Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

Tribunal da ONU faz três 
acusações contra Milosevic

O tribunal de crimes de guerra da ONU, com sede em Haia (Holanda), acusa o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic e quatro cúmplices de três crimes contra a humanidade, segundo o artigo quinto do Estatuto do Tribunal: deportação, assassinato e perseguição por motivos políticos, raciais ou religiosos. Outra acusação de assassinato foi feita com base no artigo terceiro da Convenção de Genebra, que regulamenta os crimes contra as leis e costumes da guerra.

Milosevic e seus assessores, que ocupavam cargos importantes à época, são acusados de deportar 740 mil albaneses de Kosovo - quase um terço da população albanesa daquela região iugoslava. As acusações, atualizadas em 29 de junho de 2001, identificam mais de 500 albaneses mortos em massacres em várias aldeias. "Entre janeiro de 1999 e 20 de junho de 1999, Slobodan Milosevic, Milan Milutinovic, Nikola Sainovic, Dragoljub Ojdanic e Vlajko Stojiljkovic planejaram, instigaram, ordenaram, cometeram e de alguma maneira auxiliaram e induziram a uma campanha de terror e violência contra os albaneses que viviam em Kosovo, na República Federal da Iugoslávia. ?? As operações foram feitas com o objetivo de remover uma parcela substancial da população albanesa de Kosovo, em um esforço para assegurar o controle sérvio sobre a província", diz o documento da ONU.

"As forças da Iugoslávia e da Séria expulsaram centenas de milhares de albaneses de suas casas. Esses crimes ocorreram de maneira disseminada e sistemática e resultaram na morte de numerosos homens, mulheres e crianças." A acusação lista várias chacinas, como por exemplo: "Por volta de 25 de março de 1999, as aldeias de Velika Krusa e Mali Krusa foram atacadas por forças da Iugoslávia e da Sérvia. Moradores buscaram refúgio em uma área florestal nos arredores de Velika Krusa, de onde puderam observar como a polícia sistematicamente saqueava e queimava as casas. Por volta da manhã de 26 de março de 1999, a polícia sérvia encontrou os moradores na floresta. A polícia ordenou que mulheres e crianças pequenas deixassem a área e fossem para a Albânia. Homens e meninos foram revistados e tiveram seus documentos de identidade confiscados, e foram em seguida levados para uma casa abandonada entre a floresta e Mali Krusa. Uma vez reunido dentro da casa, o grupo foi alvejado pela polícia sérvia. Após vários minutos de tiroteio, a polícia empilhou os corpos e ateou fogo neles. Em conseqüência dos tiros e do fogo, 105 homens e meninos de Kosovo foram mortos pela polícia sérvia".

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar