Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Militantes Brasileiros dos Direitos Humanos
João Baptista Herkenhoff

A Vitória do Não

Num debate sobre desarmamento, transmitido pela televisão, e também em entrevistas concedidas, defendi a opção pelo “sim”. Afirmei entretanto que, independente do resultado das urnas, a realização do referendo significava um avanço democrático. Isto acontecia, não apenas pela prática da consulta popular em si, mas pelo amplo debate que o referendo desencadeava.

Não me parece, de forma alguma, que o dinheiro público foi gasto inutilmente. Dinheiro que se gasta no aprimoramento da Democracia é dinheiro muito bem empregado.

Creio que agora há uma tarefa importante a ser desenvolvida pelos pesquisadores sociais. As urnas dizem apenas quantos votaram “sim”, quantos votaram “não”. As urnas dizem também como se distribuíram os resultados, pelo vasto território brasileiro. A propósito, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Pernambuco foram os Estados da Federação onde o voto “sim” alcançou seus mais altos percentuais. Enquanto no Brasil, o “não” ganhou do “sim” por 64 contra 36 por cento, no Espírito Santo, por exemplo, a diferença foi de 56 por 44.

As urnas não dizem qual foi a diferença de comportamento entre homens e mulheres, em face da escolha. Este ponto merece ser aclarado. Antes do referendo, pesquisas de opinião revelavam que os homens, muito mais que as mulheres, optavam pelo “não”. Heloneida Studart diz que o corpo da mulher é desarmado. Revólver, pistola, rifle – símbolos fálicos – para ela não têm valor.

O voto “sim” é decididamente um voto pacifista. Significa repúdio radical às armas.

Mas, em sentido oposto, a escolha do “não” é um endosso às armas? Pelas inúmeras declarações de voto publicadas pela imprensa e pelos argumentos que circularam antes do referendo, creio que se pode afirmar que a desaprovação ao artigo 35 do Estatuto do Desarmamento não significou, por parte da maioria dos que assim votaram, apoio ao armamentismo.

Muitos votaram movidos pelo medo, raciocinando: se o comércio de armas é proibido eu me sinto mais vulnerável porque os que praticam crimes estarão mais seguros.

Só uma pesquisa realizada dentro de critérios científicos responderá as indagações psicológicas, antropológicas, políticas e sociológicas que o resultado do referendo coloca.

Entretanto, pela percepção que tenho dos fatos e do clima dos debates, penso que, numa primeira análise da realidade, podemos concluir que a vitória final foi do desarmamento.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar