Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Militantes Brasileiros dos  Direitos Humanos
Joćo Baptista Herkenhoff
Direitos humanos e cultura brasileira

Na cultura das multidões, há recusa, às vezes, a princípios fundamentais de Direitos Humanos. Enquetes de jornais têm revelado, por exemplo, a divisão dos respondentes, meio a meio, no que se refere à aprovação ou desaprovação de massacres de presos, justiçamento privado e outros episódios semelhantes.

A pouca sensibilidade, que às vezes se observa, para com os Direitos Humanos na opinião pública, não será numa opinião pública dirigida, numa cultura de massa imposta pelas classes dominantes?
Os pesquisadores capixabas Paulo Rogério Meira Menandro e Lídio de Souza realizaram belíssima investigação sobre linchamentos no Brasil. Vale a pena conferir as conclusões a que chegaram.

Parece acertado considerar que os linchamentos só podem estar presentes dentro de uma cultura que abdicou do mínimo respeito à pessoa humana.

Não talvez para explicar diretamente os linchamentos, mas para explicar os fatores que criam condições para a eclosão de linchamentos, dentro de uma sociedade, podemos vislumbrar pistas.

Numa sociedade, onde a Justiça oficial esteja presente com mais solicitude e eficiência, menores serão as possibilidades de ocorrerem linchamentos.

Numa sociedade que privilegie a solidariedade, que reforce os laços de comunhão entre as pessoas, que desencoraje a violência e que dê exemplos de atitudes positivas de convívio humano, numa tal sociedade os linchamentos e as vinditas tenderão a decrescer.

Numa sociedade que estimule a cooperação e cuja lógica não se baseie na competição, os atos violentos em geral, inclusive os linchamentos, deverão tender a uma redução.

Numa sociedade que incorpore as pessoas ao grêmio social, que partilhe os bens, que não segregue e não marginalize, os atos de violência social e individual certamente baixarão de intensidade e de freqüência.
Não sei se existe um componente implícito de violência na cultura brasileira. Vemos tantas vezes o contrário, vemos tantas vezes manifestações individuais e coletivas de apoio mútuo e até de heroísmo que recusamos uma idéia preconcebida do caráter violento da alma brasileira.

Nas grandes cidades, o indivíduo torna-se anônimo. Sobretudo aquela pessoa que provém do interior sofre, na grande cidade, um aniquilamento psicológico.

A expulsão do homem, da terra que poderia frutificar com seu trabalho, é talvez a maior violência que se pratica no Brasil.
Creio que, nas cidades do interior, tem-se com maior nitidez condições para caracterizar a antropologia brasileira.
Nas minhas andanças pelo interior, como juiz, presenciei com freqüência absolutamente predominante os atos positivos, as atitudes nobres. Os comportamentos criminosos sempre constituíram exceções.
Uma civilização dos direitos humanos exige toda uma construção cultural. A meu ver, é pelo caminho dessa construção que devemos caminhar.

João Baptista Herkenhoff é escritor, Livre-Docente da Universidade Federal do Espírito Santo, membro da Associação Juízes para a Democracia (São Paulo), do Centro Heleno Fragoso pelos Direitos Humanos (Curitiba) e autor de vários livros, sendo o mais recente “Direitos Humanos – uma idéia, muitas vozes”.

^ Subir

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar