| Gênese
              dos Direitos HumanosVolume I
 João Baptista
              Herkenhoff
 Religiões
              e Sistemas Filosóficos em face dos DH
 
 O Marxismo e os Direitos
              Humanos
              
               Também
              acreditamos que o Marxismo realiza a idéia de Direitos Humanos.Comecemos
              pelo fundador dessa doutrina filosófica, social e econômica. Nos
              escritos de Karl Marx, encontramos a arquitetura de todo um
              sistema social e econômico fundamentado na dignidade da pessoa
              humana e na exigência da libertação do homem, como consequência
              dessa mesma dignidade. Disse com
              muita precisão André Frossard, numa obra publicada em 1992, que
              Marx quis sinceramente a libertação da humanidade, desejou um
              homem novo. Por essa razão, esse escritor francês não titubeou
              em incluir Karl Marx entre os grandes pastores da raça humana,
              num livro que tem justamente esse título: “Os grandes pastores
              – de Abraão a Karl Marx”. Não é
              em outro filósofo, mas justamente em Marx, tão denegrido hoje
              pela propaganda massificadora, que encontramos a mais veemente denúncia
              ao desprezo pela pessoa humana. E da pena de Marx a apóstrofe
              fulminante contra o déspota, justamente porque este sempre vê o
              homem desprovido de sua dignidade. Marx
              defende a liberdade como direito de todos e não como privilégio.
              Critica a concepção burguesa da liberdade, na qual via
              instrumento de egoísmo e veículo de separação entre os homens.
              Contrapropôs à liberdade burguesa uma visão de liberdade
              baseada na unido e na solidariedade entre as pessoas, o homem
              visto dentro da comunidade. Exaltou
              Marx a liberdade de imprensa. Definiu a imprensa como espelho
              espiritual no qual o povo enxerga a sua face. Condenou a censura. Viu
              Marx o Estado como aparelho de dominação de classe, como
              instrumento de opressão do homem e como pesadelo que o sufoca.
              Dentro dessa perspectiva, apontou para a conveniência de sua
              supressão, por desnecessário, na sociedade cujo advento pregou. Defendeu
              a retomada pelo povo e para o povo de sua própria vida social. Denunciou
              a ilusória divisão de poderes entre executivo e legislativo
              quando ambos servem à dominação. Pronunciou-se
              a favor do sufrágio universal a partir das comunas. como única
              possibilidade de construção de uma verdadeira democracia. Manifestou-se
              pela educação pública gratuita para todos e pela liberdade para
              a ciência. Lenine
              também se pronunciou. em vários textos, em defesa da dignidade
              humana, contra a miséria e pela abolição de toda forma de
              exploração do homem. Consequência da proposta de proscrição
              de toda forma de exploração humana, defendeu a abolição das
              classes. A
              partir de uma concepção sobre a força e a importância social
              do proletariado, defendeu o direito que tinha essa classe de
              conduzir a História. Advogou
              a propriedade coletiva da terra, a obrigação do trabalho para
              todos e a real igualdade econômica de todos os indivíduos. Defendeu
              unia democracia proletária com instituições representativas
              proletárias. Bateu-se
              Lenine pelos direitos políticos da mulher e pelo sufrágio
              universal, que alcançaria todos os cidadãos que tivessem
              atingido 21 anos. sem distinção de religião e nacionalidade. Ainda
              integram o credo de Leuine7 a liberdade de reunião. Associação
              e greve; a liberdade de culto; a igualdade de todas as
              nacionalidades; a supressão do passaporte e o direito de livre
              circulação; a liberdade de trabalho e a supressão das corporações;
              a completa publicidade dos atos de governo; a eleição para todos
              os cargos. Em
              escritos assinados a duas mãos ou em coincidência de posições,
              encontramos ainda em Marx, Lenine e Engels; A
              doutrina de dar a cada um, dentro do grupo social, segundo as próprias
              necessidades, em vez de a cada um segundo sua capacidade, de modo
              a evitar que a diferença de trabalho fosse fonte de desigualdade
              (Marx e Engels): A
              tese da separação entre Igreja e Estado (Lenine e Engeis); A
              idéia de responsabilidade de todo funcionário ou agente de autoridade,
              pelos atos que praticasse, perante os tribunais e perante os cidadãos
              (Engels e Lenine);A
              denúncia da exploração capitalista, da opressão da classe operária
              (Marx, Engels e Lenine). 
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