Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

 

CRIADO O
TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

Vários teses defendidas pela Anistia Internacional saíram vitoriosas.

Membros da SBAI pressionaram o governo brasileiro a apoiar o Tribunal

Estados Unidos liderou oposição ao projeto

 

         Um acontecimento de enorme importância para a comunidade internacional teve lugar em Roma, entre 15 de junho e 17 de julho, quando representantes de todos os países do mundo reuniram-se para uma conferência diplomática de cinco semanas de duração visando debater e aprovar um estatuto para a criação do Tribunal Penal Internacional Permanente.

         O estatuto acabou sendo aprovado no último dia do encontro por 120 países. Sete deles votaram contra (EUA, China Israel, Índia, Turquia, Filipinas e Sri Lanka) e 21 se abstiveram.  O Tribunal passará a funcionar em Haia, na Holanda, depois que o documento for ratificado por pelo menos sessenta países.

         A Anistia Internacional, nas vésperas da Conferência, chegou a denunciar que uns poucos países ameaçavam boicotar o encontro, negando assim, na prática, justiça para as vítimas de crimes contra a humanidade. Pierre Sané, secretário-geral da Anistia Internacional, declarou na ocasião: “Aqueles que se negarem a apoiar a existência de um Tribunal Penal Internacional verdadeiramente livre e eficiente, mais tarde levarão em suas consciências os crimes que, no futuro, vierem a ser cometidos contra a humanidade”.

         Durante a conferência, certos governos pareciam não desejar uma corte realmente imparcial, justa e eficaz. Os Estados Unidos comandou o grupo de países que se opunham à existência de um promotor independente, capaz de iniciar investigações criminais baseado em informações transmitidas pelas vítimas, seus familiares e outras fontes fidedignas, sem esperar a autorização do Conselho de Segurança nem de nenhum Estado. Por outro lado, cada um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas queria ter o poder individual de paralisar ou adiar investigações criminais. Outros países, como Colômbia, México, Índia, Irã, Japão e Turquia, defendiam posturas que prejudicariam a eficiência do Tribunal.

         Apesar da Anistia ter reconhecido que a criação do Tribunal significa um passo à frente para a justiça internacional, a organização entende que o estatuto dessa corte ainda precisará passar por profundas alterações para garantir que ele será realmente justo, adequado e eficaz. A necessidade do Tribunal receber autorização de um país para que  um cidadão seu seja processado, a possibilidade dos membros do Conselho de Segurança bloquearem em conjunto o andamento de investigações e a exclusão voluntária da jurisdição do Tribunal para crimes de guerra durante sete anos são os três principais pontos a serem revisados.

         A Anistia está convencida de que o Tribunal Penal Internacional permanente ainda poderá ter um grande efeito dissuasório e incentivará os promotores nacionais a assumir suas responsabilidades. O Tribunal deverá transmitir a mensagem de que a comunidade internacional não tolerará os crimes contra a humanidade e que seus perpetradores sentirão o peso da lei.

         Em boa medida, os crimes contra a humanidade que o mundo vem testemunhando desde 1948 sé se repetem devido à impunidade desfrutada pelos criminosos. Bósnia, Camboja, Chile, Iraque e Ruanda são, exemplos de alguns países onde ocorrem violações em massa dos direitos humanos sem que praticamente nenhuma pessoa que as ordenou ou cometeu tenha sido processada.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar