Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

   

Um trabalho integrado

Goiânia convive com problemas acumulados e necessita de uma mudança radical no modo de governar e enfrentar desafios

Pedro Wilson Guimarães (PT),
prefeito de Goiânia (GO)

Mais de 1.100.000 habitantes, 436 bairros regulares e 157 loteamentos irregulares e clandestinos. Capital do Estado de Goiás, Goiânia é o núcleo de uma região metropolitana que abriga, ainda, mais de 540.000 habitantes distribuídos em outros dez municípios, também carentes de infra-estrutura.

A cidade que assumimos no primeiro dia deste ano, que inaugurou um novo século e um novo milênio, foi planejada em sua criação, há 67 anos atrás. Com o passar do tempo, a desqualificação do planejamento como instrumento de gestão, aliada a uma concepção de política de centralização do poder e às pressões advindas da crise social e econômica, provocaram a degradação da qualidade de vida de seus moradores. Hoje, quase 20% da população urbana de Goiânia vivem em situação precária.

Os desafios são inúmeros e exigem a responsabilidade de respondê-los pensando e construindo a cidade de modo diferencial, com economia sustentável, espaços físicos organizados, onde prevaleçam a justiça social e a participação democrática e popular. Para isso, a necessidade de um planejamento integrado e democratizado, tanto no âmbito da Prefeitura quanto no âmbito da sociedade, em parceria com as universidades e segmentos organizados. Uma mudança no modo de administrar.

Para desenvolver a nossa proposta de trabalho, iniciamos a administração buscando o resgate da valorização dos funcionários e dos serviços públicos. Neste sentido, concedemos um reajuste de 6,04% para os servidores efetivos, que há oito anos não tinham aumento de salário. O índice foi o mesmo aplicado nas taxas e impostos do município. Mesmo com uma dívida, a curto prazo, herdada da administração anterior no valor de mais de 59 milhões de reais, conseguimos pagar os salários atrasados, e já quitamos mais de 60% das dívidas assumidas pelo nosso antecessor.

Nos cinco primeiros meses de nossa administração, incrementamos nossa receita em 15,21%, em comparação ao mesmo período do ano passado, o que nos possibilitou a realização de ações, serviços e obras para o povo. O asfalto, a principal reivindicação da grande maioria da população, já começa a ser feito nos mais de 40 bairros da região Noroeste, a mais necessitada de obras de infra-estrutura.

Nossos programas, projetos e ações estão voltados para as três prioridades básicas definidas em nosso Plano de Governo: inclusão social e universalização da cidadania; construção de uma gestão pública democrática e popular; requalificação da cidade: desenvolvimento econômico e urbano.

O nosso compromisso com o fortalecimento e a valorização da cidadania e das cidades nos levou a conceber um programa que denominamos Feliz Cidade. Ele é constituído por um conjunto de ações integradas para garantir uma ampla atenção e proteção social voltada, prioritariamente, para os grupos mais desprovidos.

Está subdividido em três projetos de ação estratégica: o Nascer Feliz, cuidará da mulher gestante e crianças até os cinco anos de vida; o Crescer Feliz cuidará da criança, a partir dos seis anos, e do adolescente, até os dezoito anos, proporcionando-lhe condições para obter o primeiro emprego; e o Viver Feliz, para atendimento aos adultos das famílias em programas de construção de qualidade de vida e de cidadania,

E para que possamos avaliar nosso trabalho com mais segurança e prestar contas de seus resultados, iniciamos a elaboração do Mapa da Exclusão para a Inclusão Social. A primeira edição de nosso Mapa será divulgada no final deste primeiro ano de administração, mostrando todos os dados sócio-econômicos de forma espacial, ou seja, em que locais da cidade estão concentrados os maiores problemas. A partir de então, e anualmente, estaremos registrando neste Mapa todas as nossas ações e seus resultados. O Mapa de Exclusão para a Inclusão Social ficará à disposição da sociedade via internet.

O Orçamento Participativo, uma das marcas das administrações petistas, é também uma de nossas principais ferramentas para a construção de uma gestão pública democrática e popular. Hoje já temos 764 delegados aptos a discutir e participar da elaboração do orçamento municipal do próximo ano.

O efetivo funcionamento dos diversos Conselhos Municipais e comitês de categorias sociais, complementam o nosso esforço em assegurar o envolvimento da sociedade na discussão e elaboração de ações em benefício de toda a população.

Iniciamos um trabalho pioneiro em Goiânia na área da segurança pública e dos direitos humanos. Para isso, estamos viabilizando duas estruturas: uma para a defesa social, no sentido de garantir a integridade física das pessoas e seus pertences materiais; e outra, com a instalação de defensorias públicas, para garantia dos direitos básicos de cidadania.

Acreditamos que assim, com um trabalho integrado e democratizado, poderemos realmente cumprir os nossos compromissos com a participação popular, com a transparência de atos e ações e com a distribuição do conforto para todas as camadas da população.

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar