Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

             


O Verdadeira Desafio Americano
 

 

O homem age segundo o seu discernimento. Nesse sentido não se pode ignorar que a reação americana à agressão terrorista de N.Y., configura-se com a mesma racionalidade do atentado: uma tragédia ditada pela lei física, segundo a qual, à toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e sentido contrário. Em termos de racionalidade, tampouco podemos desconhecer que esse procedimento configura atitude típica de vida animal situada em estágio evolutivo anterior à conquista do livre arbítrio. Ambas são atitudes que dispensam a razão, basta adrenalina. 

Apesar das circunstâncias terem protelado a reação e o tempo ter permitido contar até 10, e apesar do que clamam os editoriais que, em todas partes do mundo, buscam as razões profundas daquele ato, parece que a razão americana não consegue perceber o que os meus olhos, feridos por uma dor transcendental, vislumbraram naquela manhã do dia 11 de setembro: no vôo curvo daquele avião – um bumerangue. 

Trinta dias depois, a perplexidade se transforma em temor: mais que a dor da nação americana persiste a dor da espécie, brutalmente advertida, e se consolida a percepção do quão imperioso é, para a humanidade, compreender corretamente os fatos e encontrar um caminho alternativo ao confronto. 

Nesse sentido, quer nos parecer que a verdadeira e decisiva batalha não está sendo travada no Oriente Médio, nem envolve mísseis, navios ou o circo que se arma para satisfazer interesses industriais. A verdadeira batalha é o conflito estrutural em que se digladia o espírito ocidental ao ver o seu modo predominante de pensar, revelar-se impotente diante da nova realidade. 

Particularmente americanos e ingleses, que são os povos que mais profundamente absorveram o padrão funcional de pensamento e que por isso mesmo, melhor souberam capitalizar as potencialidades científicas e econômicas implícitas. Tendo sido regiamente beneficiados pelos modelos econômicos e políticos derivados, enfrentam hoje de forma aguda o terrível dilema da caducidade dessa lógica e devem estar sofrendo dores profundas para compreender o clamor universal por ponderação e benevolência.

Nessas alturas, as instâncias mais lúcidas já compreenderam que para conquistar a Afeganistão, melhor que bombas seria um Plano Marshall que resgatasse as condições de vida do povo afegão e o prestigio norte-americano na região. Mas como fundamentar lógica e racionalmente a atitude de responder uma agressão tão odienda com atos de amor e desprendimento? Trata-se do Estado e não da Igreja americana.

 

Por isso, configura-se decisivo ajudar a razão americana resolver o conflito estrutural entre o que pressente por intuição e o que dita sua lógica funcional. A reação americana não será eficaz enquanto o espírito americano não resolver esse conflito psicológico e conquistar uma base lógica consistente e estruturada, capaz de dar suporte a uma ação justa e conseqüente, que supere a tentação insustentável de bater e assoprar.

Para tanto a cultura americana precisa estudar e dominar a lógica complementar de que nos fala a natureza e também certas correntes alternativas de pensamento, como o Cooperativismo, o movimento ecológico e a cultura holística. Essa lógica complementar representa o fundamento lógico que a nova realidade reclama, porque responde às necessidades que a lógica funcional deixa a descoberto e porque possui a propriedade de justificar racionalmente a ação ora requerida.

Ao falar de lógica estamos falando de competência mental e não de benevolência, tanto assim que estamos acenando com um padrão lógico que representa constante universal: a matéria somente existe porque o átomo é uma estrutura perfeitamente estável, sendo essa estabilidade, fruto de uma força integradora que domina plenamente o mau humor dicotômico de elétrons e prótons que, no seu interior, vivem às turras. Não fosse assim, o Universo continuaria sendo um oceano de energias caóticas e não uma maravilha cósmica organizada ao ponto de gerar vida e inteligência.

 

Assim como no microcosmo do átomo, o ímpeto dicotômico de elétron e protom é contido por uma força integradora de nível superior, no macrocosmo dos sistema estelares, o mesmo fenômeno se repete dominando as forças centrípedas e centrífugas beligerantes, mantendo estáveis os sistemas planetários. Tais fatos demonstram que no cosmo predomina uma lógica do todo, integrativa e não excludente, de caráter complementar e não dicotômico. Essa lógica se encontra hoje plenamente formalizada.

 

O que essa lógica complementar demonstra é que a prevalência de qualquer uma das forças dicotômicas interiores, decreta o fim da existência do fenômeno em conflito. Assim, promover uma globalização com base numa lógica competitiva, representa claramente um suicídio. A complexidade se produz pela harmonização e não pela eliminação das diferenças. 

E ai chegamos ao âmago doloroso da questão: a opção competitiva é primária e burra: as amebas competem. A tentativa civilizatória patrocinada pela dicotomia dialética da lógica da história, desapareceu com a desagregação da União das Repúblicas Soviéticas. A opção civilizatória patrocinada pela dicotomia sistêmica da lógica funcional, teve seu alicerce definitivamente comprometido no atentado de N. Y. E quem patrocinou esse desastre foi a dicotomia fragmentadora da lógica da diferença, absolutamente desprovida de qualquer momento de síntese. Restam pois, dois padrões lógicos: a lógica transcendental, capaz de fundamentar nossa relação com o absoluto, e a lógica complementar, com a qual a natureza produz a crescente complexidade universal. 

Assim, dois caminhos se oferecem ao povo americano. Ou domina a lógica complementar, conquista um discernimento superior e com base nele conduz o mundo a uma era de esplendor planetário, onde a vida seja digna em todos os quadrantes, ou mantém o padrão dicotômico capitalista, até que o império se dilua como todos anteriores, em meio a morte e a destruição. E não se transfira para Deus a responsabilidade de salvar a América. 

Brasília, 11/09/2001

Rubi G Rodrigues

Autor de “A Razão Holística – Método para o Exercício da Razão”

Editora Thesaurus de Brasília, 1999

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar