Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


Tribunal de direitos humanos:
cadê o Brasil?

José Miguel Vivanco[1]

James Cavallaro[2]

            No dia 15 deste mês, mais de cem países, inclusive o Brasil, se reunirào em Roma para finalizar o tratado que criará o Tribunal Penal Internacional, órgão pioneiro que investigará e processará acusados de genocídio, crimnes contra a humanidade e outros graves crimes de guerra.

            Esse tribunal, se estabelecido, irá revolucionar a proteção internacional dos direitos humanos, criando um mecanismo por meio do qual violadores individuais desses direitos poderão ser julgados e punidos.

            Hoje, as instâncias internacionais permanentes apenas determinam a resposabilidade dos Estados por violações - uma avaliação abstrata que, por não pretender punir os agentes diretamente responsáveis, não consegue impedir futuras violações.

            Todavia diferenças radicais persistem em relação à natureza desse novo tribunal, à sua independência e aos seus poderes. Um grupo coeso de 45 países - entre les Argentina, África do Sul, Alemanha, Inglaterra e Canadá - tem batalhado para fazer do tribunal uma instituiçào forte e independente.

            Por outro lado, os Estados Unidos e a França têm defendido medidas que enfraqueceriam e politizariam o tribunal.

Um terceiro grupo de países, incluindo a Índia, o Irã, a Colômbia e o Egito tem tentado obstruir a criaçào do tribunal, impondo sua visão minoritária aos outros países em desenvolvimento.

            Apesar de sua importância histórica, esse novo tribunal de direitos humanso não tem recebido a atençào merecida aqui no Brasil - em boa medida, por falta de uma política clara de apoio por parte o governo. Até o momento, o Brasil, mesmo presente às reuniões preparatórias, tem ficado nas sombras desse processo.

            Essa indiferença contrasta muito com a visão que o presidente Fernando Henrique Cardoso tanto se esforça por promover no exterior: a de uma nação comprometida com o respeito aos direitos humanos, que apóia iniciativas contra a impunidade, tanto no Brasil como por intermédio e cooperação internacional.

            Caso o declarado apio aos direitos humanos seja mais do que retórica, entào é chegado o momento para que o Itamaraty se defina clara e publicamente em favor desse tribunal, considerando os seguintes cinco princípios fundamentais.

            1) A competência do tribunal deve ser ampla. Segundo uma proposta alemã, o tribunal deveria poder exercê-la, em caos concretos, sem necessidade de autorização do Estado.

            A competência nesses termos é compatível com as normas internacionais em vig6encia que permitem a Estados processar indivíduos que cometam crimes contra a humanidade, pratiquem genocídio ou violem o direito internacional de forma semelhante.

            Propostas francesas limitariam a competência do tribunal, exigindo ratificaçào como pré-requisito para toda açào ou, pior, a prerrogatiova do Estado de recusar processos, caso a caso.

            2) A competência do tribunal não pode se controlada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. Um artigo no estatuto proposto requer que o tribunal obtenha aprovação do Conselho de Segurança, antes de prosseguir com um caso que esse conselho esteja “tratando”, conforme o capítulo 7 da Carta das Nações Unidas.

            Essa proposta permitiria aos membros permanentes do Conselho o uso de seu poder de veto para proteger acusados em potencial sempre que os interesses de seu país estivessem envolvidos, prejudicando dessa forma a independência e a credibilidade do tribunal. Como possível futuro membro permanente do Conselho de Segurança, o Brasil conta tanto com influência quanto com autoridade moral para lutar contra essa proposta.

            3) A acusação deve ser independente. O atual estatuto proposto limita a acusação a iniciar suas ações somente quando o Conselho de Segurança referir o caso ou quando um Estado-parte que tenha aceito a competência do tribunal registrar uma denúncia.

            Como os Estados e o Conselho de Segurança podem, por inúmeras razões,  ser relutantes em encaminhar casos a um órgào internacional, o poder de acionar o tribunal deve ser expandido, para permitir que a acusação inicie as suas ações tomando por base sua própria investigação ou informações obtidas de quaisquer outras fontes, inclusive indivíduops e ONGs.

            4) O tribunal deve servir como complemento aos sistemas de Justiça criminal em países nos quais recursos judiciais sejam inacessíveis ou ineficientes.

Conforme o princípio da complementaridade, o estatuto proposto estabelece que um caso será  admissível somente quando o sistema judicial nacional “nào estiver disposto” a conduzir as investigações ou o processo, ou “não tiver condições” para isso.

            De forma acertada, estabelece que, enquanto o acusado e os Estados em questão podem questionar a admissibilidade, ao tribunal caberá a decisão final sobre a questão. O Brasil deveria opor-se a toda tentativa de destituir o tribunal do poder dessa decisão.

            5) O estatuto do tribunal deveria refletir a realidade contemporânea de conflitos armados. Estes se dào predominantemente em nível não-internacional. Portanto, o tribunal deveria ter competência para julgar casos envolvendo ataques indiscriminados contra civis, danos irreparáveis ao meio ambiente e migração forçada de populações inteiras, entre outros.

            Ao mesmo tempo, o estatuto deveria conter uma ampla definição de crimes de guerra, para que abusos cometidos nos conflitos modernos - como violência sexual, casos de estupro sistemático e crescente aliciamento de crianças como soldados - constem da compet6encia do tribunal.

            As medidas citadas, além de outras novas e importantes questões, serão debatidas durante a Conferência de Roma. Isso requer, cremos, a participação de uma delegação brasileira do mais alto nível. Essa delegação deveria incluir a máxima autoridade nacional em direitos humanos, o secretário José Gregori, e os mais destacados juristas de direito internacional nessa área.
 
[1] José Miguel Vivanco, 37, é diretor-executivo da Divisão das Américas da Human Rights Watch.
[2] James Louis Cavallaro, 35, advogado norte-americano formado pelas universidades de Berkeley e Harvard nos Estados Unidos, é diretor no Brasil da Divisão das Américas da Human Rights Watch.
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar