Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

    



GÊNERO

Um conceito

 

Quem foi à escola aprendeu que “gênero é qualquer agrupamento de indivíduos, objetos, fatos ou idéias que tenham caracteres, espécie, classe ou tipo em comum” (Lembram-se do famoso gênero do substantivo?).

No movimento social, a partir da década de 1970 começou-se a usar este conceito para designar a construção social da feminidade e da masculinidade.

Para a melhor compreensão do conceito de gênero, devemos diferencia-lo do conceito de sexo.

Quando falamos em sexo estamos nos referindo aos aspectos físicos e biológicos do macho e da fêmea, aquelas diferenças que estão nos corpos de homens e mulheres e que não mudam radicalmente, apenas se desenvolvem de acordo com as etapas da vida das pessoas. O sexo determina que as mulheres têm vagina e os homens têm pênis, que depois de certa idade as mulheres começam a menstruar e os homens a ter ejaculação, que somente depois de certa idade começamos a ter pêlos no corpo e que estes se distribuem de modo diferente nos corpos de homens e mulheres e que a gravidez só ocorre no corpo das mulheres.

Portanto, sexo refere-se a um conjunto de fatores biológicos e gênero a um conjunto de fatores sociais e culturais. Para exemplificar, podemos dizer que no Brasil e no Oriente Médio, sexualmente os homens e as mulheres são iguais, no entanto as relações de gênero que se estabelecem nestes dois lugares são extremamente diferentes. Ressaltando-se que as relações de gênero não variam apenas de um povo para outro culturalmente diferente, dentro de uma mesma sociedade, elas mudam de acordo com a classe social, com a raça e com a idade. E por isso que a situação das mulheres é muito diferente entre si, mesmo que todas vivenciem um certo grau de opressão e discriminação.

A palavra gênero vem sendo utilizada com o propósito de se fazer ou desconstruir a ligação entre as mulheres e a natureza e, assim, viabilizar, a igualdade entre homens e mulheres. Assim, o conceito de gênero está fundamentando a luta das mulheres e já reflete importantes avanços alcançados em matéria de educação, trabalho, saúde, auto-estima e participação social.

Por fim, é importante ressaltar que a desconstrução das desigualdades baseadas nas diferenças sexuais é um projeto que faz parte do movimento pela consolidação dos Direitos Humanos e para que se construam condições para o pleno exercício da cidadania para todos e todas.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar