Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Militantes Brasileiros dos Direitos Humanos
João Baptista Herkenhoff

A Ética e o jejum do Bispo

Não vou examinar neste artigo as questões técnicas relacionadas com a transposição das águas do Rio São Francisco.

Limito-me a refletir sobre aspectos éticos do jejum e oração a que se entregou o Bispo Dom Luiz Flávio Cappio, em protesto contra o projeto de transposição.

É ético jejuar, colocando a própria vida em perigo, em nome de uma causa? O jejum de Dom Cappio é um ato religioso ou um ato político? Se é um ato político, não estará o Bispo usando a força simbólica do solidéu para invadir esfera que não lhe compete, atitude que o colocaria em desacordo com a Ética?

Vamos tentar colocar pistas para o exame destas questões.

Expor a vida a perigo, na defesa de uma causa, não afronta a Ética. Mártires de todos os tempos ofereceram o próprio sangue em holocausto, por fidelidade à Fé. E não apenas nos arraiais do Cristianismo aceitou-se a idéia de que a causa pode sobrepujar a vida. Lembremo-nos do Mahatma Gandhi, apóstolo da resistência civil, que jejuou muitas vezes e ameaçou jejuar até a morte para conquistar a liberdade para seu povo.

O jejum de Dom Cappio é um ato religioso com repercussão na política. É um gesto extremo de dedicação, zelo, amor, compaixão por sua gente.

Os motivos que justificam a atitude do Bispo são motivos éticos. Segundo suas palavras, o projeto de transposição das águas do São Francisco é socialmente injusto. A água a ser transposta é destinada aos grandes empresários, vai passar muito distante das comunidades que realmente necessitam dela. É um projeto ecologicamente insustentável porque vai sacrificar um rio que precisa ser urgentemente revitalizado. Atenta contra a Ética porque transformará a água em objeto de compra e venda quando, na verdade, a água é um bem essencial que não se pode transformar em barganha de mercado.

Dom Cappio não está praticando um ato solitário. Caravanas e mais caravanas de nordestinos estão indo ao seu encontro para emprestar apoio a sua luta.

Como escreveu Gey Espinheira, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia,

“a fome do bispo é a nossa fome de sinceridade, de liberdade, de justiça; a fome do bispo é a sede que todas as águas do São Francisco não saciarão”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está convidando as comunidades cristãs e pessoas de boa vontade a se unirem em jejum e oração a dom Luiz Cappio, em solidariedade à causa por ele defendida.

É contra a Ética que se faça a transposição sem ouvir as comunidades atingidas. Ajusta-se ao caso a consulta plebiscitária que a Constituição Federal prevê no seu artigo 14. As populações envolvidas é que devem dizer se querem a transposição, é que devem discutir as melhores alternativas de abastecimento hídrico para o Nordeste.

Fora disso é o primado do autoritarismo que o povo sepultou com a Constituição cidadã de 1988 e que não pode voltar por caminhos transversos e por razões nada éticas.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar