Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Militantes Brasileiros dos Direitos Humanos
João Baptista Herkenhoff

Município e Democracia

O Município é a base da Democracia, escola de Cidadania não apenas para os políticos, mas também para o conjunto da população. Jamais haverá, em qualquer país, Democracia em nível nacional se não houver Democracia em nível municipal.

Tão importante quanto as eleições nacionais e estaduais são as eleições municipais. Com o mesmo interesse com que escolhe o Presidente da República, o eleitor deve escolher o Prefeito de sua cidade e o candidato a Vereador que merecerá seu sufrágio.

A sociedade deve mobilizar-se para que o tempo de eleições municipais seja um tempo de debate e conscientização política. As igrejas, os partidos, as instituições da sociedade civil, o rádio, o jornal e a televisão devem promover o confronto de idéias e propostas entre os candidatos, de modo que a eleição municipal seja uma oportunidade de crescimento político do povo.

Independente de quem ganhe a eleição para Prefeito e dos Vereadores que sejam escolhidos, num determinado Município, o povo seguramente ganhará se houver debate e aperfeiçoamento dos canais de participação popular na vida cívica da comuna.

Freqüentemente há empenho das pessoas em geral no que se refere a escolher bem o Prefeito. Mas não se presta muita atenção a quem seja o Vice-Prefeito do candidato selecionado e vota-se, sem muito cuidado, num postulante à Vereança.

O Vice-Prefeito é o substituto do Prefeito, no caso de vacância provisória ou definitiva do cargo. O Brasil tem tido uma exuberante experiência de Vices que se tornaram titulares. Assim, é preciso que o eleitor esteja atento em quem está votando para Vice-Prefeito.

Os Vereadores são os legisladores municipais. A Câmara Municipal tem relevante função na estrutura jurídico-constitucional.

A opinião pública tem de rechaçar com veemência a política baixa, feita de ofensas pessoais, intrigas, difamação, ultrajes até mesmo à família dos candidatos. Se o povo avançar no seu nível de consciência esse tipo de campanha vai pesar contra os candidatos que a promovem.

Fuja também o eleitor dos candidatos que realizam campanhas milionárias. Candidato que faz campanha milionária está vinculado a esquemas milionários. No balanço final, quem paga a conta é o povo. Prefira o eleitor, sem sombra de dúvida, os candidatos que se valem de campanhas modestas.

Na eleição para Vereador, o voto é sempre duplo, ou seja, o sufrágio vale para o candidato e para o partido do candidato. Em outras palavras: quem vota num Vereador dá legenda para o partido do Vereador. Portanto, esteja o eleitor ciente da lista dos candidatos do partido que vai favorecer com sua opção.

A Democracia brasileira é uma democracia partidária. A marcha democrática deve caminhar no sentido do fortalecimento dos partidos e na idéia de que todo Partido deve ter uma ideologia e uma proposta de governo. Nesta linha de raciocínio, candidato eleito que muda de partido deve perder o mandato pois o voto recebido terá sido para o candidato e para o partido através do qual foi eleito.

A reflexão a respeito das questões colocadas neste artigo parece-me extremamente importante quando já nos encontramos em tempos de eleição municipal.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar