Gênese
dos Direitos Humanos
Volume I
João Baptista
Herkenhoff
Religiões
e Sistemas Filosóficos em face dos DH
O Marxismo e os Direitos
Humanos
Também
acreditamos que o Marxismo realiza a idéia de Direitos Humanos.
Comecemos
pelo fundador dessa doutrina filosófica, social e econômica.
Nos
escritos de Karl Marx, encontramos a arquitetura de todo um
sistema social e econômico fundamentado na dignidade da pessoa
humana e na exigência da libertação do homem, como consequência
dessa mesma dignidade.
Disse com
muita precisão André Frossard, numa obra publicada em 1992, que
Marx quis sinceramente a libertação da humanidade, desejou um
homem novo. Por essa razão, esse escritor francês não titubeou
em incluir Karl Marx entre os grandes pastores da raça humana,
num livro que tem justamente esse título: “Os grandes pastores
– de Abraão a Karl Marx”.
Não é
em outro filósofo, mas justamente em Marx, tão denegrido hoje
pela propaganda massificadora, que encontramos a mais veemente denúncia
ao desprezo pela pessoa humana. E da pena de Marx a apóstrofe
fulminante contra o déspota, justamente porque este sempre vê o
homem desprovido de sua dignidade.
Marx
defende a liberdade como direito de todos e não como privilégio.
Critica a concepção burguesa da liberdade, na qual via
instrumento de egoísmo e veículo de separação entre os homens.
Contrapropôs à liberdade burguesa uma visão de liberdade
baseada na unido e na solidariedade entre as pessoas, o homem
visto dentro da comunidade.
Exaltou
Marx a liberdade de imprensa. Definiu a imprensa como espelho
espiritual no qual o povo enxerga a sua face. Condenou a censura.
Viu
Marx o Estado como aparelho de dominação de classe, como
instrumento de opressão do homem e como pesadelo que o sufoca.
Dentro dessa perspectiva, apontou para a conveniência de sua
supressão, por desnecessário, na sociedade cujo advento pregou.
Defendeu
a retomada pelo povo e para o povo de sua própria vida social.
Denunciou
a ilusória divisão de poderes entre executivo e legislativo
quando ambos servem à dominação.
Pronunciou-se
a favor do sufrágio universal a partir das comunas. como única
possibilidade de construção de uma verdadeira democracia.
Manifestou-se
pela educação pública gratuita para todos e pela liberdade para
a ciência.
Lenine
também se pronunciou. em vários textos, em defesa da dignidade
humana, contra a miséria e pela abolição de toda forma de
exploração do homem. Consequência da proposta de proscrição
de toda forma de exploração humana, defendeu a abolição das
classes.
A
partir de uma concepção sobre a força e a importância social
do proletariado, defendeu o direito que tinha essa classe de
conduzir a História.
Advogou
a propriedade coletiva da terra, a obrigação do trabalho para
todos e a real igualdade econômica de todos os indivíduos.
Defendeu
unia democracia proletária com instituições representativas
proletárias.
Bateu-se
Lenine pelos direitos políticos da mulher e pelo sufrágio
universal, que alcançaria todos os cidadãos que tivessem
atingido 21 anos. sem distinção de religião e nacionalidade.
Ainda
integram o credo de Leuine7 a liberdade de reunião. Associação
e greve; a liberdade de culto; a igualdade de todas as
nacionalidades; a supressão do passaporte e o direito de livre
circulação; a liberdade de trabalho e a supressão das corporações;
a completa publicidade dos atos de governo; a eleição para todos
os cargos.
Em
escritos assinados a duas mãos ou em coincidência de posições,
encontramos ainda em Marx, Lenine e Engels;
A
doutrina de dar a cada um, dentro do grupo social, segundo as próprias
necessidades, em vez de a cada um segundo sua capacidade, de modo
a evitar que a diferença de trabalho fosse fonte de desigualdade
(Marx e Engels):
A
tese da separação entre Igreja e Estado (Lenine e Engeis);
A
idéia de responsabilidade de todo funcionário ou agente de autoridade,
pelos atos que praticasse, perante os tribunais e perante os cidadãos
(Engels e Lenine);
A
denúncia da exploração capitalista, da opressão da classe operária
(Marx, Engels e Lenine).
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