Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


JUSTIÇA INTERNACIONAL 
Tribunal de Haia pegou Milosevic. Mas e Pinochet, Suharto, Kissinger, Videla...
Emir Sader

Um bom começo para o Tribunal de Haia teria sido o julgamento de Pinochet, aliado privilegiado dos EUA, que escapou sem sequer ter sido possível apurar a verdade


Temos, finalmente, um Tribunal Penal Internacional para julgar crimes de genocídio contra a humanidade. Só se pode, no entanto, saudar sua aparição. Ainda mais quando a promotora de seu primeiro processo afirma que “o julgamento é a mais poderosa demonstração de que ninguém está acima da lei”.

Será verdade? A demonstração da existência de uma Justiça acima das contingências e dos interesses dos poderosos não é dada pelo julgamento de quem, por uma ou outra razão, caiu em desgraça com eles e foi derrotado. Um bom começo para o Tribunal teria sido o julgamento de Pinochet, aliado privilegiado dos EUA, que escapou sem sequer ter sido possível apurar a verdade, antes de eventualmente liberá-lo do cumprimento das penas correspondentes. Estão livres, além de Pinochet, Suharto e Jorge Videla, bem como (e sobretudo) Henry Kissinger.

O ex-secretário de Estado dos EUA é acusado pelo jornalista Christopher Hitchens, no livro “O julgamento de Henry Kissinger” (que será publicado em maio pela Boitempo Editorial), de ser o maior genocida vivo. E o curioso é que Kissinger está prestes a receber uma condecoração do governo brasileiro -coincidentemente ou não, a mesma que o então presidente Jânio Quadros deu a Che Guevara- pelas mãos de Fernando Henrique Cardoso.

O processo seria muito simples e rápido, pois o livro contém provas suficientes para a acusação e o acusado as conhece fartamente (e tem sido obrigado a responder constantemente em público, ainda que com grande dificuldade). O acusado poderá ser encontrado no Brasil, no próximo mês de março. Isso se o governo brasileiro não tiver vergonha na cara de suspender a cerimônia até lá. Kissinger poderia ser detido no Brasil e encaminhado para ser processado em Haia.

A lista de acusações pode ser encontrada já no prefácio do livro de Hitchens: a matança de centenas de milhares de pessoas na Indochina; a participação deliberada em assassinatos em massa em Bangladesh; o plano para assassinar um oficial do Exército de um país – o Chile – com o qual os EUA não estavam em guerra; o envolvimento pessoal em um plano para assassinar o chefe de Estado de uma nação democrática (Chipre); o incitamento e apoio à viabilização do genocídio de Timor Leste; o envolvimento pessoal em um plano para seqüestrar e assassinar um jornalista que vivia em Washington.

Basta que se abra esse processo para que o Tribunal de Haia demonstre que não é uma instância manipulada pela força das potências hoje hegemônicas no mundo. Só quando contraria os poderosos é que um Tribunal pode corretamente levar o nome de Tribunal de Justiça. Até lá será instrumento de vingança e punição dos “ganhadores” sobre os “perdedores”.


*Emir Sader é sociólogo e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade de São Paulo (USP)

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar