Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

As sanções pelas violações do Direito Internacional Humanitário

Se, por um lado, as Partes nas Convenções têm apenas a obrigação de fazer cessar as violações em geral, elas têm também, por outro, a obri-gação de reprimir e de actuar criminalmente sobre aquelas que se qualificam como infrac-ções graves e são desde logo consideradas cri-mes de guerra. Mesmo se parece curioso que o Direito Humanitário tenha previsto um sis-tema de repressão penal, uma vez que a sua preocupação essencial são as vítimas, não há dúvida de que a sanção faz parte de qualquer edifício jurídico coerente e que a sua função dissuasiva actua indirectamente em favor das vítimas.

1.A INCRIMINAÇÃO

No quadro da aplicação do DIH, convém dis-tinguir a categoria mais vasta de crimes de direito internacional daquela que apenas diz respeito às infracções das Convenções e Pro-tocolos em situações de conflito armado inter-nacional e não internacional..

Os crimes de direito internacional

São os seguintes:

Crimes contra a paz (crimes de agressão), ou seja, a preparação e o desencadear de uma guerra de agressão ou feita em violação dos tratados;

Crimes de guerra no sentido do princípio 6b) de Nuremberga que fornece uma lista não exaustiva e relativamente imprecisa de vio-lações, algumas das quais são incriminadas pelo Direito Humanitário;

Crimes contra a Humanidade, que aparecem hoje como um con-ceito de conteúdo variável. Existem, com efeito, duas noções de crimes contra a Humanidade. Por um lado, aquela que está espe-cificamente prevista no artigo 6. o c) dos Princípios de Nuremberga:

assassínios, escravatura, deportação e todos os actos desumanos cometidos contra quaisquer elementos da população civil em liga-ção com um crime contra a paz ou um crime de guerra. Por outro lado, uma outra, mais genérica, que cobre três categorias de infracções: as do artigo 6. o c), o genocídio e o crime de apartheid;

Crime de genocídio: definido como infracção autónoma pela Convenção de 9 de Dezembro de 1948 N.T. . Em tempo de paz como em tempo de guerra, a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso constitui um geno-cídio, quer físico quer biológico; apenas o genocídio cultural não é incriminado;

Crime de apartheid: nos termos da Conven-ção de 30 de Novembro de 1973 N.T.2 , a inten-ção de manter ou instituir o domínio de um grupo racial de seres humanos sobre outro constitui um crime contra a Humanidade.

144 Direito Internacional umanitário

N.T.Portugal aderiu a esta Convenção a 9 de Fevereiro de 1999, tendo formulado uma declaração no momento da adesão. 

N.T.2 Portugal não é parte nesta Convenção

As infracções às Convenções e Protocolo I

O DIH, por seu turno, distingue as infracções graves das outras infracções. Só as primeiras devem ser objecto de sanções penais; quanto às segundas, os Estados obrigam-se a tomar as medidas necessárias (legislação nacional e eventuais sanções disciplinares) para as fazer cessar .

As infracções graves cometidas contra pessoas e bens são enumeradas em cada uma das quatro Convenções 2 e, na sua maioria, redefinidas.

Temos, em primeiro lugar, as infracções comuns às quatro Conven-ções:

homicídio voluntário, tortura ou tratamentos desumanos, incluindo experiências biológicas, facto de causar intencionalmente grandes sofrimentos ou de ofender gravemente a integridade física ou a saúde, destruição e apropriação de bens não justificadas por necessidades militares e executadas em grande escala, de forma ilí-cita e arbitrária 3 .

Em segundo lugar, as infracções comuns à terceira e quarta Con-venções: obrigar um prisioneiro de guerra a servir nas forças arma-das da Potência inimiga; privar um prisioneiro de guerra ou uma pessoa civil do seu direito de ser julgado regular e imparcialmente nos termos das disposições daquelas Convenções. Existem ainda as infracções específicas da quarta Convenção: deportações e transfe-rências ilegais, detenção ilegal de pessoa protegida e tomada de reféns.

Por fim, existem as infracções acrescentadas pelo primeiro Protocolo e qualificadas como crimes de guerra 4 : ataques contra pessoas (civis ou fora de combate) ou bens (civis ou obras e instalações que con-tenham forças perigosas) e pérfida utilização dos emblemas da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho). Por outro lado, são igualmente consideradas infracções graves, desde que cometidas intencionalmente: a transferência pela Potência ocupante de uma parte da sua própria população civil para o território que ocupa ou a deportação, no interior ou para fora do território ocupado, da totalidade ou de

As sanções pelas violações do Direito Internacional Humanitário 145

Embora as infracções menores, pela sua repetição,possam vir a tornar-se infracções graves.

2 Artigo comum 50.o /51.o /130.o /147.o .

3 Esta disposição não figura no artigo 130.o da terceira Convenção.

4 Artigos 11.o §4 e 85.o §§3 e 4 PI 

..parte da população desse território; a demora injustificada no repa-triamento dos prisioneiros de guerra ou dos civis; as práticas de apar-theid e outras práticas desumanas ou degradantes baseadas na discriminação racial; e a negação a uma pessoa protegida do seu direito de ser julgada regular e imparcialmente.

O conjunto destas infracções graves 5 foi objecto de duas precisões importantes no primeiro Protocolo: por um lado, o artigo 86. o , n.o 1 especifica que as infracções cometidas por omissão devem igualmente ser punidas; por outro, o artigo 86. o , n.o 2, impõe responsabilidades especiais aos comandantes militares, no sentido de que a infracção cometida por um subordinado não isenta os seus superiores de res-ponsabilidade, desde que, estando estes informados, nada façam para impedir ou reprimir essa infracção.

As violações do artigo 3.o comum

e do Protocolo II

Os textos relativos aos CANI não contêm quaisquer outras disposi-ções a respeito da respectiva aplicação para além da que estabelece a obrigação de difusão 6 a qual, como é óbvio, compete ao Estado. No que concerne à repressão das violações, o Direito Humanitário não pode atribuir aos insurrectos competência para perseguir criminal-mente e julgar os autores das violações, nem reservar esta compe-tência apenas para o Governo legítimo, sob pena de abusos. Da mesma forma, embora o artigo 3. o comum e o segundo Protocolo enumerem os mesmos tipos de infracções que os previstos relati-vamente aos CAI (homicídios, torturas, penas colectivas, tomadas de reféns, actos de terrorismo, atentados à dignidade da pessoa, escra-vatura, pilhagens), as violações destas disposições não podem ser qualificadas como infracções graves, exis-tindo apenas a obrigação de lhes pôr fim e não de as perseguir e reprimir. 

No entanto, desde há alguns anos, a responsabilidade penal individual no quadro dos

146 Direito Internacional umanitário

5 Para uma análise detalhada de todas elas,vide David,E.,op.cit., pp.547-626.

6 O artigo 19.o enuncia de forma lapidar que o Protocolo será divulgado «o mais amplamente possível »..

CANI tem vindo a afirmar-se pouco a pouco 7 : em primeiro lugar, no caso de crimes de genocídio e crimes contra a Humanidade, a com-petência universal pode ser exercida a todo o tempo contra os auto-res de tais actos, quer estes sejam perpetrados no contexto de um conflito interno quer de um conflito internacional 8 ; em segundo lugar, as leis nacionais de numerosos Estados (nomeadamente Bélgica, Suíça, Estados Unidos e Espanha) incriminam as violações do Direito Humanitário aplicável aos CANI a coberto das disposições relativas aos crimes de guerra.

2.OS MECANISMOS DE INVESTIGAÇÃO

Para serem incriminados, os factos que um dos beligerantes afirma cons-tituírem uma violação do DIH, devem ser apurados com precisão. As Convenções de 1949 prevêem um procedimento de inquérito bilate-ral instaurado por iniciativa de uma das Partes no conflito 9 . Mas os Estados, por falta de consentimento das Partes em causa, não conse-guiram jamais desencadear qualquer procedimento de inquérito bila-teral.

Ao criar a Comissão internacional para o apuramento dos factos, o artigo 90. o do pri-meiro Protocolo realizou, teoricamente, um progresso importante, uma vez que o processo de inquérito é institucionalizado e entregue a uma instância cujo carácter permanente deverá assegurar a respectiva eficácia, objectividade e capacidade dissuasora.

O funcionamento da Comissão internacional para o apuramento dos factos

A Comissão foi constituída com a vigésima declaração de aceitação da sua competência, que ocorreu em 1991 quando o Canadá, ao ratificar os Protocolos, admitiu esta possibi-lidade. Os quinze membros da Comissão

As sanções pelas violações do Direito Internacional Humanitário 147

7 Graditzky,Th.:«La responsabilité pénale individuelle pour violation du Droit international humanitaire applicable en situation de conflitarmé non international » (em português:«A responsabilidade penal individual por violação do Direito internacional humanitário aplicável em situação de conflito armado não internacional »),RICR, 1998,pp.29-57.

8 Para o crime de genocídio,vide TIJ, parecer consultivo,18 de Maio de 1951,reservas à Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio,bem como TIJ,acórdão de 11 de Julho de 1996 (Excepções Preliminares),caso relativo à aplicação da Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio (Bósnia- -Herzegovina v.Jugoslávia);para os crimes contra a Humanidade,

TPIJ,2 de Outubro de 1995, Acusação v.Dusko Tadic,§141.

9 Artigos comuns

52.o /53.o /132.o /149.o

 ..foram então eleitos pelos Estados que reconheceram essa competência:

20 para o primeiro mandato em 1991, 49 para o segundo em 1996.

Podem recorrer à Comissão os Estados 10 que, no momento da assi-natura, ratificação ou adesão ao Protocolo, ou em qualquer momento posterior, tenham aceite a sua competência, relativa-mente aos factos cometidos por outros Estados na mesma situa-ção.

Em termos concretos, a aceitação da competência da Comissão por uma Parte contratante pode ser feita de duas maneiras. Por um lado, subscrevendo a cláusula facultativa de jurisdição obri-gatória 11 ; neste caso, a Parte contratante queixosa pode mandar instaurar um inquérito contra uma parte que haja proferido idên-tica declaração. Por outro, de maneira ad hoc, ao aceitar poste-riormente a competência da Comissão para investigar uma situação particular 12 , o que inclui Estados que não sejam Partes nos Pro-tocolos e movimentos de libertação nacional. O processo de recurso é assim similar ao da cláusula facultativa de jurisdição obrigatória perante o TIJ, apresentando os mesmos inconve-nientes:

apenas um terço dos Estados Partes no Protocolo fize-ram esta declaração e o acordo ad hoc requer sempre o consentimento da parte posta em causa.

A competência da Comissão internacional para o apuramento dos fatos

Foram confiadas à Comissão duas tarefas diferentes e apenas no quadro dos conflitos armados internacionais.

A investigação de todos os factos susceptíveis de constituírem uma infracção grave nos ter-mos das Convenções e dos Protocolos, bem como outras violações 13 . Os poderes da Comis-são limitam-se ao apuramento dos factos, não abrangendo a respectiva qualificação, que deverá ser feita por uma instância jurisdi-cional.

No entanto, ao reconhecer a sua

148 Direito Internacional umanitário

10 Mas igualmente os movimentos de libertação nacional (artigo 96.o §3

PI).Não podem recorrer à Comissão as organizações internacionais, governamentais ou não;quanto à possibilidade de recurso por fatos praticados pelo próprio Estado requerente,ela não se encontra prevista,nem é excluída, no Protocolo,apenas tendo sido rejeitada no decorrer das negociações.

11 Artigo 90.o §2,alínea a)P I;

vide anexo.

12 Artigo 90.o §2,alínea d)P I.

13 Artigo 90.o §2,alínea c)–i)P I

..própria competência, a Comissão estará forçosamente a fazer um jul-gamento prévio relativamente à qualificação dos factos.

Nos termos do artigo 90. o, §5, a Comissão apresenta às Partes inte-ressadas um relatório sobre os resultados da investigação, com as reco-mendações que julgar apropriadas. A menos que todas as Partes no conflito o tenham solicitado, a Comissão não divulgará publicamente as suas conclusões.

Os bons ofícios 14 , a fim de facilitar a reposição da observância das disposições das Convenções e do primeiro Protocolo. Eles podem con-sistir na comunicação das conclusões sobre as questões de facto ou possibilidades de solução amigável. A Comissão pode prestar os seus bons ofícios quando estejam em causa quaisquer violações de DIH, sejam elas graves ou menores.

A Comissão internacional para o apuramento dos factos tem sido acu-sada de passividade e imobilismo. Embora juridicamente esteja em funções, reuniu apenas para adoptar o seu regulamento interno e designar os seus membros, jamais para investigar eventuais viola-ções.

Mas a responsabilidade por esta situação pertence também aos Estados, que nunca pediram a sua intervenção. 

3.A REPRESSÃO PENAL

Convém, desde logo, recordar que, enquanto ramo do Direito Inter-nacional Público, o DIH se subordina às disposições gerais do pri-meiro no que diz respeito às sanções aplicáveis em caso de violação, nomeadamente aquelas que visam a indemnização por danos ilíci-tos.

Explicitamente mencionada no Direito da Haia 15 , a responsabi-lidade internacional do Estado autor de danos ilícitos foi reafirmada pelo Direito de Genebra 16 . O Estado beligerante que viole uma dis-posição de DIH está obrigado a indemnizar desde que a sua conduta dê origem a qualquer prejuízo ou dano de ordem material: sendo a restitutio in inte-grum raramente possível no caso de danos originados por actos de guerra, essa indemni-

sanções pelas violações do Direito Internacional Humanitário 149

14 Artigo 90.o §2,alínea c)–ii).

15 Quarta Convenção,artigo 3.o .

16 Artigos comuns 51.o ,52.o , 131.o /148.o e artigo 91.o P I

..zação deverá ser calculada em termos de valor pecuniário. Mas o mecanismo da responsabilidade internacional visa exclusivamente a indemnização da vítima e não a condenação do Estado que, pelo contrário, apenas é responsável pelos actos das pessoas pertencen-tes às suas forças armadas e não pelas acções dos membros da sua administração civil 17 .

A violação do DIH, em conformidade com as normas gerais da responsabilidade internacional, pode assim conduzir à aplicação de sanções equivalentes às civis 18 mas, em certas hipóteses, é a responsabilidade penal dos autores das violações que pode ser accionada.

A repressão a nível nacional

O DIH preconiza um sistema de repressão penal que impõe aos Esta-dos a obrigação de perseguir criminalmente os presumíveis autores de infracções graves, de os procurar, de os levar a comparecer perante os seus próprios tribunais ou mesmo de os extraditar para julgamento num outro Estado. Na ausência de uma jurisdição uni-versal sobre os crimes de guerra, as Convenções e o primeiro Pro-tocolo estabeleceram um regime de competência universal e de instauração obrigatória de acção penal: a obrigação de reprimir as infracções é, assim, independente da nacionalidade do autor, das víti-mas ou do local onde o acto seja cometido. Os Estados Partes têm uma obrigação alternativa: aut dedere, aut judicare – punir (ou pelo menos julgar ou instaurar acção penal) ou extraditar para outro Estado 19 , de acordo com a lei do Estado reque-rido, embora a extradição só esteja prevista a título subsidiário.

Se a qualificação dos actos que constituem cri-mes de guerra é regulada pelo próprio DIH, este deixa às leis nacionais a obrigação de definir as sanções penais adequadas e às jurisdições nacionais a determinação das penas a aplicar.

150 Direito Internacional umanitário

17 De acordo com a letra do artigo 91.o P I in finee com reserva da noção de diligência devida.

18 Sobre o âmbito desta responsabilidade em função do carácter internacional ou não do conflito,vide David,  E.,op.cit.,pp.524-547.

19 Pode tratar-se de qualquer Estado Parte nas Convenções de Genebra,seja ou não parte no conflito armado

..Este sistema de competência universal assenta na cooperação judi-ciária, nenhuma Parte se podendo exonerar a si própria, nem exo-nerar uma outra Parte, das responsabilidades que lhe incumbem por infracções graves ao DIH. Para esse fim, os Estados devem partilhar entre si toda a informação útil e todos os dados disponíveis e pres-tar-se mutuamente toda a assistência, por forma a conseguirem loca-lizar, capturar e julgar os indivíduos suspeitos da prática de crimes de guerra e de crimes contra a Humanidade. Uma tal cooperação – que pode ir até à extradição – permitirá pôr fim à impunidade. Mas alguns Estados recusam-se a extraditar os seus nacionais e, no contexto dos CANI, as medidas de conciliação 20 tomadas pelas autoridades no poder traduzem-se muitas vezes numa amnistia geral que deixa impunes inúmeros crimes de guerra, nomeadamente os que são imputáveis à parte vitoriosa.

De uma forma geral, a repressão pelos tribunais nacionais é muito discreta 21 e há que reconhecer que o sistema da competência universal nunca funcionou verdadeiramente. A maior parte das vezes, os Estados não têm a vontade política de perseguir criminalmente os seus próprios cidadãos, sobretudo quando estes se encontram no topo da hierarquia governamental ou militar, ou então não dispõem da capacidade material para o fazer. Os processos Eichmann (1961), Barbie (1985) e Demjanjuk (1986) são apenas exceções.

Mas se o DIH não prevê uma jurisdição penal universal para julgar as suas violações, como acontece relativamente aos crimes de genocídio ou de apartheid 22 , também não a exclui.

A repressão a nível internacional

A ideia de uma jurisdição penal inter-nacional esteve presente ao longo de todo o

As sanções pelas violações do Direito Internacional Humanitário 151

20 Artigo 6.o §5 P II.

21 À excepção do massacre de My Lai no Vietname (16 de Março de 1968)que levou 25 militares a comparecer perante os tribunais americanos em 1970 e 1971; mas a maioria deles foi absolvida ou condenada a penas disciplinares; só o tenente Calley,acusado de haver premeditado a morte de 102 civis vietnamitas,cometido ele próprio alguns dos homicídios e ordenado os restantes aos homens colocados sob o seu comando, foi condenado a 20 anos de prisão. Cumpriu apenas dois anos, antes de ser libertado sem que o Pentágono fornecesse qualquer explicação.

22 A propósito dos quais as Convenções de 1948 e 1973 reenviam para uma jurisdição penal internacional que nunca chegou a ser criada

..século XX 23 estando, no limiar do terceiro milénio, prestes a tornar-se realidade.

a)As jurisdições do passado

O Tratado de Versailles, em 1919, havia previsto levar o Imperador Guilherme II a comparecer perante um tribunal internacional por «atentado supremo contra a moral internacional e a autoridade sagrada dos tratados», bem como instaurar acção penal contra as pes-soas suspeitas de haver cometido actos contrários às leis e costumes da guerra. O processo do Imperador não chegou a ter lugar e o Supremo Tribunal de Leipzig instaurou apenas uma dúzia de processos, traduzindo-se as sentenças proferidas em penas insignificantes.

Após a Segunda Guerra Mundial, os processos de Nuremberga e de Tóquio marcaram incontestavelmente um progresso em termos de repressão internacional, uma vez que o direito aí elaborado, com os princípios de Nuremberga, permanece. No entanto, estes tribunais, pelo seu funcionamento, ignoraram o princípio fundamental da legalidade dos crimes e das penas e, pela sua composição, aplica-ram o direito e a justiça dos vencedores sobre os vencidos. Mas é ver-dade que não existia qualquer outra alternativa!…

b)Os tribunais penais internacionaisad hoc

Foi necessário que ocorressem a guerra do des-membramento da Jugoslávia e o genocídio do Ruanda para que o Conselho de Segurança se decidisse pela criação de dois tribunais penais internacionais para julgar as violações do DIH cometidas nestes dois territórios 24 . 

A cria-ção destes tribunais ad hoc foi objecto de críticas que podemos reagrupar em torno de três aspectos. Em primeiro lugar, o modo da sua criação, que rejeitou a via convencional

152 Direito Internacional umanitário

23 Recordemos que,em 1872, Gustave Moynier sentiu a necessidade de criar uma instituição judiciária internacional adequada para prevenir e reprimir as violações da Convenção de 1864; a mesma preocupação viria a animar Henri Donnadieu de Vabres em 1947 na Assembleia Geral das Nações Unidas.

24 Vide R.I.C.R.:«Jurisdiction pénale internationale et droit international humanitaire:les tribunaux pour l ’ex-Yougoslavie et pour le Rwanda » (em português:«Jurisdição penal internacional e direito internacional humanitário:os tribunais para a ex-Jugoslávia e para o Ruanda »), dossier,1997,pp.637-778

..(utilizada aquando dos Acordos de Londres de 8 de Agosto de 1945) em benefício de uma resolução do Conselho de Segurança, consi-derada mais rápida e sobretudo mais eficaz, uma vez que o TPIJ e o TPIR foram estabelecidos enquanto medidas coercivas adoptadas ao abrigo do capítulo VII da Carta. Mais ainda, os TPI são órgãos sub-sidiários do Conselho de Segurança, estando por isso subordinados à acção do seu criador. Em segundo lugar, os TPI traduzem uma jus-tiça manietada e extraordinária 25 : justiça manietada pelos membros permanentes do Conselho, que decidem quem vai ser julgado e por que crime; justiça extraordinária uma vez o direito ordinário exis-tente – Comissão internacional para o apuramento dos factos e exer-cício da competência universal – poderia ser aplicada 26 . Por último, a criação de tais tribunais tem como efeito diferir a instituição de uma jurisdição internacional permanente. Todavia, o contributo dos TPI, embora limitado, não deverá ser negligenciado 27 , tanto no que diz respeito às questões de procedimento (reforço do direito a um processo equitativo pela rejeição do julgamento de contumazes e do possível recurso aos testemunhos anónimos), como às questões substanciais (papel do costume no DIH). A experiência destes dois tribunais permitiu progredir em termos da vontade de cumprir a obrigação de punir os criminosos de guerra.

Trata-se de um passo no sentido da criação de um Tribunal penal internacional, permanente e universal.

c)O Tribunal Penal Internacional

Foi através da resolução 260, de 9 de Dezem-bro de 1948, que a Assembleia Geral das Nações Unidas convidou a Comissão de Direito Internacional a examinar a possibili-dade de criação de um órgão jurisdicional internacional encarregado de julgar as pessoas

As sanções pelas violações do Direito Internacional Humanitário 153

25 Russbach,O.,op.cit., nomeadamente pp.54 ss.

26 O problema do Tribunal Penal Internacional para o Ruanda é, no entanto,diferente,uma vez que, por um lado,as violações do DIH cometidas durante um CANI não são penalizadas pelas Convenções e Protocolos e,por outro,porque a justiça internacional se revela mais necessária quando as violações são cometidas no decorrer de um conflito interno e a imparcialidade da justiça nacional está longe de estar garantida na sequência de um conflito onde os juízes estarão forçosamente no campo dos «vencedores » ou dos «vencidos ».

27 Tavernier,P.:«L ’expérience des Tribunaux pénaux internationaux pour l ’ex-Yougoslavie et le Rwanda » (em português:«A experiência dos Tribunais penais internacionais para a ex-Jugoslávia e para o Ruanda »),RICR,1997,pp.647-663..

acusadas de crimes de genocídio. Após assinaláveis atrasos 28 , a Comissão terminou em 1994 os seus trabalhos sobre o projecto de estatuto de um tribunal penal internacional. Em 1996, a Assembleia Geral decidiu convocar a Conferência diplomática de plenipoten-ciários das Nações Unidas sobre a criação de um tribunal penal inter-nacional, que teve lugar em Roma, de 15 a 17 de Julho de 1998.

O objectivo era muito ambicioso: tratava-se de lutar contra o fenó-meno da impunidade dos criminosos de guerra e genocidas, pondo fim à necessidade de estabelecer tribunais repressivos numa base circunstancial.

Existia, a priori, um consenso para a criação de uma tal jurisdição. Que Governo ousaria pronunciar-se publicamente contra um tribu-nal encarregado de julgar os autores dos mais odiosos crimes? Toda-via, este consenso rapidamente se quebrou ao serem abordados os problemas da competência e independência do Tribunal. As fortes reticências americanas, durante muito tempo secundadas pela França, reduziram o tratado adoptado a 17 de Julho de 1998 29 a um compromisso que está longe de ser satisfatório.

O Tribunal Penal Internacional terá compe-tência 30 para julgar crimes de genocídio, cri-mes contra a Humanidade e crimes de guerra (todos estes crimes podem ser submetidos à apreciação do TPI, mesmo se cometidos no contexto de um conflito armado não inter-nacional), bem como o crime de agressão.

Mas o texto final apresenta três tipos de limi-tações.

Em primeiro lugar, os Estados signa-tários têm a possibilidade de não reconhecer a competência do TPI durante um período de sete anos no que diz respeito aos crimes de guerra 31 . Em segundo lugar, uma questão pode ser submetida ao TPI na sequência de queixa de um Estado parte no tratado, do Conselho

154 Direito Internacional umanitário

28 Atrasos devidos,nomeadamente, à adopção pela Assembleia Geral das Nações Unidas de uma definição de agressão;iniciados pela SDN, os trabalhos apenas terminariam em 1974,ou seja …50 anos depois. Um tempo de reflexão pelo menos igual terá sido necessário para o Tribunal Penal Internacional.

29 Por 120 votos a favor,7 contra (entre os quais os Estados Unidos) 

e 21 abstenções,não tendo 12 Estados participado na votação. 30 Existe uma relação de complementaridade entre o TPI e as jurisdições nacionais: um presumível criminoso só será submetido a julgamento perante o TPI caso o seu próprio Estado não tenha a capacidade ou a vontade de o julgar.

31 No final dos sete anos, esta disposição será «reexaminada », sem mais precisão

..de Segurança ou por iniciativa da acusação mas, neste último caso, a acusação deverá obter de uma «câmara preliminar» de juízes a auto-rização para abrir instrução e o Conselho de Segurança, mediante uma resolução adoptada ao abrigo do capítulo VII, pode solicitar-lhe que suspenda as investigações por um período de doze meses, reno-vável.

Em terceiro lugar, à excepção da hipótese de queixa apresentada pelo Conselho de Segurança, o TPI apenas pode exercer a sua juris-dição na condição de que o Estado em cujo território o crime seja cometido ou o Estado de que seja cidadão o presumível autor sejam partes no tratado.

Em resumo, o Tribunal Penal Internacional, que se localizará em Haia, está dotado de uma competência mais ampla do que os tribunais ad hoc, mas os seus poderes são infinitamente mais restritos. O Tribu-nal será mais um instrumento de prevenção dos conflitos através da dissuasão judiciária do que um verdadeiro tribunal repressivo. A dia-léctica entre a soberania e as preocupações humanitárias levou à cria-ção de algumas novas normas de direito penal internacional, mas não esqueceu determinados mecanismos que lhe permitem abster-se da apreciação de certos casos, nomeadamente no que diz respeito aos crimes de guerra, os quais durante os sete anos subsequentes à entrada em vigor do tratado 32 , podem ser excluídos da competência do Tribunal.

Sete anos representam um enorme atraso que parecerá bem longo às futuras vítimas da guerra!

Tenhamos consciência de que o Tribunal não entrará em funcionamento senão daqui a vários anos.

32 O Estatuto do Tribunal deverá ser ratificado por sessenta Estados para poder entrar em vigor. Com as revisões constitucionais que se poderão tornar necessárias para proceder a uma tal ratificação, calcula-se que o TPI entre em funcionamento dentro de quatro ou cinco anos.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar