Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

        


Direitos Sociais
  *Nilmário Miranda


O advento do ano 2000 impõe-nos uma inadiável reflexão sobre qual futuro desejamos para a humanidade: a real efetivação dos direitos sociais, até então sonegados à milhões de excluídos em todas as partes da terra ou então, o definitivo aprofundamento de nossas contradições planetárias, agravadas pela multiplicação da miséria e da fome pelo mundo, da precariedade dos serviços de natureza social e toda a violência decorrente dessas condições.

A perspectiva de um novo milênio consolida uma novidade na luta pelos direitos humanos. Ativistas e entidades defensoras dos direitos fundamentais da pessoa humana, estamos abraçando convictos a defesa da dimensão econômica, social e cultural dos direitos humanos, com a mesma convicção com que atuamos na promoção de sua dimensão civil e política.

Especialmente em nosso continente, fatores históricos determinam, nas últimas décadas, a pre?????J?valência da mobilização em torno de direitos civis e políticos como reação ao arbítrio e vilipêndio patrocinado por governos ditatoriais, que por longos e sombrios anos aqui se instituíram. Agora, porém, novos elementos históricos estão nos conduzindo na direção dos direitos econômicos, sociais e culturais. Não se trata, contudo, de simples sobreposição de uns pelos outros. Na verdade, têm sido os fatos da conjuntura que estão apontando este caminho, haja vista os crescentes indicadores de desigualdades no Brasil e no mundo.

A pobreza e as desigualdades atuais estão associadas a processos políticos concentradores, próprios da ação neoliberal, que passou a decidir restritivamente sobre o futuro de toda coletividade. O grande capital, principalmente o financeiro, apropria-se do espaço público, da representação democrática, tão arduamente conquistadas, para ditar rumos e perspectivas sempre insuficientes aos anseios da humanidade. Por meio dessa usurpação, são impostos modelos excludentes de mercado, causadores de desemprego e concentração de renda: um capitalismo de rapinagem.

Neste momento, a indivisibilidade dos direitos humanos mostra-se clara e eloqüente. Fica evidente que se não houver respeito aos direitos civis e políticos não haverá direitos econômicos, sociais e culturais. E a ordem não altera o resultado: sem direitos sociais não há direitos humanos.

Tendo em vista esta mínima relação entre os direitos humanos, creio que o movimento sindical é um parceiro importante nessa estratégia de luta. É possível associar a ação tradicional e própria das entidades sindicais a uma atuação com enfoque nos direitos humanos. O direito ao trabalho e à dignidade dos trabalhadores integram o rol desses direitos. O Brasil é signatár?????J?io desde 1992, do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, o que equivale a dizer que temos compromissos a cumprir nessa área e referencial universal para ser trilhado.

Entre as lutas incluídas nessa linha de atuação, destacam-se medidas de inclusão social da população negra, programas de Renda Mínima e Bolsa-Escola, ampliação da Reforma Agrária, acompanhada de política de crédito e incentivos agrícolas. No campo internacional, fortalece a idéia da Taxa Tobim, que incidiria sobre transações financeiras internacionais, destinando os recursos ao combate à miséria em todo o mundo, além do Jubileu, com o perdão da dívida externa dos países pobres.

Este é o momento de avançarmos na concretização de um novo pacote ético, no respeito aos direitos sociais, tanto por meio de políticas econômicas estruturais, para atingir as causas da desigualdade e da miséria, quanto para assegurar assistência imediata aos cidadãos atingidos pelos efeitos das políticas vigentes. Mas o compromisso fundamental do movimento pelos direitos humanos continua, no fundo, o mesmo: a defesa da vida e da liberdade.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar