Sociedade
“B”, B-Samfundet
Suécia:
'Sociedade B' cria horário de aula alternativo
Claudia Varejão Wallin
Suecos
criam horários especiais para notívagos
Escolas, universidades e empresas
vão levar ''ritmos biológicos''
em conta
Os
10 mandamentos da Sociedade B
Suécia:
'Sociedade B' cria horário de aula alternativo
Claudia Varejão Wallin
A
Suécia começa a criar este mês
uma nova revolução social, com a
introdução da chamada Sociedade
B - uma sociedade que leva em conta os diferentes
ritmos biológicos dos indivíduos
para introduzir horários alternativos de
funcionamento para escolas, locais de trabalho,
universidades e organizações.
A
primeira instituição sueca a implementar
o esquema é uma escola secundária
de Gotemburgo, que a partir de setembro vai oferecer
turnos opcionais entre 8h e 20h.
"Por
que precisamos trabalhar todos no mesmo horário,
e enfrentar os mesmos engarrafamentos?",
pergunta o manifesto do movimento B-Samfundet
(Sociedade B).
"Por
que temos que correr ao mesmo tempo para pegar
as crianças na escola antes que elas fechem?
Por que tudo tem que funcionar nos mesmos ritmos
e horários, se isso causa problemas gigantescos
na infra-estrutura da sociedade?"
Origem
dinamarquesa
O B-Samfundet tem origem na Dinamarca, onde o
movimento foi criado no ano passado. Ainda neste
outono europeu, a Sociedade B será introduzida
na Noruega e na Finlândia, e para outubro
está previsto o lançamento na Grã-Bretanha.
A
Sociedade B se baseia em pesquisas científicas
que indicam que cada indivíduo tem seu
próprio ritmo biológico, uma espécie
de "relógio interno" que é
geneticamente determinado.
Segundo
essas pesquisas, uma "pessoa B" possui
um ritmo interno de 25 a 27 horas, enquanto o
de uma "pessoa A" tem um ciclo de 23
horas. As "pessoas B" são mais
produtivas no final do dia e têm dificuldades
de despertar de manhã cedo, que é
quando as "pessoas A" são mais
ativas.
É
um movimento contra a tirania do despertador,
que ao mesmo tempo se encaixa no debate sobre
a criação de uma sociedade de horários
mais flexíveis, com maior equilíbrio
entre trabalho e lazer - e melhor qualidade de
vida.
"Nosso
objetivo é acabar com as rígidas
disciplinas de horário da sociedade industrial,
em que todos chegam ao mesmo tempo e saem na mesma
hora", disse em entrevista a BBC Brasil Erika
Augustinsson, vice-presidente do B-Samfundet.
"Vivemos
em uma nova sociedade e queremos criar um novo
jeito de viver, que respeite também os
diferentes ritmos internos das pessoas",
acrescentou.
Preguiça?
Erika destaca que esses diferentes ritmos biológicos
também são uma realidade nas escolas,
onde um grande número de crianças
e adolescentes tem dificuldades de concentração
pela manhã.
Ou
seja, esses alunos não têm exatamente
preguiça de levantar para ir à escola
¿ eles são apenas "pessoas
B".
Na
escola Vasa Lärcentrum, na cidade de Gotemburgo,
o turno da tarde/noite está sendo introduzido
depois de uma pesquisa realizada com os 150 alunos
da instituição.
"A
pesquisa mostrou que muitos estudantes consideraram
a idéia bastante positiva", contou
a BBC Brasil Ingela Welther, gerente de planejamento
do Departamento de Educação do governo
de Gotemburgo.
Segundo
ela, a extensão do horário de funcionamento
da Vasa Lärcentrum é uma experiência
inicial, que poderá ser levada às
outras escolas da rede pública:
"O objetivo é fornecer alternativas
que ajudem os alunos a lidar melhor com seus estudos,
e a completar sua educação com êxito".
Ingela
Welther destacou ainda que a introdução
do cronograma alternativo possibilita também
o melhor aproveitamento das instalações
da escola, que poderá absorver mais alunos.
Em
outubro, o movimento Sociedade B estará
lançando o primeiro website do mundo direcionado
a oferta e busca de empregos para pessoas "B".
^
Subir
Suecos
criam horários especiais para notívagos
Escolas, universidades
e empresas vão levar ''ritmos biológicos''
em conta.
De
Estocolmo - A Suécia começa a criar
este mês uma nova revolução
social, com a introdução da chamada
"Sociedade B" - uma sociedade que leva
em conta os diferentes ritmos biológicos
dos indivíduos para introduzir horários
alternativos de funcionamento para escolas, locais
de trabalho, universidades e organizações.
A
primeira instituição sueca a implementar
o esquema é uma escola secundária
de Gotemburgo, que a partir de setembro vai oferecer
turnos opcionais entre 8 da manhã e 8 da
noite.
"Por
que precisamos trabalhar todos no mesmo horário,
e enfrentar os mesmos engarrafamentos?",
pergunta o manifesto do movimento B-Samfundet
("Sociedade B").
"Por
que temos que correr ao mesmo tempo para pegar
as crianças na escola antes que elas fechem?
Por que tudo tem que funcionar nos mesmos ritmos
e horários, se isso causa problemas gigantescos
na infra-estrutura da sociedade?"
O
B-Samfundet tem origem na Dinamarca, onde o movimento
foi criado no ano passado. Ainda neste outono
europeu, a Sociedade B será introduzida
na Noruega e na Finlândia, e para outubro
está previsto o lançamento na Grã-Bretanha.
A
Sociedade B se baseia em pesquisas científicas
que indicam que cada indivíduo tem seu
próprio ritmo biológico, uma espécie
de "relógio interno" que é
geneticamente determinado.
Segundo
essas pesquisas, uma "pessoa B" possui
um ritmo interno de 25 a 27 horas, enquanto o
de uma "pessoa A" tem um ciclo de 23
horas. As "pessoas B" são mais
produtivas no final do dia e têm dificuldades
de despertar de manhã cedo, que é
quando as "pessoas A" são mais
ativas.
É
um movimento contra a tirania do despertador,
que ao mesmo tempo se encaixa no debate sobre
a criação de uma sociedade de horários
mais flexíveis, com maior equilíbrio
entre trabalho e lazer - e melhor qualidade de
vida.
"Nosso
objetivo é acabar com as rígidas
disciplinas de horário da sociedade industrial,
em que todos chegam ao mesmo tempo e saem na mesma
hora", disse em entrevista a BBC Brasil Erika
Augustinsson, vice-presidente do B-Samfundet.
"Vivemos
em uma nova sociedade e queremos criar um novo
jeito de viver, que respeite também os
diferentes ritmos internos das pessoas",
acrescentou.
Erika
destaca que esses diferentes ritmos biológicos
também são uma realidade nas escolas,
onde um grande número de crianças
e adolescentes tem dificuldades de concentração
pela manhã.
Ou
seja, esses alunos não têm exatamente
preguiça de levantar para ir à escola
- eles são apenas "pessoas B".
Na
escola Vasa Lärcentrum, na cidade de Gotemburgo,
o turno da tarde/noite está sendo introduzido
depois de uma pesquisa realizada com os 150 alunos
da instituição.
"A
pesquisa mostrou que muitos estudantes consideraram
a idéia bastante positiva", contou
a BBC Brasil Ingela Welther, gerente de planejamento
do Departamento de Educação do governo
de Gotemburgo.
Segundo
ela, a extensão do horário de funcionamento
da Vasa Lärcentrum é uma experiência
inicial, que poderá ser levada às
outras escolas da rede pública:"O
objetivo é fornecer alternativas que ajudem
os alunos a lidar melhor com seus estudos, e a
completar sua educação com êxito".
Ingela
Welther destacou ainda que a introdução
do cronograma alternativo possibilita também
o melhor aproveitamento das instalações
da escola, que poderá absorver mais alunos.
Em
outubro, o movimento Sociedade B estará
lançando o primeiro website do mundo direcionado
a oferta e busca de empregos para pessoas "B".
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É
proibido todo tipo de reprodução
sem autorização por escrito da BBC.
^
Subir
Os
10 mandamentos da Sociedade B
01
O ritmo diário de cada indivíduo
é geneticamente condicionado pela hereditariedade.
A sociedade precisa estar estruturada para suportar
uma diversidade de ritmos diários.
02
Nós queremos nos levantar contra a tirania
de acordar cedo e a favor de um mudo melhor, onde
a diversidade de ritmos diários é
reconhecida e respeitada, dando a oportunidade
de uma melhor qualidade de vida, maior tempo produtivo
e maiores ganhos sócio-econômicos,
uma vez que não mais ocuparemos os mesmos
espaços nas mesmas ruas ao mesmo tempo.
03
Nós trabalhamos pela eqüidade entre
madrugadores e notívagos.
04
Nós trabalhamos por um mercado de trabalho
mais flexível. O ritmo diário de
cada indivíduo deve, tanto quanto possível,
governar o trabalho e a vida desta pessoa.
05
Nós trabalhamos pela introdução
de acordos coletivos para os madrugadores e notívagos
na próxima rodada das negociações
dinamarquesas de mercado de trabalho.
06 Nós trabalhamos para o estabelecimento
de serviços de babá, jardins de
infância, escolas primárias e secundárias
bem como universidades que abram das 10h às
20h.
07
Nós incentivamos mais pesquisas acerca
dos ritmos diários.
08
Nós garantimos “certificação
B” no site www.b-productive.dk para empresas
que permitem que seus funcionários trabalhem
de acordo com seus próprios ritmos diários,
de trabalho e de vida.
09 Nós trabalhamos globalmente por um mundo
melhor que suporte uma diversidade de ritmos diários,
de trabalho e de vida.
10
Imagine o quão diferente a sociedade seria
se os criadores do mundo fossem notívagos!
^
Subir |