Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

        
 

Abuso do Poder Estatal:
 A questão da tortura e da execução sumária
  *Nilmário Miranda

Pela primeira vez em nossa história, o Brasil demonstra vontade de erradicar a tortura praticada por agentes do Estado. A Constituição Federal considerou a tortura crime grave, imprescritível, insuscetível de graça ou anistia. As Convenções da ONU e OEA pela abolição da tortura foram ratificadas. Em abril de 1997 foi sancionada a Lei 9455, que tipificou a crime de tortura.

O Estado brasileiro recebeu a visita de inspeção do Relator Especial da ONU, Nigel Rodley e apresentou (com 11 anos de atraso) relatório ao Comitê da ONU em Genebra, sobre a tortura no país.

Em 30 de outubro de 2001, o presidente em exercício, Marco Maciel, empossou uma Comissão Nacional de Combate à Tortura que vai aprovar um plano nacional para efetivar medidas preconizadas pela ONU e por organizações governamentais e não-governamentais.

Nunca tantas personalidades, entidades e instituições falaram tanto contra a tortura.

Desde abril de 1997, até agosto de 2001, os promotores apresentaram mais de 500 denúncias com base na Lei 9455. Há leis que pegam e leis que não pegam. A 9455 está pegando, em que pese o número pequeno de condenações.

Já há Ouvidorias de Polícia em 11 Estados do país. No entanto, a tortura continua sendo uma prática generalizada e sistemática no Brasil.

A partir da luta tenaz e obstinadas dos Grupos Tortura Nunca Mais, dos ex-perseguidos políticos e dos movimentos de direitos humanos, vários Estados brasileiros indenizam vítimas de tortura durante a ditadura: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco. São Paulo já tem a lei aprovada neste sentido. Além de reparar injustiças, engendram debates públicos educativos de inegável importância.

Os Grupos Tortura Nunca Mais lutam para impedir que torturadores notórios, protegidos pela "auto-anistia" de 1979, sejam distinguidos com cargos de confiança.

Já existe uma seção brasileira da ACAT (Ação Cristã pela Abolição da Tortura) A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados tem uma Subcomissão de Combate à Tortura; no Ministério da Justiça foi instalada uma Comissão Nacional de Combate à Tortura. Há um Disque-Denúncia, com um telefone gratuito e confidencial (0800 7007 5551), com operadores do Movimento Nacional de Direitos Humanos, o SOS-Tortura.

Por 3 semanas, em agosto de 2000, Sir Nigel Rodley visitou 6 Estados (DF, SP, RJ, MG, PE, PA) e chegou à triste conclusão de qg??ue a tortura está generalizada. Recolheu 350 casos de tortura só nestes Estados. Declarou que a tortura é utilizada como "método de investigação" por policiais civis (e não raro, associada à extorsão); como forma de castigo ou punição por policiais militares; como forma de impor a disciplina em instituições destinadas a aplicar medidas sócio-educativas para adolescentes infratores ou em cárceres superlotados e degradados.

Em abril de 2001, o Brasil apresentou o 1º Relatório exigido pela Convenção da ONU em Genebra, ao mesmo tempo que um "relatório complementar" - um verdadeiro contra-relatório - era apresentado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Movimento Nacional de Direitos Humanos, Ong's.

Se após todos esses esforços conjugados a tortura segue sua marcha ignóbil, ignorado a Constituição, leis, convenções internacionais, sua erradicação exigirá um esforço contínuo, integrado, nacional, envolvendo Estado e sociedade.

A tortura está enraizada na cultura do país. Tivemos 364 anos de escravidão de negros. Cálculos conservadores falam de 4 milhões de negros que sobreviveram nos navios negreiros. Por vários séculos este comércio infame predominou nos oceanos e mares. A apropriação do fruto integral dos trabalhadores escravos era feita mediante o uso permanente da violência: grilhões, açoites, pau-de-arara, o ferro em brasa, a palmatória. Quando o escravo chegava ao local onde ia trabalhar, era espancado para que soubesse quem era seu dono. Os líderes quilombolas não raro eram decapitados, para servir de exemplo. Buscar a liberdade era o mais grave dos crimes punidos sem dó nem piedade.

Os capitães-governadores, empreendedores privados, em última instância, administg??ravam a "justiça" e trouxeram para a Colônia a prática dos castigos corporais para os negros (devidamente desumanizados: eram considerados mercadorias, objetos de trabalho), para os indígenas ("selvagens", destituídos de alma) e para os brancos pobres, não proprietários e para revoltosos e libertários.

Vale recordar que em 1888, quando a escravidão foi definitivamente abolida no Brasil, último país a fazê-lo, negros e pardos eram a maioria da população: 8 milhões numa população de 13 milhões.

No século XIX, após a Independência, a tortura, as decapitações, os massacres foram utilizados contra os movimentos sociais messiânicos camponeses (Canudos, Contestado), contra movimentos separatistas e contra as "classes perigosas" urbanas.

Na República Velha, a tortura era arma de contenção na fase heróica da classe operária, contra o anarco-sindicalismo e contra o comunismo nascente ("a questão social é uma questão de polícia").

No século XX a tortura na política foi largamente usada, contra opositores políticos nas 2 ditaduras (37/45 e 64/85). Nunca deixou de ser empregada contra pessoas de classes populares.

A imensa maioria dos torturados são pessoas que cometem delitos contra o patrimônio, que não atentam contra a vida e contra a pessoa. Não é verdade que a tortura é praticada contra estupradores, seqüestradores - ainda que fosse assim, não se justificaria.

São também vítimas preferenciais os sem-terra, os sexualmente diferentes, as prostitutas, os adolescentes infratores. São pessoas sem influência política, social ou econômica sem acesso a advogados e à mídia. Está associada, portanto, à mais odiosa discriminação social e mesmo étnica. A torg??tura é um vício antigo, recorrente, praticada por agentes estatais para satisfazer as elites.

Não podemos fazer concessão à tortura: a única posição plausível é a sua erradicação. De todas as formas de violação cometidas contra a pessoa humana é a tortura a que causa maior repugnância à consciência ética.

Beccaria a repeliu ao fim do século XVIII como prática irracional, estúpida, ineficaz e desumana. No fim daquele século foi abolida dos códigos penais europeus.

Ela volta como política de Estado com o nazismo, com o stalinismo, com as ditaduras em Portugal, Espanha, Turquia e Grécia. Após a 2ª Guerra, alastrou-se na repressão aos movimentos de libertação nacional, anti-colonialistas, a ponto de Sartre considerá-la "a peste do século". Foi ensinada na escola das Américas pelos EUA. Em toda a América Latina foi empregada contra a insurgência e na África do Sul contra os militantes antiapartheid, e no Oriente Médio. As ditaduras brasileira, chilena, argentina, uruguaia, paraguaia, boliviana criaram a Operação Condor, uma multinacional do terror de Estado e os desaparecimentos.

Frente a isto, as personalidades humanistas e as ONG's de direitos humanos pressionam a ONU para por um basta à barbárie e consegue-se a aprovação da Convenção Internacional pela Abolição da Tortura, em 1984, que o Brasil ratificou em 1989.

A discussão sobre a erradicação da tortura vai levar à discussão sobre as prioridades da segurança pública, à reforma das polícias, à revisão dos inquéritos policiais, como deve funcionar uma política numa sociedade democrática e a política penitenciária. Lutar contra a tortura, em toda sua extensão, é lutar pelo aprofundamento da democracia no país.
g??
Outra modalidade gravíssima do abuso do poder estatal são as execuções sumárias e arbitrárias.

As polícias no Brasil matam exageradamente acima de qualquer padrão comparativo internacional. Mata pelas costas, com tiros na nuca, com mais de 5 tiros, sempre escolhendo partes letais. A maioria das vítimas são adolescentes infratores, jovens sem antecedentes criminais, brancos, pobres e negros. A maioria das vítimas vem de áreas estigmatizadas: favelas, vilas, periferias abandonadas pelo Estado, conjuntos populares. Aqui também aparece a discriminação social, cultural, étnica, com similaridades com políticas fascistas de "limpeza social".

Quando se atira pelas costas num adolescente de periferia sem antecedentes criminais, que não foi previamente identificado, o que passa pela cabeça do policial é mais ou menos isso: "estou livrando o mundo de um vagabundo".

O próprio treinamento dos policiais privilegia o tiro nas partes letais e não para a imobilização.

A doutrina da segurança nacional fundada na ideologia do "inimigo interno", da "guerra interna", deixou raízes. Fala-se muito aqui em "guerra contra o crime". Volta e meia, ante crimes de impacto, setores da mídia pedem o Exército nas ruas combatendo o "crime organizado". Cecília Coimbra, no seu livro sobre o fracasso da Operação Rio, a ocupação dos morros no Rio de Janeiro pelo Exército em 1993, mostra o papel deletério da mídia neste caso, com a super exaltação da repressão.

O índice de punição para os policiais que matam - com características de execução sumária e arbitrária - é muito baixo. Não raro, autoridades como governadores, secretários de segurança, polg??íticos demagogos, fazem rasgados elogios à arbitrariedade e às "mortes de bandidos". Um secretário de segurança do Rio, o famigerado General Cerqueira, instituiu prêmios e promoções para os PM's matadores.

Policiais que matam não são cuidadosamente investigados nem submetidos a tratamento. Sabe-se que policiais que matam muito, sem controle e tratamento, adquirem seríssimas deformações psíquicas.

O combate ao crime não é uma guerra. É um trabalho cotidiano, submetido às leis e aos direitos humanos.

Neste sentido, a visita de inspeção da Relatora Especial da ONU para as Execuções Sumárias e Arbitrárias no 1º semestre de 2002 será de enorme importância para ampliar este debate.

Por fim, a ação dos "grupos de extermínio" que faz "justiça" com as próprias mãos pode ser enquadrada como abuso do poder estatal, devido à tolerância criminosa do Estado para com eles. Todos os supostos "justiceiros" são conhecidos e poderiam ser punidos se não houvesse a conivência. São, via de regra, policiais de folga, ex-policiais e vigilantes privados.

Em 100% dos casos, os "grupos de extermínio" são formados onde a segurança pública falhou. Empresários contratam os policiais ou parapoliciais para assassinar adolescentes infratores e delinqüentes de baixo potencial deletivo (em geral crimes contra o patrimônio). Logo os "justiceiros" tornam-se bandidos e passam a extorquir comerciantes, traficar armas e drogas, assaltar bancos e à pistolagem.

A condenação moral de "justiceiros" e torturadores pelas autoridades, personalidades, grandes formadores de opinião, feita publicamente, é muito importante. Caracterizar a tortura e o extermínio como perversão; afastar do serviço público os policiais corruptos e violentos (em vez de transferi-los quando são foco de atenção pública), contribuem para o desenvolvimento de uma cultura civilizatória e humanista.

Nosso país pode desempenhar um papel admirável neste mundo de guerras, terrorismo, intolerância religiosa, xenofobia, racismo, desde que enfrentemos o desafio da distribuição da riqueza, do poder, do saber, combatendo a iniqüidade e a escandalosa desigualdade.

 

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar