Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Militantes Brasileiros dos Direitos Humanos
João Baptista Herkenhoff

A comunidade e os presos

APAC é a sigla gloriosa de uma instituição cujo nome completo é "Associação de Proteção e Assistência aos Condenados". Envolve cidadãos e cidadãs sensibilizados com a situação do sistema prisional. Espalha-se por todo o Brasil.

Recebi convite de Simone Berilli Jabour de Rezende para comparecer ao seminário que a APAC promoveu dias atrás, em Vitória.

Não pude comparecer, mas registro meu aplauso ao magnífico trabalho da "Associação de Proteção e Assistência aos Condenados".

A APAC de Vitória, na linha de suas congêneres, foi criada em dezembro do ano passado. Sob seus auspícios realizou-se o seminário a que me referi. O evento aconteceu em Ponta Formosa, um espaço pertencente a "Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo", porém marcado pelo espírito ecumênico. Na Ponta Formosa, por inúmeras vezes, crentes de várias confissões, ao lado de homens e mulheres de boa vontade que não professavam uma Fé particular, comungaram projetos e ações em favor de um mundo mais digno e mais justo.

No Sermão das Bem-Aventuranças, a meu ver a mais bela e poética página do Evangelho, uma das bem-aventuranças está destinada aos que debruçaram seu coração a face dos presos. Nas palavras de Jesus, não foram aos presos que destinaram ternura, mas ao próprio Cristo, na pessoa dos presos.

Quando é tão comum na opinião pública o sentimento de rejeição ou mesmo de ódio ao preso, a APAC levanta a bandeira da solidariedade para com os presos e condenados.

Isto de presos me toca profundamente porque relembra minha própria vida. Buscando a bem-aventurança prometida, já na infância e adolescência visitava os presos em Cachoeiro de Itapemirim, por ensino de minha mãe. Como Juiz de Direito, arrostando muitas vezes a incompreensão de alguns, tive respeito para com o preso. A reincidência criminal, por parte de presos que tiveram oportunidade de trabalhar fora dos muros da prisão, que receberam meu "voto de confiança", foi incrivelmente baixa. Relatei a experiência no livro "Crime, tratamento sem prisão". Na Comissão de Justiça e Paz, da Arquidiocese de Vitória, ao lado de companheiros dedicados, denunciamos arbitrariedades, apontamos falhas, sugerimos caminhos.

Em matéria de compromisso para com o preso, duas pessoas, no Espírito Santo, representam inúmeras outras: um advogado e uma militante da Pastoral Carcerária.

Através de Isabel Aparecida Borges da Silva, homenageio todos os batalhadores de Pastorais Carcerárias e organizações de serviço ao preso, em todo o país. Isabel, numa luta que não conhece repouso, coerente, corajosa, é bem o símbolo da mulher bíblica que o Livro da Sabedoria exalta como modelo.

Com a menção de Sandro Chamon do Carmo, homenageio todos os advogados brasileiros que, no serviço ao preso, fazem de seu ofício um gesto cotidiano de fraternidade. Sandro tem dedicado sua vida ao semelhante, como expressão de Fé. Seu devotamento ao preso alcançou as altitudes do heroísmo quando, em visita a presos em rebelião, foi seqüestrado para depois ser libertado, sem qualquer exigência dos amotinados. Sandro personifica a mais alta grandeza que a profissão de Advogado pode atingir.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar