamadas "causas externas", que provocam o trauma, e  incluem os homicídios, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e domésticos, os suicídios e outras lesões e envenenamentos, constituem hoje, em nosso país, o segundo grupo de causa de morte, respondendo por quase 120 mil óbitos a cada ano e a 13% do total de mortes. Considerando também que os fatores associados a este crescimento vertiginoso da violência não têm uma causa isolada, pois, na verdade, são a confluência de vários fatores, tais como a desigualdade social, o tráfico de drogas e de armas, propõe-se: 1) implementação uma Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidente e Violências a partir de uma série de ações articuladas e integradas de diversos setores do governo e da sociedade para minimizar o impacto da violência; 2) implementação de um conjunto de providências que toquem as causas subjacentes deste problema, como: a) controlar e limitar o comércio internacional de armas; b) a redução de promoção, uso e disponibilidade de arma de fogo; c) o desenvolvimento de métodos eficazes de lidar com o comércio de drogas; d) o combate à glorificação e mercantilização da violência, particularmente através dos meios de comunicação; e) a promoção de uma cultura de tolerância e administração de conflitos sem recurso à violência; f) a promoção da igualdade entre os gêneros; g) a educação para a garantia do respeito aos direitos humanos; h) a redução da pobreza, em particular das desigualdades intra-societárias; i) criar núcleo interdisciplinar de estudo do trânsito; j) criar uma base de dados sobre trauma e violência como início de um esforço nacional de dar prioridade a informação visando a implementação das políticas públicas de combate à violência; l) desenvolver ações educativos que conscientizem a inadequação da ingestão de bebidas alcoólicas e direção de veículos automotores; m) empreender campanhas de massa visando a apreensão do conteúdo do Código de Trânsito, contrapondo a movimentos pelo abrandamento das punições relativas aos delitos de trânsito. 

16. Considerando que a superação da violência urbana só será alcançada através de um trabalho conjunto do Estado e da sociedade civil como já anteriormente assinalado. Considerando também que a repressão, por si só, não resolve o problema da violência e que a prevenção é muitas vezes mais eficaz, propõe-se: a) um trabalho articulado, integrando o Programa de Segurança Pública a outros programas sociais existentes no país; b) a alteração de legislações que tratam de diversos aspectos envolvendo a segurança pública e a violência urbana, como a lei do crime organizado, o Código Penal e o Código de Processo Penal; c) criação de centros de referências para tratar da questão da violência, com a participação do Estado e setores da sociedade civil mais vulneráveis à violência urbana, a partir de levantamento de problemas e estabelecimento de diretrizes prioritárias; d) criação e/ou incrementação de instrumentos que coíbam a violência doméstica, como delegacias especializadas em atendimento às mulheres vítimas de violência e casas de abrigo, devidamente equipadas, providas de recursos humanos capacitados e com estrutura multidisciplinar e multisetorial; e) criação de programas de recuperação de agressores; capacitação do pessoal que trabalha nos Pronto Socorros, para detectar em diversas patologias, seu relacionamento com a violência. 

17. Por fim, este Seminário Nacional construído a partir de quatro audiências públicas realizadas pela Subcomissão de Violência Urbana e Segurança Pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior da Câmara dos Deputados, com representantes da academia, do governo federal e de instituições oficiais de pesquisa, não se esgota com sua realização, pois o segundo passo deste debate nacional sobre a violência urbana se concretizará com a implementação dos Seminários Macro-regionais que realizar-se-ão a partir de março de 2002. Nesta segunda etapa pretende-se manter as parcerias já existentes, que possibilitaram a realização deste Seminário Nacional, desta vez sob a coordenação do Conselho Nacional de Saúde.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar