Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

O teatro do BEM e do MAL

por Eduardo Galeano

Os terroristas mataram trabalhadores de cinqüenta países, em Nova York e Washington, em nome do Bem contra o Mal. E, em nome do Bem contra o Mal, o presidente Bush jura vingança: "Vamos eliminar o Mal deste mundo", anuncia.

Eliminar o Mal? O que seria do Bem se não houvesse o Mal? Os fanáticos religiosos não são os únicos que necessitam de inimigos para justificar os atos insanos que praticam. Também precisam de inimigos a indústria armamentista e o gigantesco aparato militar dos Estados Unidos a fim de justificar sua existência. Bons e maus, maus e bons: os atores mudam de máscaras, os heróis passam a ser monstros, e os monstros, heróis, segundo aqueles que escrevem o drama.

Entretanto, aí não há nada de novo. O cientista alemão Werner von Braun foi mal visto ao inventar os foguetes V-2, os quais Hitler descarregou sobre Londres, mas mudou sua imagem no dia em que pôs seu talento a serviço dos Estados Unidos. Com Stalin ocorreu o mesmo: vinculou-se a ele uma imagem positiva durante a Segunda Guerra Mundial e negativa depois, quando passou a dirigir o Império do Mal. Durante os anos da Guerra Fria, John Steinbeck escreveu: "Talvez todo o mundo precise dos russos. Arrisco que também na Rússia os russos são necessários. Talvez eles os chamem de americanos". Depois, os russos tornaram-se bons. Agora, até Putin diz: "O Mal deve ser castigado".

Saddan Hussein era bom, e boas eram as armas químicas que usou contra os iranianos e curdos. Depois, tornou-se mau. Já era chamado Satã Hussein quando os Estados Unidos, que iam invadir o Panamá, invadiram o Iraque porque este havia invadido o Kuwait. Bush Pai encarregou-se dessa guerra contra o Mal. Com o espírito humanitário e compassivo que caracteriza toda sua família, matou mais de 100 mil iraquianos, em sua maioria civis.

Satã Hussein segue com sua fama, mas, de inimigo número 1 da humanidade, passou a inimigo número 2. O flagelo do mundo agora chama-se Osama bin Laden. A Agência Central de Inteligência (CIA) ensinou-lhe tudo o que sabe em matéria de terrorismo: Bin Laden, amado e armado pelo governo dos Estados Unidos, era um dos principais "guerreiros da liberdade" contra o comunismo no Afeganistão. Bush Pai era vice-presidente no momento em que o presidente Reagan disse que esses heróis eram "moralmente equivalentes aos padres fundadores da América". Hollywood concordava com a Casa Branca. Nesse tempo, foi filmado Rambo 3, em que os "mocinhos" eram os afegãos muçulmanos. Treze anos depois, nos tempos do Bush Filho, são muito mais que a encarnação do Mal.

Henry Kissinger foi um dos primeiros a reagir diante da recente tragédia. "Tão culpados quanto os terroristas são aqueles que os apóiam, financiam e inspiram", declarou, com palavras repetidas por Bush horas depois.

Se é assim, Kissinger deveria ser o primeiro a ser bombardeado, pois seria o responsável por muito mais crimes que os cometidos por Bin Laden e todos os terroristas do mundo. Suas ações refletiram-se em mais países que as ações terroristas, à medida que agiu a serviço de vários governos norte-americanos, brindando "apoio, financiamento e inspiração" ao terror de Estado na Indonésia, no Camboja, no Chipre, no Irã, na África do Sul, em Bangladesh e nos países sul-americanos vítimas da guerra suja do Plano Condor.

Em 11 de setembro de 1973, exatos 28 anos antes dos fogos de agora, ardia o palácio presidencial no Chile. Kissinger antecipara o epitáfio de Salvador Allende, bem como da democracia chilena, ao comentar o resultado das eleições: "Não há por que aceitar que um país se faça marxista devido à irresponsabilidade de seu povo".

O desprezo pela vontade popular é uma das muitas coincidências entre o terrorismo de Estado e o terrorismo privado. O ETA, por exemplo, que mata em nome da independência do País Basco, diz através de um de seus representantes: "Os direitos não têm nada a ver com maiorias e minorias".

Muito se parecem o terrorismo artesanal e o de alto nível tecnológico; o dos fundamentalistas religiosos e o dos fundamentalistas de mercado; o dos desesperados e o dos poderosos; o dos fanáticos isolados e o dos profissionais uniformizados. Todos compartilham do mesmo desprezo pela vida humana: os assassinos dos 5,5 mil cidadãos esmagados sob os escombros das Torres Gêmeas, que desmoronaram como castelos de areia seca, e os assassinos dos 200 mil guatemaltecos, em sua maioria indígenas, exterminados sem que jamais a televisão ou qualquer jornal do mundo lhes desse atenção. Eles, os guatemaltecos, não foram sacrificados por nenhum fanático muçulmano, e sim pelos militares terroristas que receberam "apoio, financiamento e inspiração" dos sucessivos governos dos Estados Unidos. 

Todos os amantes da morte têm em comum também sua obsessão por reduzir a termos militares as contradições sociais, culturais e nacionais. Em nome do Bem contra o Mal, em nome da Única Verdade, tudo se resolve matando primeiro e perguntando depois. E, por esse caminho, acabam por alimentar o inimigo que combatem. Foram as atrocidades do Sendero Luminoso que possibilitaram a ascensão de Fujimori, que, com considerável apoio popular, implantou um regime de terror, além de vender o Peru a preço de banana. Foram as atrocidades dos Estados Unidos no Oriente Médio que, em grande medida, deram origem à guerra santa do terrorismo de Alá.

Embora o líder da Civilização esteja, agora, incitando uma nova Cruzada, Alá é inocente dos crimes cometidos em seu nome. Afinal, Deus não ordenou o holocausto nazista contra os fiéis de Jeová, e não foi Jeová quem ditou a matança de Sabra e Chatila, nem quem mandou expulsar os palestinos de suas terras. Além disso, por acaso Jeová, Alá e Deus não são, na realidade, três nomes de uma mesma divindade?

Uma tragédia de equívocos: já não se sabe quem é quem. A fumaça das explosões é parte de uma cortina muito mais espessa, que nos impede de ver. De vingança em vingança, os terrorismos nos obrigam a caminhar trôpegos. Vejo uma foto, publicada recentemente: em um muro de Nova York, alguém escreveu: "Olho por olho deixa o mundo cego".

A espiral da violência gera violência e também desconcerto: dor, medo, intolerância, ódio, loucura. Em Porto Alegre, no início deste ano, o argelino Ahmed Ben Bella advertiu: "Esse sistema, que já enlouqueceu as vacas, está enlouquecendo as pessoas". E os loucos, loucos de ódio, agem da mesma forma que o poder que os gera.

Um garoto de 3 anos, chamado Luca, comentou um dia desses: "O mundo não sabe onde está sua casa". Ele estava olhando para um mapa. Podia estar olhando para um jornal.

Texto publicado originalmente no jornal mexicano La Jornada

Tradução Valentina Vettorazzo

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar