| Gênese
              dos Direitos HumanosVolume I
 João Baptista
              Herkenhoff
 Religiões
              e Sistemas Filosóficos em face dos DH
  
 O Taoísmo e os Direitos Humanos
               Tao-Te-KingLao Tsé
 O
              Taoísmo foi fundado por Lao Tseu que morreu cerca de 5 séculos
              antes de Jesus Cristo. A
              concepção básica do Taoísmo e a existência de um Ser que é o
              princípio de todas as coisas, um Ser inominado. que Lao Tseu
              designou por “Tao”. Este “Princípio” é traduzido de várias
              maneiras pelos estudiosos. René Groussel nota que Lao Tseu
              declarou que empregava o termo “Tao” para designar o princípio
              das coisas. apenas a titulo de aproximação, à falta de um termo
              mais satisfatório. A esse
              “Princípio”. Lao Tseu chama de mãe de todas as coisas.
              diferentemente de outras religiões e filosofias que designam o
              Princípio ou Deus no gênero masculino. É um pormenor curioso
              que, a nosso ver, merece ser destacado. O Princípio
              está em tudo e tudo está no Princípio. Tudo vem do Principio e
              tudo volta ao Princípio. Cada ser que existe é um prolongamento
              do Principio. O mundo é instável e se encontra em permanente
              evolução. Há dois princípios opostos “Yin” e “Yang”,
              mas os dois acabam por fundir-se pois que os contrários se
              identificam. O homem sábio abandona-se ao turbilhão do “Yin”
              e do “Yang”, adere ao ritmo universal, busca simplificar-se,
              diminuir-se, anular-se. Nisto alcança o “êxtase místico”.
              Tudo é um no Tao. Os seres são prolongamento do Princípio Único
              Imortal. A vida e a morte são aparentes pois os seres saem do
              Princípio Imortal e retornam ao Princípio Imortal Segundo
              René Grousset, o pensamento de Lao-Tseu exerceu influência sobre
              Hegel, Haeckel e Spencer.’’ Entendendo
              que as coisas têm um curso a seguir, o Taoísmo prega a liberdade
              das pessoas. reprova qualquer coação. Mesmo o governante deveria
              governar pela persuasão. que se opera no intimo dos corações. e
              não pelo recurso à força. O respeito ás pessoas integra o catálogo
              de valores desse sistema filosófico e religioso.” Este
              conjunto de princípios religiosos e filosóficos que acabamos de
              descortinar permite-nos concluir também por uma resposta
              afirmativa à questão de existir uma relação entre o Taoísmo e
              a idéia de “Direitos Humanos”. O
              Taoismo tem centelhas de Direitos Humanos na sua própria tese
              fundamental de Homem como prolongamento de um Princípio Imortal.
              Também comunga com os “Direitos Humanos” a visão de que
              todos os homens partilham da mesma origem, provêm de uni Princípio
              Imortal único e retornam a esse Princípio Imortal. O sentido de
              liberdade, de respeito à pessoa humana, de comunhão cósmica
              culminam por provar a coerência entre Taoísmo e Direitos
              Humanos.
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