Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
ACTUALIDADE

Síndrome, mas pouco

Quando seis reféns do teatro de Moscovo apareceram na TV a defender a delicadeza dos sequestradores chechenos, pareceu nascer o mesmo sentimento de identificação vítima-agressor ocorrido em 1973 em Estocolmo. Mas a súbita intervenção das tropas russas acabou com as expectativas dos sociólogosl

© Joel Neto (Correio da Manhã, 03.11.02)

Para os sociólogos, foram apenas 24 horas de esperança. A 24 de Outubro mais de 700 moscovitas foram feitos reféns por um comando Checheno no teatro Dubrovka, na capital russa; a 25 seis mulheres sequestradas apareceram na televisão a defender a delicadeza dos seus agressores; na noite de 26 as forças de segurança invadiram o teatro para libertar cerca de 600 pessoas e causar a morte a mais de centena e meia, entre rebeldes e vítimas.
Tudo parece ter-se passado num ápice. Mas durante as 24 horas que sucederam àquela curta emissão da NTV russa, em que as referidas mulheres se deixaram entrevistar com o ar sereno de quem aceita o sequestro, os sociólogos agarraram nos blocos de notas e despertaram os sentidos para o televisor. Objectivo: registar cada palavra, cada olhar e cada tique das entrevistadas, na tentativa de teorizar melhor o ainda muito estranho fenómeno a que se convencionou chamar Síndrome de Estocolmo.
Foi em 1973 que pela primeira vez se observou essa inesperada identificação ideológica entre vítimas e agressores. Quatro pessoas foram feitas reféns durante um assalto ao banco Kreditbanken, em Estocolmo, e após seis dias de cativeiro nenhuma delas mostrou sinais de hostilidade para com os sequestradores. Ao contrário: todas recusaram ser resgatadas pela polícia, nenhuma aceitou depor contra os agressores, várias angariaram fundos para a defesa dos réus em tribunal e uma dela chegou, inclusive, a ficar noiva de um dos sequestradores.
Para alguns cientistas tratou-se de uma tentativa inconsciente de lidar com o significado daqueles dias de terror. Para outros apenas a sequência natural dos seis dias de esforços feitos para não desagradar aos ladrões e, com isso, salvar a própria vida. Mas a verdade é que o caso apaixonou o mundo e, ainda hoje, muito do que então se passou continua por explicar.

Outros casos
Várias situações semelhantes despertaram a atenção do Planeta durante as décadas seguintes. Em 1974, nos Estados Unidos, Patty Hearst foi sequestrada pelo Symbionese Liberation Army e acabou, findo o cativeiro, por juntar-se ao grupo rebelde, adoptando o nome de guerra de Tânia. Chamaram-lhe "lavagem ao cérebro". Em 1999, vários dos 155 ocupantes de um avião indiano sequestrado por forças paquistanesas, que reivindicavam a posse do território de Caxemira, solidarizaram-se com a causa dos agressores. O fenómeno foi atribuído a uma espécie de "hipnose colectiva". Em nenhum dos casos os sociólogos avançaram muito nas pesquisas.
A serenidade das seis cidadãs russas na noite do passado dia 25 constituiu, por isso, um motivo de esperança na teorização do problema. Ouvidas por repórteres da NTV em pleno cativeiro, as mulheres sublinharam estarem a ser bem tratadas e apelaram, elas próprias, ao fim das hostilidades russas na Chechénia, república da Federação Russa que reclama a autodeterminação. Mas o prazo dado pelos rebeldes para o reclamado "fim da guerra" acabou cedo de mais e os sociólogos não chegaram a conclusões sobre a configuração de novo caso de Síndrome de Estocolmo.
Os dados mais concretos sobre este fenómeno reportam-se à sua variante doméstica, em que mulheres agredidas por maridos violentos silenciam o seu sofrimento e, em muitos casos, reconhecem interiormente razão ao agressor. Mas vários cientistas defendem que, quando se trata de uma relação em que não existe afectividade prévia, todos os factores se combinam de maneira diferente e, por isso, qualquer conclusão é precipitada até ser possível estabelecer um padrão de comportamento das vítimas. Para estes, por isso, é preciso esperar pelo próximo sequestro.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar