Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

     


Chat com Benedito Mariano
(27/4/2000)

Moderador 21:12:55
Benedito Mariano
O sociólogo paulista Benedito Domingos Mariano, de 41 anos, é ouvidor das Polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo. Durante os cinco anos que está no cargo, encaminhou mais de 15 mil denúncias, que resultaram na punição de mais de 2 mil policiais em São Paulo. Mariano é professor da Academia da Polícia Civil e coordenador do Grupo de Trabalho no Ministério da Justiça, que criou o projeto de reformulação do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Moderador 21:13:24
Obrigado pela paciência de todos, especialmente de nosso convidado!! Vamos começar!!

Moderador 21:13:35
Osvaldo diz Benedito, há "banda podre" em São Paulo? A polícia daqui é melhor que a do Rio?

Moderador 21:14:43
autocon diz Boa noite. Pode nos dizer qual é a função de um ouvidor, por favor? Tenho pouquíssimo conhecimento das atribuições.

Mariano 21:16:49
Osvaldo, é preciso classificar melhor o que foi classificado como "banda podre". Se "banda podre" é a denominação de estrutura de corrupção na polícia, com sustentáculos nas cúpulas das polícias, São Paulo não tem banda podre. Mas se "banda podre" for focos de corrupção, existe praticamente em todas as polícias. As estruturas das polícias no Brasil são podres e elas são causadoras de focos de corrupção, violência e ineficiência

Moderador 21:18:15
DEXTER diz Como faz para dormir em paz? Você pode levar uma vida familiar normal? Ou a sua ética profissional está acima de tudo e de todos?

Moderador 21:18:41
Osiris diz Muito bem, Mariano, é um prazer conversar com você. Fui seu colega de turma no mestrado em ciências sociais da PUC. Você não vai se lembrar de mim. De todo modo, gostaria de saber como encara o duplo papel de estudar sociologia (portanto ter uma postura crítica sobre as relações de poder, sobre o Estado) e ser um agente deste mesmo Estado? Como vê, assim, sua participação na Secretaria da Segurança Pública?

Moderador 21:19:41
João1 diz Senhor ouvidor, a polícia se importa com seu trabalho? Parece que eles não dão a mínima.

Moderador 21:20:22
juiza diz É muito difícil estabelecer uma relação de boa política com a polícia, pois normalmente o que ocorre é que estes misturam as suas funções. Qual a sua sugestão?

Mariano 21:21:02
autocon, o ouvidor da polícia recebe queixas, denúncias da população sobre atos irregulares ou delituosos cometidos por policiais civis ou militares em São Paulo. Então, o ouvidor é o ombudsman da polícia no setor de Segurança Pública. A ouvidoria é um espaço institucional da sociedade. Depois de receber uma denúncia nós avaliamos, evidentemente, o conteúdo e encaminhamos para os orgãos responsáveis das duas polícias e monitoramos, ou seja, acompanhamos a apuração feita. As polícias têm que encaminhar à ouvidoria o resultado da apuração e nós manifestamos se ela é satisfatória ou não. A cada três meses, a ouvidoria torna público um relatório de prestação de contas à sociedade.

Mariano 21:23:41
DEXTER, eu durmo em paz. Até porque entendo que venho dando uma contribuição importante para a sociedade fiscalizando um dos setores mais complexos da estrutura do Estado que são as polícias. A ética do profissional relacionado a cumprir radicalmente as funções de um ouvidor está acima de qualquer relação. Minha família apóia esta conduta, o que é fundamental, mesmo sabendo que é uma função de conflito permanente ou de riscos à integridade física.

Moderador 21:24:53
ALÔ diz Gostaria que você citasse alguns dos motivos da punição de mais de 2 mil policiais em SP.

Moderador 21:25:21
João diz ,I>

Moderador 21:25:48
João diz Há uma cultura de que bandido deve morrer, muita gente morre em assaltos, ninguém gosta de bandidos. O senhor é a favor da pena de morte?

Moderador 21:26:42
Osiris diz Pelo visto, não é só o Estado quem tem que se manifestar sobre o seu trabalho. A sociedade, que denuncia, também deve cobrar a apuração das denúncias. Você tem esse retorno da sociedade?

Mariano 21:27:07
Osiris, que legal falar com alguém com quem fiz mestrado. Estou tentando terminar a minha dissertação até julho deste ano e ela versa sobre esta experiência de ouvidoria de polícia. O fato de ter feito sociologia e política ajuda muito a entender a dinâmica das polícias e a atuação enquanto ouvidor delas. A função de fiscalizar as polícias não se confunde com a execução da política de Segurança Pública. A ouvidoria é um órgão autônomo e independente. Eu a vejo como um espaço público dos direitos humanos. Um abraço, colega.

Moderador 21:27:22
ric-iju-sp diz Mas poucos policiais até hoje no Brasil foram punidos. Por quê?

Moderador 21:28:21
DEXTER questiona Já que você é uma espécie de ombudsman, qual o tipo mais freqüente de denúncias que realmente chegam a algum resultado satisfatório? Você anda armado ou usa algum tipo de segurança particular?

Mariano 21:29:34
João1, se importa muito. Se fizer uma pesquisa nas duas polícias de São Paulo sobre quem eles conhecem mais: se os dirigentes da polícias, os corregedores internos ou o ouvidor da polícia, eu não tenho dúvida de que o ouvidor hoje é o mais conhecido, pela sua ação. No total, 2.533 policiais de São Paulo já foram punidos a partir de denúncias na ouvidoria.

Mariano 21:33:06
juiza, olha... eu acho que uma boa polícia, nós só vamos ter no Brasil quando rompermos o atual modelo, que se caracteriza pela dualidade da função policial e é ineficiente para combater, ou melhor, para coibir a criminalidade. O que falta no Brasil é vontade política de criar uma nova filosofia de polícia. No site da ouvidoria, há uma proposta de um novo modelo de polícia, encaminhada ao Congresso Nacional pelo Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia, que eu tenho o privilégio de coordenar. Essa é a proposta que os ouvidores de polícia apresentaram à sociedade e ao Congresso.

Moderador 21:34:06
Anote o endereço do site da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo http://www.ouvidoria-policia.sp.gov.br O e-mail é ouv-policia@ouvidoria-policia.sp.gov.br e o telefone, 0800 177070

Mariano 21:35:06
ALÔ, são várias punições. Parte delas de caráter administrativo, como afastamento, suspensão ou demissão a bem do serviço público, quando a irregularidade administrativa foi muito grave. E punições no campo penal, tais como indiciamento por crimes, denúncias do Ministério Público a partir de casos encaminhados à ouvidoria, e prisão, que é a punição, evidentemente, mais grave.

Moderador 21:35:10
Osvaldo1 diz Relatório de sua ouvidoria publicado hoje diz que a polícia mata mais de três pessoas por dia. Isso tem solução? A polícia virou um Estado paralelo? Por que o governador Mário Covas não pune rapidamente PMs criminosos?

Moderador 21:37:09
PatoDonal diz Uma melhor remuneração aos policiais não seria uma medida de emergência para conter a corrupção entre os mesmos?

Mariano 21:37:26
João, sou radicalmente contra a pena de morte. Em vários Estados americanos em que foi instituída a pena de morte, a criminalidade aumentou. Mas sou contra a pena por questão de princípios. Eu tenho a avaliação que a eficiência da polícia não se mede pelo número de pessoas que ela mata, mas pela sua capacidade de evitar o crime. Se a polícia for eficiente para evitar o crime, ela não vai precisar caçar criminosos.

Mariano 21:42:35
Osiris, boa pergunta. A ouvidoria presta contas à sociedade fundamentalmente. Nós recebemos, em quatro anos mais de 30 mil chamadas na ouvidoria que resultaram na instauração de cerca de 15 mil procedimentos encaminhados às polícias. Todo o cidadão que se identifica na ouvidoria recebe um número de protocolo para acompanhar a sua denúncia. A sociedade como um todo sabe do trabalho por meio dos relatórios trimestrais e anuais que a ouvidoria torna pública. No próximo mês, estará no site da ouvidoria o nosso último relatório anual de 1999 à disposição. Tem cerca de 350 páginas.

Moderador 21:43:12
Ariel diz Senhor Benedito Mariano. Primeiramente, boa noite! Sou um cidadão comum, pessoa trabalhadora, homem honesto, cumpridor de meus deveres de cidadão. Pago meus inúmeros impostos, os quais, creio eu, além de sustentar os luxos dos nossos distintíssimos governantes, compõem o orçamento que remunera os quadros de nossa Força Pública... Entretanto, senhor ouvidor, com todo o respeito, não acredito na Polícia Civil, em especial. Pois, se sou furtado, ao entrar em uma delegacia para registrar a ocorrência, sou tratado com descaso,... isso quando não ocorre de um agente ou investigador, visivelmente saturado de seu labor diário, inicia a nos tratar como se fôssemos bandidos, páreas sociais, pelo simples fato de não sermos ricos, e de estarmos vestido de terno e gravata. Senhor ouvidor, gostaria de acreditar que algo está sendo feito para mudar esse quadro, que gera a falta de confiança em nossa Polícia Civil. Existe algum meio de nós, cidadãos destratados pela Força Pública que nos protege (ou que deveria nos amparar...) reclamar dos maus tratos, dos descasos cometidos contra nós, cidadãos que vamos a uma delegacia em busca de assistência, e, em contra-partida, ficamos relegados à mais pura ignorância? O que podemos fazer, senhor ouvidor? A quem devemos nos dirigir ?

Mariano 21:45:15
ric-iju-sp, eu acho que precisa ter mais ouvidorias no Brasil. O objetivo do Fórum Nacional de Ouvidores é até 2002 criar pelo menos 20 ouvidorias nos Estados brasileiros. A carta de princípios do Fórum recomenda que o ouvidor da polícia não seja policial civil ou militar. Quando tivermos ouvidorias em todos os Estados brasileiros, com autônomia e independência, não tenha dúvida de que o número de policiais punidos vai crescer em todos os Estados.

Mariano 21:45:39
As ouvidorias agilizam o trabalho das corregedorias internas.

Moderador 21:45:57
PatoDonal diz De certa forma podemos dizer que o ouvidor "fiscaliza" o trabalho das polícias. E quem fiscaliza o trabalho do ouvidor?

Mariano 21:50:48
DEXTER, vou começar pelo final... Nunca andei armado e acredito que jamais andarei, porque não me sentirei mais seguro andando armado. Não uso nenhum tipo de segurança particular até porque não ocupo nenhuma função privada, mas pública. Por decisão do Secretário de Segurança, desde 15 dias atrás, o ouvidor passou a ter o acompanhamento de três policiais. Nos quatro anos que sou ouvidor nunca tive, mas acho que a função de ouvidor da polícia deve ter um acompanhamento de policiais ou alguma espécie de escolta. As denúncias que chegaram a algum resultado satisfatório, das mais graves, foram casos de concussão (extorsão cometida por agente público), violência à integridade física e conduta inadequada de policiais. Houve também várias denúncias estruturais como falta de policiamento, que o resultado satisfatório foi a intensificaçào de policiamentos nos locais solicitados.

Moderador 21:55:27
nani questiona O senhor acha que é possivel resgatar a imagem da PM de São Paulo?

Mariano 21:56:27
Osvaldo1, isso tem solução. A primeira providência tem que ser o estabelecimento de uma maior controle de fiscalização do uso de força letal por policiais. Que, no meu modo de ver, é pouco fiscalizado. As polícias no Brasil têm uma lógica própria. Só mudando radicalmente as estruturas das polícias é que elas serão literalmente subordinadas ao poder civil e isso depende de vontade política, sobretudo do Congresso Nacional, porque as mudanças estruturais dependem de mudanças constitucionais. Mesmo que os governos tenham vontade ou intenção de ter uma polícia legalista, que atue no devido cumprimento do dever legal, essa lógica interna às vezes impede. Sobre a questão relacionada ao governador Mário Covas, com todo respeito ao colega, deve ser dirigida a ele.

Mariano 22:00:48
PatoDonal, eu acho que não. De emergência não. O que vai diminuir a corrupção das polícias é o fortalecimento das corregedorias internas. Elas devem ter autonomia e independência das direções das polícias para poder apurar independentemente de posto, cargo ou patente que o agente tem na instituição. Delito não deve ter hierarquia. Mas evidentemente que tenho avaliação que a polícia no Brasil é mal paga, principalmente a base da polícia. A proposta de emenda do Fórum de Ouvidores estabelece um teto mínimo e um teto máximo na polícia e que a diferença entre esses tetos não seja superior a quatro vezes. Há regiões no Brasil que a diferença entre o mínimo e o máximo ultrapassa dez vezes.

Mariano 22:06:19
Senhor Ariel, o senhor deve se dirigir à ouvidoria da Polícia. Nós temos centenas de denúncia sobre qualidade de atendimento em delegacias e concordo com o senhor de que a qualidade de atendimento nas delegacias, principalmente ao cidadão pobre, não é boa. A polícia no Brasil foi inspirada para fazer controle social de pobre, não para defender o cidadão pobre, mas estamos lutando para reverter essa lógica. As polícias têm que dar o mesmo tratamento para o cidadão que mora em bairros privilegiados como para o cidadão que mora nas regiões periféricas. A dignidade das pessoas não pode ser medida pelo status que tem na sociedade. Toda vez que o senhor não for tratado com dignidade, a ouvidoria está à sua disposição. Mande a denúncia por meio do nosso site.

Mariano 22:08:08
PatoDonal, muito boa a sua pergunta. Quem ficaliza o trabalho do ouvidor é a sociedade, é quem procura o ouvidor. Como eu havia dito, a ouvidoria presta contas à sociedade.

Mariano 22:10:25
nani, a questão da polícia não é uma questão de imagem. Eu estou convencido de que o trabalho de policiamento preventivo e ostensivo é de natureza civil, não militar. Temos que desmilitarizar a polícia preventiva e ostensiva. Só assim a imagem da polícia vai mudar por que ela vai deixar de ter a lógica de fazer policiamento na perspectiva de caçar criminoso.

Mariano 22:12:57
Internautas, eu gostei muito da conversa. As questões colocadas foram extremamente pertinentes e espero ter outros bate-papos, outras conversas sobre o setor de Segurança Pública e seu orgão de fiscalização, que é a ouvidoria de polícia. Quem quiser encaminhar denúncias, queixas ou siugestões é só mandar pelo nosso e-mail. Um abraço.
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar